-

Banco do Nordeste lança programa de incentivo a horticultura no Piauí

O Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) de incentivo aos pequenos produtores, foi lançado nesta quarta-feira (22/06) pelo Banco do Nordeste e tem como principal objetivo impulsionar a horticultura agroecológica e aumentar a comercialização em 50% aos 100 participantes do plano, até dezembro de 2023. O programa conta com um plano de ação que será executado nos municípios de Teresina, Miguel Alves e União.

Atualmente, a baixa comercialização dos produtores ainda é resultado da ausência de uma estrutura de interlocução permanente entre diversos elos da cadeia produtiva, poucos canais de negociação público-privado, insuficiência de recursos financeiros aos agentes produtivos, além do baixo nível de tecnologia utilizada.

Para realizar uma mudança positiva no cenário dos horticultores, o Banco do Nordeste firmou grandes parcerias para desempenhar um trabalho em conjunto, dentre eles estão o Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (Semp), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Embrapa, Secretaria de Agricultura do Piauí, como também o apoio das três prefeituras participantes do projeto.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Diogo Luís, destacou a importância de viabilizar recursos para promover o desenvolvimento do pequeno produtor, pois, para ele, o grande dilema é padronizar e aumentar em larga escala a produção com a finalidade de atingir um percentual maior de comercialização.

O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Thiago Henrique Silva, ressaltou que a metodologia foi criada pelo Banco do Nordeste, porém afirma gostar de frisar que os protagonistas são os que estão na ponta, ou seja, o produtor. " Nós buscamos criar as parcerias para mostrar aos pequenos produtores que eles têm capacidade de colocar o produto deles no Mateus, Comercial Carvalho, Pão de açúcar, dentre tantos outros", afirmou o agende de desenvolvimento.

Thiago afirmou, ainda, que o maior objetivo do banco é incentivar o produtor a se inserir no mercado privado e fornecer capacitação profissional, desenvolvendo ainda mais o lado empreendedor de cada um, além disso, deixar disponível as linhas especiais de crédito através Crediamigo e Agroamigo.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco