O corpo está sendo velado · 06/08/2020 - 07h53 | Última atualização em 06/08/2020 - 08h01

Mecânico morre em após colidir moto em árvore no município de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



O mecânico Lázaro Rodrigues, bastante conhecido na cidade de Esperantina, morreu na madrugada desta quinta feira (06/08), vítima de acidente de motocicleta. As informações são do DusCocais.

O acidente ocorreu por volta da meia noite e meia na estrada que liga a cidade de Esperantina a comunidade Lagoa dos Macacos e teria colidido com uma árvore.

Seu corpo está sendo velado na residência de sua mãe na comunidade Vieira e será sepultado na tarde desta quinta-feira (06/08) no cemitério do Ciganinho.

A polícia foi chamada ao local junto com o serviço médico de urgência mas ele já encontrado sem vida.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: DusCocais
Comentar
Contrariando os decretos · 28/07/2020 - 14h06 | Última atualização em 28/07/2020 - 14h14

Padre decide manter igreja de portas fechadas e não recebe fiéis em cidade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O padre Jeremias, da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança, da cidade de Esperantina, tomou a decisão que não reabrirá a igreja nesse primeiro momento para receber fiéis, mesmo com a flexibilização do decreto estadual e municipal para reabertura dos templos religiosos. Com informações são do Duscocais.

    Reprodução

Segundo o padre, é preocupante abrir os templos religiosos neste momento e a decisão ficou por conta de cada paróquia.

“É mais prudente neste momento aguardar mais um pouco para que se possa fazer com segurança a abertura de nossa igreja, percebemos um movimento muito grande pelas ruas de Esperantina com a reabertura do comércio e vamos aguardar se o número de casos não vão aumentar”, explicou o religioso.

 

Leia na íntegra!


Fonte: Redação 180graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia prendeu nesta terça-feira (21/07), um homem com iniciais T. J. C., acusado de roubar uma panificadora e um posto de combustíveis na cidade de Esperantina. Com informações do Revista AZ.

    Reprodução

Toda ação foi filmada por câmeras de segurança dos dois estabelecimentos. Na panificadora, situada na Avenida Petrônio Portela, na frente do terminal rodoviário, o homem rendeu as funcionárias e furtou todo o dinheiro do caixa. O fato foi registrado por volta das 21h desta segunda-feira (20/07).

Confira os vídeo clicando aqui.

 

 

 

Comentar
Ouvidoria encaminhou · 19/07/2020 - 10h53 | Última atualização em 19/07/2020 - 11h03

MP investiga segurança contra incêndios em postos de combustíveis de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Em portaria publicada no diário eletrônico do Ministério Público do Piauí, o promotor Adriano Fontenele Santos, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Esperantina, instaurou um procedimento para apurar as medidas de segurança implementadas pelos postos de combustíveis do município para evitar a ocorrência de incêndios. A informação é portal Revista AZ.

A portaria foi publicada na edição desta quinta-feira (16/07), na página 14, e considera o teor da manifestação nº 2479/2020, encaminhada pela Ouvidoria do MP-PI, dando conta da falta de equipamento para evitar incêndios em um posto de combustível da rede Amorim, em especial falha no extintor de incêndio, conforme vídeo anexo ao documento.

Segundo a portaria, o promotor determinou que se realize perícia em todos os postos de combustíveis de Esperantina, a fim de averiguar se estes possuem equipamentos e funcionários treinados, para evitar a ocorrência de incêndios.

 

 


Fonte: Portal Revista AZ
Comentar
Morreu em Piripiri · 14/07/2020 - 11h37 | Última atualização em 14/07/2020 - 13h32

Ex-vereador de Esperantina, Saló, morre e Câmara emite moção de condolências


Compartilhar Tweet 1



A Mesa Diretora da Câmara de Esperantina emitiu nesta segunda-feira (13/07), uma Moção de Condolências pelo falecimento do ex-vereador Salomão Teles de Menezes em Piripiri. Com informações do portal Duscocais.

Confira a Nota:

    Reprodução

A Câmara Municipal representada aqui pelos membros da Mesa Diretora, registra votos de extremo pesar pelo falecimento do ex-presidente Salomão Teles de Menezes, hoje 13 de julho

O senhor Salomão Teles de Menezes, foi vereador de Esperantina por vários mandatos, assumindo a presidência desta Casa no período  01.01.91 a 31.12.92, desempenhando estas funções com zelo e muita responsabilidade. Teve atuante participação política no município, paralelamente às atividades no comércio que exerceu desde muito jovem.

 

 

 

Comentar
Alguns já estavam nos muros · 13/07/2020 - 07h36 | Última atualização em 13/07/2020 - 08h00

Polícia Militar chega a tempo e impede fuga no presídio regional de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



A equipe da Força Tática foi acionada pela guarda militar da Penitenciária de Esperantina, em torno das 11h30 deste domingo (12/07), pois alguns detentos estavam iniciando uma fuga e alguns já se encontravam nos muros da unidade prisional, a Força Tática se deslocou a penitenciária de Esperantina, onde ao chegar ao local alguns dos detentos que estavam fugindo por buracos da parte superior do presídio estavam contidos por policiais penais e militares. Com informações Duscocais.

    Reprodução

Foi feito a contenção nos pavilhões, bem como a contagem de presos, sendo que 5 detentos que participaram do início da fuga haviam retornado para a cela 1 do pavilhão A foram retirados e colocados na triagem.

    Reprodução

Na referida unidade prisional foi visualizado pela equipe buracos, tirolesas utilizadas na ação e vergalhões de aço os quais eram portados pelos detentos causadores da desordem.

    Reprodução

 

 


 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Esperantina, converteu notícia fato em inquérito civil público para investigar supostas irregularidades na gestão do transporte escolar no município. Confira mais informações na Redação do 180graus.

O promotor Adriano Fontenele Santos levou em consideração  informações preliminares coletadas no bojo de Relatório de Apuração elaborado pela Controladoria Geral da União.

As informações foram encaminhadas para a promotoria de justiça dando conta de supostas irregularidades no que atine à execução do Plano Nacional de Transporte Escolar no âmbito do município de Esperantina, referentes aos exercícios 2017, 2018 e 2019, na gestão da prefeita Vilma Amorim (PT).

Uma série de diligências foram determinadas pelo promotor para apuração do caso.

    Ministério Público do Piauí

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Força tática e PM · 03/07/2020 - 16h50

PM prende homem por suspeita de arrombamentos em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



A Força Tática da Polícia Militar prendeu, neste domingo (28/06), um homem identificado como Cássio, acusado, segundo a polícia, de arrombar vários estabelecimentos comerciais e residências na cidade de Esperantina nos últimos dias, sendo inclusive flagrado por câmeras de segurança. Com informações do Revista Az.

    Reprodução

Ainda conforme a polícia, no momento da prisão, o mesmo encontrava-se dentro de uma residência no Bairro Morro da Chapadinha e fugiu pulando muros de outras residências ao avistar a guarnição, sendo capturado em seguida. Ele foi levado para a 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os últimos dias tem tirado a tranquilidade de muitos moradores da zona rural de Esperantina, principalmente na região que faz divisa com o município de Barras. Com informações do Duscocais.

Relatos de moradores da região do Beirute e das Cajazeiras é que na semana passada duas residências foram invadidas e vários bens e pertences foram subtraídos.

Na casa de um morador na localidade Cajazeiras os bandidos entraram pelo telhado e levaram cerca de 4 mil reais, na comunidade Beirute na mesma região os bandidos aproveitaram também que a casa estava sozinha e levaram equipamentos de trabalho da fazenda.

Todos os arrombamentos das residências aconteceram em plena luz do dia. O caso está sendo investigado pela polícia.

