Recurso -

Leonardo Eulálio recorre ao TSE após cassação de seu mandato de vereador em Teresina

Os advogados do vereador Leonardo Eulálio entraram com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), solicitando que a decisão monocrática da ministra Isabel Galotti seja levada ao plenário. A ministra cassou toda a chapa do Partido Liberal (PL) referente às eleições de 2020 em Teresina para a Câmara Municipal, resultando na perda de mandato de Eulálio. O recurso alega que a exclusão de três candidatas não impediria a eleição de Eulálio, já que o partido tinha outros candidatos registrados e votos suficientes para alcançar o quociente eleitoral.

O agravo em recurso especial eleitoral, protocolado pelos advogados de Leonardo Eulálio, pede a suspensão da execução da decisão até que o recurso seja analisado. A decisão da ministra foi baseada na denúncia de fraude no preenchimento da cota mínima de gênero, questionando a legitimidade das candidaturas de três mulheres do PL, que teriam sido fictícias.

A defesa argumenta que as candidatas enfrentaram problemas pessoais que comprometeram suas campanhas e que, mesmo sem elas, o PL teria outros candidatos suficientes para alcançar o quociente eleitoral necessário. O recurso destaca que os votos potenciais dos candidatos masculinos e femininos remanescentes superam o quociente eleitoral, reforçando a viabilidade da candidatura de Leonardo Eulálio.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco