Patrimônio histórico -

Expedição Sertão Colonial visita a Fábrica de Laticínios de Campinas do Piauí

O ponto alto da Expedição Sertão Colonial foi a visita à Fábrica de Laticínios do município de Campinas do Piauí. Os participantes puderam conhecer neste sábado (19/01) as instalações do prédio abandonado.

A fábrica de Laticínios de Campinas, que deu origem ao nome do município, foi idealizada por Antônio José Sampaio e inaugurada em abril de 1897. A indústria foi pioneira, sendo a primeira do Nordeste e a segunda do país. A matéria-prima provinha das fazendas nacionais. Seu maquinário, trazido da Inglaterra por transporte marítimo e fluvial, pelo rio Parnaíba, foi transportado para a cidade em carros de boi.

Foi um projeto realmente ambicioso para a época, produzindo manteiga de boa qualidade até 1947, quando deixou de operar. Desde então, o local teve vários usos pela comunidade, onde missas chegaram a ser celebradas, além de casamentos e comemorações. Por um tempo também funcionou como escola.

Veja o tour pelo prédio abandonado

Os participantes da expedição fizeram a leitura e subscrição da Carta de Campinas do Piauí, que trata da restauração do local, e falaram da importância do local para a história do Brasil.

Confira mais fotos

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco