
Francisco Costa anuncia bloco de 360 deputados para ampliar espaço do PT na Câmara Federal
O deputado federal Francisco Costa (PT-PI) afirmou, nesta quinta-feira (29), que partidos de esquerda e de centro articulam a formação de um “Bloco Democrático” na Câmara dos Deputados, com cerca de 360 parlamentares a partir de 2027. A iniciativa busca ampliar a participação dos partidos aliados na Mesa Diretora e nas comissões da Casa, além de fortalecer a base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista à TV Cidade Verde, o parlamentar explicou que a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, definiu apoio à reeleição do presidente da Câmara, Hugo Motta. A articulação ocorre em um cenário de crescimento da bancada do PL, que passou de 97 para 121 deputados e se tornou a maior da Casa.
Segundo Francisco Costa, a formação do bloco vai além da disputa pela presidência da Câmara. A intenção é garantir espaço nas instâncias de decisão do Legislativo e ampliar a capacidade de articulação para a votação de propostas de interesse do governo federal.

O deputado destacou que o PT deverá contar com aproximadamente 70 parlamentares no grupo, o que pode assegurar ao partido maior participação na distribuição de espaços políticos e na condução das pautas legislativas.
PEC da Segurança Pública
Durante a entrevista, Francisco Costa também demonstrou otimismo em relação à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública no Senado Federal.
O parlamentar apontou, porém, que a discussão sobre a redução da maioridade penal é um dos principais pontos de debate em torno da proposta. Segundo ele, há defesa de que o tema seja discutido separadamente, sem alterações no texto da PEC aprovado pela Câmara dos Deputados.
A proposta ainda precisa passar pela análise dos senadores para avançar no Congresso Nacional.
Reforma política entra no debate
Outro assunto abordado pelo deputado foi a possibilidade de uma reforma política para modificar regras do sistema eleitoral, especialmente em relação aos chamados “puxadores de votos”.
Francisco Costa explicou que candidatos com votação expressiva podem contribuir para a eleição de outros nomes do mesmo partido ou federação com um número menor de votos. Para o parlamentar, o tema precisa ser debatido, com o objetivo de aperfeiçoar a representação política e fortalecer os partidos.
O deputado, entretanto, avaliou que o prazo restante da atual legislatura é insuficiente para discutir e aprovar mudanças dessa complexidade. Ele também apontou a falta de consenso entre os parlamentares como um obstáculo à aprovação de uma reforma ainda neste ano.











