Festa prestigiada · 12/03/2019 - 21h26 | Última atualização em 13/03/2019 - 10h04

180graus entrega troféu aos melhores Carnavais do Piauí; Água Branca é a grande vencedora


Compartilhar Tweet 1



O 180graus realizou na tarde desta terça-feira (12/03) a entrega do troféu Melhor Carnaval 2019. Foram premiadas as cinco cidades que mais se destacaram em organização, envolvimento e programação, e ainda aquela que teve o melhor bloco e a melhor festa em seu conjunto.

Melhor Carnaval

A grande vencedora foi Água Branca. O prêmio foi entregue nas mãos do prefeito Jonas Moura, atual presidente da APPM, que veio ao 180graus acompanhado da secretária de Cultura, Camila Alencar, do secretário de Comunicação do Município, Juca Cavalcante, além de outros membros de sua equipe.

"É motivo de muita alegria e também de agradecimento a toda uma equipe que se dedicou para fazer um grande carnaval. Realmente nós superamos as expectativas, com grande animação, grande público, um carnaval com segurança. Não é por nada não, mas acho que somos merecedores, por essa luta que a gente teve", avaliou Jonas. 

Ao 180, ele destacou ainda o modo como a festa movimenta a economia da cidade e conta com total apoio da população. "Na verdade eles ficam esperando o ano todo poe essa festa, e esse ano graças a Deus superou. Vimos isso em muitas casas alugadas, pousadas e hotéis lotados, e isso acaba melhorando a economia do município, gerando renda para as pessoas", completa.

Melhor Bloco

Na categoria Melhor Bloco, venceu o grupo que faz a animação na cidade de Altos há 47 anos. O Bloco das Virgens foi apontado o melhor e o reconhecimento prova que essa é uma tradição que resiste ao tempo. "É realmente com muita luta que eles fazem. Totalmente informal e espontâneo. De repente, se juntam e tomam conta da cidade", avalia Carlos Dias, coordenador municipal de Cultura, que esteve no 180graus para receber o prêmio. 

Melhor Programação

Elineuza Ramos tem o carnaval no coração. Eterna musa e rainha do Carnaval de Floriano, hoje ela ajuda a montar a programação de um dos melhores carnavais do Piauí na cidade de Floriano. Secretária e membro da Comissão de Eventos, ela quem recebeu o troféu entregue pelo 180graus. "Quero agradecer, em nome do prefeito Joel Rodrigues, e da Comissão de Eventos de Floriano, que realizou essa grande programação. Em Floriano há sem dúvidas um dos melhores carnavais do Nordeste, já concretizado", diz.

A secretária ressalta ainda que a prefeitura preparou um carnaval para todas as tribos. "Desde marchinhas, trio elétrico, carnaval dos idosos, paredão de som, carnaval das crianças, do mela-mela, das virgens. Um carnaval eclético. E com todo o cuidado para que tivesse segurança, limpeza, saúde e infraestrutura adequada, pensando no folião. Nós sabemos fazer carnaval e temos vocação natural para essa grande festa", comemora.

Melhor Envolvimento

Ano passado Valença foi escolhida pelo melhor carnaval e neste ano trabalhou para de novo ficar entre as melhores festas no Piauí. E conseguiu. Do 180graus, recebeu o troféu pela festa com o melhor envolvimento. Quem esteve para receber a premiação foi a secretária de Cultura, Adriane Costa, e o vereador Leidivan Martins. Segundo ele, justamente o envolvimento foi o maior pedido da prefeita Ceiça Dias, à equipe que organizou o carnaval. 

"Foi muito interessante. Buscamos ter a participação da comunidade valenciana, dos municípios vizinhos, e que a nossa prefeita mais pediu foi esse envolvimento. Ano passado tivemos obtivemos o título de melhor carnaval e precisamos nos manter a altura na microrregião valenciana", avalia o parlamentar.

Melhor Organização

O troféu de melhor organização ficou com a cidade de Monsenhor Gil. O prefeito João Luiz, que veio acompanhado do secretário de Cultura, Miro Silva, ressaltou que pouco tirou dos cofres da prefeitura para realizar o carnaval deste ano e agradeceu às parcerias que ajudaram a colocar o município entre os melhores carnavais do Piauí. "Fiquei feliz por fazer a festa que a gente fez. Com a população aproveitando os quatro dias de festa, um carnaval bacana. Mas sem as parcerias não tínhamos como fazer carnaval. Até porque os recursos do município hoje são muito escassos", explica.

Assim como Jonas Moura, o prefeito de Monsenhor Gil destacou o incremento na economia da cidade com a festa. "O carnaval movimenta a cidade, incrementa recursos, traz muitos turistas. E no final está todo mundo [comerciantes] feliz, porque vendeu tudo".

Sobre o prêmio

O Troféu Melhor Carnaval 180, que está em sua 11ª edição, busca reconhecer as iniciativas das prefeituras em realizar festas gratuitas de carnaval, considerando a segurança, estrutura, público presente, atrações e, principalmente, o clima de alegria no qual se envolvem os foliões da cidade.

Parceiros

Para realizar essa grande festa, o 180graus contou com um super time de parceiros ajudando na decoração, no buffet e também na animação. Conheça cada um deles.

 


Comentários