 

 


Fonte: Duscocais
Comentar
Em Esperantina · 22/06/2020 - 09h02 | Última atualização em 22/06/2020 - 12h16

Rapaz morre após colisão entre carro e moto no norte do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um rapaz identificado como Alison Lopes Reis, de 27 anos, morreu em grave acidente entre carro e moto na madrugada desta segunda-feira (22/06), na rua Edson Chaves, bairro Morro da Chapadinha, em Esperantina. As informações são do Revista AZ.

    Reprodução

Segundo populares, a vítima conduzia uma motocicleta quando bateu de frente com um carro modelo Celta, de cor cinza.

A vítima chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao setor de urgências do Hospital Júlio Hartman, mas não resistiu aos ferimentos. O condutor do carro não foi identificado.

O velório acontece na localidade Palmeira, zona rural do município.

A 13ª Delegacia de Polícia Civil investiga o caso.

 

 

 

 

Comentar
Em Esperantina · 12/06/2020 - 15h19 | Última atualização em 12/06/2020 - 15h24

Força Tática recupera moto com registro de roubo no norte do PI


Compartilhar Tweet 1



A Força Tática da Polícia Militar apreendeu uma moto durante as rondas realizada na noite desta quinta-feira (11/06),  em Esperantina. Com informações Duscocais.

    Reprodução

com registro do furto/roubo em posse de um homem que não teve a identidade divulgada.

Conforme informou a polícia, o suspeito fugiu da guarnição ao ouvir voz de parada, sendo interceptado nas proximidades da SIBRAZEM. O veículo e o suspeito foram levados para a delegacia para os procedimentos legais.

 

 

 

 


Fonte: Duscocais
Comentar
Em Esperantina · 11/06/2020 - 13h54 | Última atualização em 11/06/2020 - 15h43

Casal é suspeito de render vigilante e roubar equipamentos do sindicato de trabalhadores


Compartilhar Tweet 1



A sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Esperantina, foi alvo de ação de um casal de criminosos na madrugada desta quarta-feira(10/06). Com informações do Portal Duscocais.

    Reprodução/

Conforme informações durante a ação criminosa, foram subtraídos um Notebook, aparelho celular e itens de alimentação da parte da cozinha.

O vigia ao notar a movimentação percebeu a presença de um casal que com o uso de uma branca rendeu o mesmo.

O caso foi comunicado as autoridades policiai

 

 

 


Fonte: Duscocais
Comentar
Duas ambulâncias para resgate · 06/06/2020 - 09h56 | Última atualização em 06/06/2020 - 11h41

Gás de cozinha explode e deixa duas pessoas feridas no norte do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um botijão de gás tipo GLP, deixou duas pessoas feridas após uma explosão na noite desta sexta-feira (05/06) no Conjunto Bernardo Rego na cidade de Esperantina. As vítimas foram identificadas como Antônio Alencar e Francisca Alencar, ambos irmãos. Com infirmações do Portal Duscocais.

    Reprodução

Conforme informações  acidente aconteceu quando o gás vazou pelo registro do botijão e pegou fogo após uma pessoa acender um fogareiro que estava perto. As chamas que saíram do botijão atingiram as vítimas no momento em que elas tentavam apagar o fogo.

Duas ambulâncias do Samu realizaram o atendimento e levaram os feridos para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.

 

 

 


Fonte: Duscocais
Comentar
Morte por Covid-19 · 06/06/2020 - 09h24

Terceira morte por Covid-19 é confirmada em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



O boletim emitido na noite desta sexta-feira (05/06) confirmou o terceiro óbito por Covid-19 no município. A vítima da doença foi um idoso de 87 anos, residente no centro da cidade. As informações são da Revista AZ.

Consta no boletim epidemiológico que Esperantina tem 181 pacientes que foram infectados por coronavírus, sendo que 83 pessoas estão curadas.

    Revista AZ

 


Fonte: Revista AZ
Comentar
Através da Força Tática · 05/06/2020 - 10h45

PM prende dois homens por suspeitas de tráfico de drogas


Compartilhar Tweet 1



A PM prendeu dois suspeitos que estavam cometendo direção perigosa em uma moto nesta quarta-feira (04/06), em Esperantina. As informações são do Duscocais.

