Garantir escoamento da água · 07/12/2017 - 09h29 | Última atualização em 07/12/2017 - 09h44

SDU recolhe lixo sólido e domiciliar em ações de limpeza de galerias


Compartilhar Tweet 1



É comum a equipe de limpeza da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) encontrar materiais como vasos sanitários, televisões, sofás, portas e janelas velhas em ações de limpeza de galerias e bueiros da região. Os serviços que são intensificados nessa época do ano visam garantir o escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos, por isso, é fundamental também a colaboração da população.

A ação de limpeza de galerias, bocas de lobo e a conservação e desentupimento dos bueiros faz parte da programação de trabalho da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste. “Só na zona Leste existem 73 galerias e bueiros que funcionam como facilitadores da passagem de água nessa região. E onde não conseguirmos limpar os canais manualmente, vamos usar a máquina de terraplanagem”, explicou Renato Lopes, gerente de serviços urbanos da SDU.

Segundo ele, a colaboração da população é muito importante. “Solicitamos também o apoio da população, no sentido de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas. Infelizmente, muitas pessoas ainda insistem em descartar o lixo domiciliar de maneira incorreta. Quando a chuva vem, arrasta esse lixo para os bueiros e causa o entupimento”, disse.

Durante o ano todo, a gerência de serviços urbanos tem realizado mutirões de limpeza em galerias e bueiros. “Já realizamos a limpeza preventiva, durante o ano, mas agora quando começa o período chuvoso precisamos intensificar esse trabalho tão importante. O foco é desobstruir o local por onde a água passa, tirando o lixo e os resíduos que possam gerar alagamento e que acumulam, em média, cinco mil toneladas”, explicou Lopes.

    Foto: AsCom

Para ajudar no trabalho da SDU, com reclamações, sugestões e informações, a população pode usar os números (86) 3215-7875 ou 3215-7874. O horário de funcionamento do órgão é de 7h30 às 13h30, de segunda à sexta.


Fonte: Semcom

Comentários