Período chuvoso aumenta o risc -

Período chuvoso aumenta o risco de dengue

Atualmente, os 100 milhões de casos de dengue no mundo, são influenciados por fatores como a temperatura e o ritmo das chuvas onde o calor e a umidade facilita a proliferação do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Em altas temperaturas ciclo de reprodução do mosquito também é alterado e cai de 30 para 12 dias. A dengue está relacionada com diversos fatores, entre estes as condições de moradia, disponibilidade de água, onde o fornecimento ineficiente obriga os moradores a estocar água e a limpeza das ruas. U outro fator dos mais importantes, é própria educação da população, uma vez que na região sudeste o interior das residencias é onde são encontrados o maior número de focos.

A dengue possui quatro tipo de sorotipos de vírus, onde aleatoriamente aparecem em regiões em que causou um surto há muito tempo e a população nascida a partir do último surto daquele sorotipo não tem resistência adquirida a este. Recentemente o tipo IV foi reintroduzido no Brasil, a partir da Venezuela onde é endêmico, no estado de Roraima. Este sorotipo há 28 anos não provocava surtos no Brasil e portanto a população não tem resistência a este sorotipo. O MS conseguiu restringir o vírus a este Estado.

No estado do Espírito Santo está em fase de testes em humanos, uma vacina contra a dengue, fruto de uma parceria de um laboratório francês e algumas Universidades Brasileiras, dentre elas a UFES. Se o resultado for satisfatório contra os quatro sorotipos, o Ministério da Saúde espera colocar no programa de imunização dentro de três a quatro anos.
Até o surgimento de uma vacina, o que se pode fazer é melhorar o aceso contínuo a água tratada, cobrar dos gestores municipais uma limpeza pública eficiente, conversar com o vizinho sobre os cuidados que devem ser tomados, não esquecendo de verificar a própria residencia.

O Ministério da Saúde está utilizando diversas mídias para a conscientização da população, tanto a nível nacional como a nível regional. Este ano, o MS está fazendo uma enquete junto a população, pedindo que analise as mídias dos anos anteriores e proponham que destaquem os pontos mais relevante que devem ser alertados a população.
O mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, vem sofrendo mutações. Até algum tempo atrás, o mosquito reproduzia-se somente em água limpa, atualmente já reproduz-se me água com baixa poluição.

Outra característica da fêmea do Aedes Aegypti, é que diferente dos outros mosquitos, esta não põe os ovos em um único local, mas os põe em quantidades menores e em diversos locais, tendo uma capacidade de disseminação muito maior que as outras espécies.

Portanto alertamos, o período chuvoso no Piauí geralmente inicia-se em dezembro. Faça vistorias periódicas em seu domicílio, exija da prefeitura uma melhor limpeza do seu bairro e converse com o seu vizinho sobre o risco da dengue, ua segurança e dos seus filhos dependem disso.

E lembre-se: a dengue pode matar!

Fonte: Ministério Da Saúde

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco