
Estudante do iCEV avança com projeto de saúde mental em evento do Ministério da Justiça
O estado do Piauí celebrou a classificação de quatro projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP), da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Um dos projetos classificados é o "Mentes Seguras", do qual faz parte Gabriel Lages, estudante do iCEV. Ele compartilhou sua experiência e expectativas para as próximas fases do evento durante entrevista ao Portal 180graus: "Participar do desafio do Hackathon no Ministério da Justiça foi muito gratificante, tanto para minha experiência pessoal quanto profissional. Tivemos que propor uma solução para a autoavaliação da saúde mental na segurança pública. Foi desafiador, mas conseguimos avançar e estamos trabalhando para desenvolver ainda mais o projeto".
Lages destacou ainda os desafios e diferenciais da iniciativa: "A maior dificuldade foi a proposta de inovação, pois buscamos uma solução que beneficiasse tanto a saúde dos profissionais quanto a segurança deles. O ponto forte do nosso projeto é o uso de inteligência artificial bem treinada, que tem auxiliado bastante nossa equipe".

Sobre o Hackathon de Segurança Pública
Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o Hackathon tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de protótipos tecnológicos voltados para a melhoria das políticas públicas de segurança. Os projetos participantes devem abordar desafios estratégicos, como integração entre cidadãos e polícia, rastreamento de objetos roubados e saúde mental dos agentes de segurança.
Próxima etapa
A segunda etapa do Hackathon será realizada presencialmente entre os dias 18 e 20 de março de 2025, em Brasília. Nessa fase, as equipes classificadas poderão aprimorar seus protótipos e apresentá-los a uma comissão julgadora. Os critérios de avaliação incluem inovação, impacto, funcionalidade e escalabilidade.