    Reprodução/

Ao avistar os policiais, os suspeitos fugiram não respeitando a ordem de parada e após perseguição se desequilibraram, caíram e foram presos.

Durante a abordagem foi constatado que tratava-se de uma motocicleta com restrição de roubo. Ambos foram conduzidos para a delegacia, juntamente com a moto, para as providencias cabíveis.

    Reprodução/

Ainda durante as rondas ostensivas no bairro Chapadinha Sul, foram avistados três elementos em atitude suspeita em uma moto Titan 150 preta. Ao fazer o acompanhamento tático foi visualizado que os suspeitos se desfizeram de algum material.

A abordagem foi realizada e a busca do material dispensada, sendo localizada uma meia com 9 porções de maconha e R$ 50,00 trocados. Os suspeitos foram encaminhados para a DP para os procedimentos.

 

 


Fonte: Duscocais
Comentar
Em Esperantina · 05/06/2020 - 07h33 | Última atualização em 05/06/2020 - 08h00

Jovem de 22 anos morre após sofrer acidente de motocicleta


Compartilhar Tweet 1



Um rapaz de 22 anos, morreu nesta quinta-feira (04/05) após sofre um acidente de moto no bairro Morro da Chapadinha, em Esperantina. Com informações do portal Duscocais.

    Reprodução

Segundo informações o jovem que trabalhava como frentista em um poso de combustíveis no centro de Esperantina e estava se dirigindo a sua residência no bairro Coheb, quando colidiu fortemente contra um monte de piçarra, que estava no meio da rua sem sinalização.

    Reprodução

Luiz Henrique Santos Lustosa foi arremessado por cerca de 5 metros de distância  e sofreu uma forte pancada na parte frontal da cabeça.

O acidente aconteceu por volta das 19:30, foi  socorrido pelo Samu, levado para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, e não resistiu aos ferimentos.

 

 

 


Fonte: Duscocais
Comentar
Acidente na PI-214 · 03/06/2020 - 13h26

Motorista perde o controle e caminhão tomba na PI-214


Compartilhar Tweet 1



Um caminhão tombou na PI-214 na saída da cidade de Esperantina sentido Morro do Chapéu do Piauí, no fim da tarde desta segunda-feira (01/06). As informações são da Revista AZ.

O acidente aconteceu quando o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva bastante acentuada, próxima da antiga AABB. Apesar do susto, o condutor teve apenas escoriações pelo corpo.

    Revista AZ

 


Fonte: Revista AZ
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma mãe e seu filho (naturais de Esperantina) foram mortos a tiros na tarde de segunda-feira (25/05) no município de Parauapebas no estado do Pará, chocando os moradores da cidade e deixando várias dúvidas para serem elucidadas nos serviços de investigação. As informações são do RevistaAZ.

    Reproodução

Um homem armado entrou na casa onde José Nildo de Carvalho, de 29 anos, estava com a mãe, Francisca Justina de Carvalho, de 50 anos, no bairro Primavera, pouco depois do meio-dia e efetuou os disparos e fugiu em seguida. Segundo testemunhas, ele teria fingido ser um pregador evangélico.

No local a polícia encontrou o corpo de Francisca Justina atingida por tiros na cabeça. José Nildo ainda foi socorrido e levado ainda com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado para Hospital Geral de Parauapebas (HGP), mas não resistiu e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

O caso está sendo investigado pela polícia civil do município. 

 

 


Fonte: RevistaAZ
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi baleado no Conjunto Alecrim em Esperantina em uma tentativa de homicídio, na noite desta segunda-feira (20/04). Ele foi identificado como André Leandro da Silva. As informações são da RevistaAZ.

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem estava sendo perseguido quando foi alvejado com dois disparos. A vítima foi socorrida e levada pelo SAMU para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman e transferido para o Hospital de Urgência de Teresina. Seu estado de saúde é estável.

A ação foi registrada por câmeras de segurança, onde mostra o homem sendo perseguido e alvejado com tiros à queima-roupa.

 

 

 


Fonte: Redação 180graus
Comentar
Tirando o foco do corona · 15/04/2020 - 19h02

Esperantina possui caso confirmado de H1N1


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Esperantina divulgou um boletim atualizado nesta quarta-feira (15/04) informando que há um caso confirmado de H1N1 no município.

 

 

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar
Caso é monitorado · 13/04/2020 - 15h22 | Última atualização em 13/04/2020 - 15h24

Piauí: médico plantonista do Samu testa positivo para o coronavírus


Compartilhar Tweet 1



Um médico plantonista que presta serviços no SAMU no município de Esperantina, testou positivo para o Covid-19. A informação foi confirmada pela secretária municipal de Saúde, Elizângela Amorim. As informações são do RevistaAZ.

    Reprocução/ RevistaAZ

De acordo com a secretária, o profissional foi um dos médicos que atenderam o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, falecido vítima de coronavírus no dia 27 de março em Piracuruca.

"Depois do caso de São José do Divino ele deu plantão em Esperantina. O profissional fez um segundo teste e deu positivo, mas ele já está de quarentena, assim como a equipe de Esperantina que teve contato com ele, todos estão de quarentena e monitorados pelo município", disse.

Ainda segundo a secretária, o profissional é cidadão de Teresina, será notificado como caso da capital e reforça que em Esperantina ainda não existe nenhum caso confirmado de coronavírus.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um corpo de um idoso, de 60 anos, identificado apenas como Bartolomeu Bastos, foi encontrado sem vida por um pescador no Rio Longá, nas proximidades do Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, na manhã desta segunda-feira (06/04), em Esperantina.

    Reprodução

A informação foi confirmada ao RevistaAZ pela família que reconheceu o corpo do aposentado. Ele foi dado como desaparecido na última sexta-feira (03) quando saiu de casa dizendo que ia no Rio Longá. Alguns pertences dele foram encontrados às margens do rio onde possivelmente teria mergulhado.

O fato foi comunicado na 13ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que acionou o IML para a remoção do corpo e exame pericial.

 

 


Fonte: RevistaAZ
Comentar

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim Carvalho, estaria acumulando remunerações relativas aos cargos de prefeita municipal com o de professora efetiva. Segundo o Ministério Público, tal acumulação fere a Constituição Federal e o entendimento dos Tribunais de Contas.

Ainformação foi extraída da recomendação nº 05/2020, após instauração de inquérito civil para apurar a notícia sobre a acumulação das remunerações.

    Reprodução

Na recomendação, o órgão ministérial cita decisão do TCE-MG que informa que o titular de cargo, emprego ou função pública que assumir o mandato de Prefeito deve optar por uma das remunerações, sendo vedada a percepção remuneratória cumulativa, nos termos que dispõe o art. 38, II, da Constituição Federal de 1988 (CF/88).

Clique aqui e veja a matéria completa.


Fonte: Portal 180graus
Comentar
Esperantina · 02/03/2020 - 08h18

Mulher é assaltada na zona rural de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher de iniciais A. M. foi vítima de um assalto no momento que se deslocava de Esperantina para a zona rural de Morro do Chapéu nesta sexta-feira(28/02). A mulher teve seu aparelho telefônico subtraído. A polícia chegou a realizar diligencias na região mas não localizou o supeito.

As informações são do Rio Parnaíba.

 

 

 


Fonte: Diário do longá
Comentar
Ano Letivo 2020 · 14/02/2020 - 13h36 | Última atualização em 14/02/2020 - 16h16

Aulas da rede municipal de Esperantina iniciarão nesta segunda (17/02)


Compartilhar Tweet 1



Secretaria de Educação de Esperantina comunica que as aulas da rede de ensino municipal vão iniciar nesta segunda-feira (17/02).

    Reprodução

 


Fonte: Reprodução/Instagram
Comentar