
Augusto Cury critica cancelamento de debate da Globo e fala em “colapso da democracia”
O candidato à Presidência da República Augusto Cury (Avante) criticou o cancelamento do debate presidencial que seria realizado pela TV Globo nesta quinta-feira (1º/10) e questionou a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no episódio. A emissora decidiu suspender o encontro após receber decisões judiciais que alteraram regras e a composição inicialmente prevista para o debate. As Informações são do Metrópoles.

Cury afirmou que o STF teria assumido um protagonismo que, em sua avaliação, seria desproporcional e declarou que a situação “beira a um colapso da democracia”. O escritor também criticou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), afirmando que os dois teriam se “acovardado” diante do debate. Lula já havia informado que não participaria, enquanto Flávio inicialmente confirmou presença e depois desistiu.
O cancelamento também provocou reações de outros candidatos. Ronaldo Caiado (PSD) responsabilizou Lula pelo desfecho, enquanto Romeu Zema (Novo) classificou a suspensão como “vergonha nacional”. A Globo informou que decisões do TSE e do STF, relacionadas à ausência de Lula e à inclusão de Renan Santos (Missão), respectivamente, provocaram insegurança jurídica e mudanças nas regras do encontro, levando a emissora a cancelar o debate.











