Fez balanço das ações · 17/09/2021 - 10h24 | Última atualização em 17/09/2021 - 10h29

Na Antena 10, Chico Lucas diz que em 2021 Interpi concederá 10 mil títulos


Compartilhar Tweet 1



O presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Chico Lucas, fez um balanço das ações do instituto na regularização de terras no estado, em entrevista ao jornalista Pedro Alcântara, no programa Conversa Franca, da TV Antena 10.

As ações do Interpi estão voltadas para os povos e comunidades tradicionais, pequenos agricultores e os médios e grandes agricultores. Chico Lucas destaca que em 2021 o Piauí realizou um feito histórico que foi a regularização de uma comunidade indígena em Queimada Nova.

“Esse ano já titulamos uma comunidade indígena e isso é um feito histórico, por que desde o século XIX se dizia que o Piauí não tinha mais índio”, disse.

Segundo o presidente do Interpi, o instituto já concedeu quatro mil títulos de terra a pequenos produtores e que a meta até o final de 2021 é entregar 10 mil títulos de terra, além de destacar que também regularizam os grandes produtores.

“Fizemos vários assentamentos em Nazária e também em outros municípios do Piauí e também regularizando os grandes produtores, por que apesar de sermos um governo de esquerda, o governador sempre nos deu essa missão que é olhar para quem produz. Evitar o grileiro e o especulador, mas se a pessoa estiver de boa fé produzindo a lei veio para regularizar”, afirma Chico Lucas.

Questionado sobre como manter as pessoas nas terras após conceder os títulos, Chico Lucas afirma que existe uma clausula de que a terra não pode ser vendida no prazo de cinco a dez anos, mas destaca que esses povos vivem a muito tempo nas terras, acreditando assim na permanência, além de afirmar que o governo está pensando em políticas publicas como a assistência técnica e o fomento ao crédito para auxiliar esses povos.

Confira a entrevista completa:

 

Comentários