Jornada religiosa · 24/09/2018 - 15h10 | Última atualização em 24/09/2018 - 15h16

Cavalgada da Missão, o encontro de Sant'Ana e Nossa Srª da Conceição, será realizada em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Cavalgada da Missão no município de Aroazes. O evento vai acontecer neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o grande encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.

Viagem no tempo
A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil colônia. A ocupação do Brasil colônia pelo império português criou um palco secular de conflitos entre os povos europeus e os legítimos donos destes sertões nordestinos, os índios. Décadas após a entrada violenta dos bandeirantes, liderados por Domingos Jorge Velho, instalou-se, em 1725, a Missão Jesuítica, trabalho dirigido pelo padre Gabriel Malagrida, cujo objetivo era pacificar os indígenas, ainda em luta contra os portugueses.

Já são quase três séculos da ocorrência destes eventos que causaram a turbulenta dominação da região. Vestígios como a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida à época, uma pedra que fez parte da primeira igreja construída pelos jesuítas não deixaram a história apagar-se no tempo.
Porém, o que poucos sabem é que nas terras piauienses passou uma estrada real, por onde passou parte da riqueza extraída aqui era mandada para Portugal. A estrada real não é mais trafegável, porém, quase que perfeitamente identificável.

Desembargador Carlos Brandão
Desembargador Carlos Brandão 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas e organizadores da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos Século XVII (anos de 1600) e Século XVII (anos de 1700). Estamos revivendo nossa história, pisando o chão por onde pisaram nossos antepassados. Daí, a grande importância da Cavalgada da Missão". 

"Triste é o povo que não tem histórias para contar. Por isso a Cavalgada da Missão é tão importante, não apenas para o Piauí, mas também para o Brasil. Com o apoio entusiasmado do Dr. Carlos Brandão, estamos descobrindo parte importante de nossa história, da civilização do couro. Afinal, o Piauí, àquela época, era o mais importante fornecedor de proteína animal (carne bovina) para todo o Nordeste brasileiro e a região das Minas Gerais". Assim se manifesta o Dr. Antônio Ribeiro Neto, advogado, empresário agrícola e procurador aposentado.

Dr. Antônio Ribeiro Neto
Dr. Antônio Ribeiro Neto 

 

PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA DA CAVALGADA DA MISSÃO

Quinta-feira (27/09)

16h00 - Descida e ornamentação da Imagem de Nossa Senhora (Ritual de descida e preparação para a celebração da cavalgada da missão)

18h00 - Trasladação da Imagem da Igreja Matriz para a Igreja da Missão

18h30 - Abertura da Festa da Cavalgada da Missão. Terço de Nossa Senhora (terço animado, festivo, preces, ladainha). Abertura das barracas com comidas e objetos regionais

Sexta-feira (28/09)

6h00 - Ofício de Nossa senhora

7h00 - Café partilhado (presença das comunidades rurais e locais). Todo o dia a igrejinha ficará aberta para a visitação à Imagem de Nossa senhora e memória histórica da fundação da missão dos Jesuítas

15h00 - Celebração Eucarística em preparação à trasladação da imagem

16h00 - Trasladação da imagem para a Serra da Missão

17h00 - Subida da imagem de Nossa Senhora da Conceição para o Cruzeiro na Serra da Missão. Celebração das sete dores e sete alegrias de Maria (no percurso da subida celebraremos as dores e alegrias de Maria com homens e mulheres)

18h00 - Auto da Imaculada (Encenação do Auto da Imaculada) e Vigília das luzes (Ave Maria sertaneja na Serra da Missão)

19h00 - Torneio Colonial das Argolas com 20 Cavaleiros. Esporte equestre

20h00 - Palestras científicas e apresentações culturais no Largo da Matriz da Missão dos Aroazes

Sábado (29/09)

6h00 - Descida da Imagem de Nossa Senhora da Serra da Missão

6h30 - Alvorada e aclamação de Nossa Senhora com cantos e fogos

7h00 - Celebração da Missa (Investidura), pelos Pe. William e Pe. Klebert

8h00 - Benção dos alimentos e café da manhã, celebrada pelo Pe. William

8h30 - Cavalgada para a Missão dos Aroazes:

  1. Encontro de Nossa Senhora com Sant’Ana no portal da cidade, pela Confraria do Divino Espírito Santo de Valença-PI;
  2. Hasteamento das Bandeiras e canto dos Hinos do Município e da Padroeira;
  3. Investidura dos 12 Cavaleiros e aclamação da Legião dos Cavaleiros da Missão;
  4. Canto do Hino da Legião dos Cavaleiros da Missão e Proclamação do Hino da Legião dos Cavaleiros.

11h30 - Benção Solene dos Cavaleiros, vaqueiros e cavalos, pelos Pe. Klebert e Pe. William

12h00 - Benção final.

 


Comentários