Família fez denúncia -

Vídeo: sem coronavírus, idoso tem dificuldade para ser internado em Teresina

Uma mulher denunciou através de um vídeo nas redes sociais as dificuldades que seu pai, um aposentado de 74 anos, teve para receber atendimento médico após uma crise respiratória.

Ela conta que procurou o Hospital Dirceu, na Zona Sudeste de Teresina, para atendimento de urgência nesta terça-feira (02/06) e o teste da Covid-19 deu negativo.

Ela foi informada que por ser um hospital de base, o paciente não poderia ficar no local por mais de 48 horas. Por ele ter plano de saúde, o Plamta, a família teve que procurar vagas em hospitais particulares, mas o Hospital São Paulo, HTI e Hospital São Marcos não tinham vagas.

Ela disse no vídeo que seu pai serviu o Estado por mais de 30 anos e com o plano descontado em folha, nunca precisou ser internado, quando mais precisou, não pôde utilizá-lo.

A sugestão de funcionários do Hospital Dirceu foi transferi-lo para o Hospital do Monte Castelo e uma ambulância foi solicitada, mas após várias horas, da tarde até a note, ela nunca apareceu.

"Ele precisa de cuidados pela idade dele, pelo quadro clínico respiratório dele e não tem vaga no hospital. Uma simples transferência é uma dificuldade porque não tem ambulância", denuncia ela no vídeo.

Apenas nesta quinta-feira (04/06) a transferência do idoso foi feita para o Hospital São Marcos.

Assista ao vídeo:

FMS se manifesta
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que o paciente em questão já foi regulado para o hospital do monte castelo. A FMS informa que tem trabalhado no sentido de agilizar os atendimentos inter-hospitalares e que está conseguindo atender todas as demandas, que estão elevadas.

 A central de regulação de Teresina, através do Sistema Único de Saúde - SUS, é online e coordena o fluxo de todas as Unidades de Saúde de Teresina. A central trabalha com um sistema moderno de identificação por IP, que designa o acesso para apenas uma máquina com servidores cadastrados por unidade, evitando assim a marcação por terceiros. Desta forma, os pacientes são submetidos a uma fila única e regulada por esta central, que distribui da forma mais ágil possível as vagas do SUS em unidades de saúde  na capital. Se trata de uma central segura, para evitar fraudes e atender o maior número de pessoas no melhor espaço de tempo.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco