Compartilhar Tweet 1



O segundo vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) acontece neste domingo (22/07), em 17 cidades no estado. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) desenvolve toda a coordenação pedagógica do curso de Administração ofertado pelo programa.

Com essa nova edição do programa, estão sendo ofertadas mais três mil vagas para mais 60 municípios. Já são totalizados 120 cidades piauienses com curso superior ofertados pela UAPI.

A prova deve ser aplicada nas cidades de Água Branca, Bom Jesus, Campo Maior, Corrente, Esperantina, Floriano, Fronteiras, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença do Piauí e terão cinco horas de duração (8h30 às 13h30). Vale ressaltar que os candidatos devem chegar ao centro de aplicação com uma hora de antecedência, pois os portões fecham rigorosamente às 8h.

 

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Pastoral Familiar de Esperantina-PI, grupo da igreja católica, vai realizar na noite desta quarta-feira (18/07) um Encontro de preparação com várias gestantes do município.

O Encontro será realizado a partir das 19:0hs na Casa São Vicente, localizada no centro do município.

De acordo com a coordenação do grupo, o principal objetivo do evento e preparar as futuras mães, para que elas venham a desenvolver bem sua missão no interior da sua família.

Durante o encontro haverá palestras abordando vários temas como: a valorização da vida, da família, educação dos filhos, paternidade e maternidade responsáveis e os cuidados na maternidade.

Haverá ainda sorteio de brindes para todas as gestantes que comparecerem ao encontro.

    Foto:Portal Diário do Longá

 

 


Fonte: Portal Diário do Longá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho continua as visitas aos cartórios eleitorais da região norte do Estado. A primeira visita desta quarta-feira (11/07), ocorreu no cartório eleitoral de Luís Correia, em seguida o presidente inspecionou os cartórios eleitorais de Parnaíba, se reunindo na ocasião com o juiz eleitoral da 4ª Zona Eleitoral, Dr. Max Paulo Soares de Alcântara, a chefe de cartório da 4ª ZE/PI,  Margarete Amorim e o chefe substituto da 3ª Zona Eleitoral, Messias Pereira da Silva. O presidente do TRE-PI se reuniu ainda com o chefe do cartório eleitoral de Buriti dos Lopes, Rafael Mota Monteiro.

    Foto:Reprodução Facebook

 

 


Fonte: Portal Diário do Longá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Esperantina e mais 30 outros do estado do Piauí entraram na lista de municípios com menos de 50% na cobertura de vacinação contra a poliomielite, segunda o Ministério da Saúde.
As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no país. Em reunião com representantes de estados e municípios, o Ministério da Saúde alertou o risco que 312 cidades. 
Vale destacar que a pólio é uma doença já erradicada no país. O dado foi divulgado pela coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI), Carla Domingues, durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), na última quinta-feira (28/06).

 


Fonte: Ministério da Saúde
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste fim de semana, a equipe do Pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou mais duas revisões pelo interior. No sábado (23/06), 15 reeducandos do sistema penitenciário de Esperantina assistiram as cinco aulas de revisão do conteúdo preparatório para o vestibular.

A participação durante o encontro e o domínio dos assuntos foi o que mais chamou atenção dos professores. A revisão que era para ter 6 horas de de duração, chegou a 7 horas. “Todos muito atentos, participativos e por dentro do conteúdo, de forma que acabava o tempo das aulas e eles continuavam fazendo perguntas e discutindo os assuntos”, destaca a professora Hildalene Pinheiro, coordenadora do Pré-Enem Seduc.

    Foto:Portal Diário do Longá

 

 


Fonte: Portal Diário do Longá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Luzilândia sediou no último domingo ( 24/06 ), a primeira etapa da Copa Piauí de Mountain Bike. O evento contou com a participação de atletas de várias cidades da região e de estados vizinhos disputando a prova em diferentes modalidades.

Um grupo de ciclistas de Esperantina, fizeram – se presentes a etapa, a exemplo de Jandilson e Vanessa que ficaram entre os primeiros colocados, além do jovem Liedson, Dr. Evandro e Jailson Castro.

As próximas etapas da Copa Piauí de Mountain Bike serão realizadas nas cidades de Parnaíba, Esperantina, Barras e Piripiri.

 

 


Fonte: Portal Diário do Longá
Comentar

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Esperantina suspendeu por dois dias ( 25 e 26/06), o atendimento ao público em luto pela morte do sindicalista Antônio Francisco de Lima, ocorrida hoje.

O velório do sindicalista e presidente do Partido dos Trabalhadores acontecerá na sede do referido sindicato, situada na Rua Patriotino Lages.

    Foto:Portal Diário do Longá

 

 


Fonte: Portal Diário do Longá
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Hospital Regional Julio Hartman do município de Esperantina recebe nesta segunda-feira (25/06) equipamentos hospitalares pela Sesapi, estava representando a diretora do Hospital de Barras, Laianne Sousa.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto realizou a entrega de mais de R$1 milhão em equipamentos e ainda para o Hospital Regional Deolindo Couto, de Oeiras. A ação foi feita por emendas do deputado federal Assis Carvalho, que destinou também mais de R$5,5 milhões para cirurgias de catarata no Piauí.

 

 

Comentar
Em Esperantina · 21/06/2018 - 05h00 | Última atualização em 21/06/2018 - 09h47

TCE visitará Esperantina para validação de IGEM


Compartilhar Tweet 1



O município de Esperantina e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

    Fotos: Reprodução / Cidades em Foco

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar
Tempo indeterminado · 17/05/2018 - 15h24

Professores Celetistas continuam de greve em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Os Professores da rede estadual de ensino, que trabalham como substitutos, no Centro Estadual de Educação Profissional Leonardo das Dores da cidade de Esperantina, continuam em Greve por tempo indeterminado no município.

O motivo da Greve é em razão de que os profissionais da educação estão a mais de dois meses com seus salários atrasados.
De acordo com um determinado Professor, os profissionais foram contratados através de testes seletivos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e alegam que recebem menos que o salário mínimo.

“Fizeram uma promessa que o professor celetista de 20 horas deve ganhar abaixo do professor efetivo, mas não menos que a metade do piso. A luta é também por pagar metade do piso, que muitos estados já pagam”, relatou o professor.


Fonte: Com informações do portal Jornalesp
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Associação para o bem-estar do menor carente, a Amare de Esperantina, instituição sem fins lucrativos, foi fundada em 9 de maio de 1990. Desde lá, ela resgata crianças da depressão de um mundo de extrema pobreza, violência, prostituição e drogas e procura reencantá-los para a vida.  

Atualmente, em volta de 470 crianças e adolescentes, são atendidas com alimentação, apoio escolar e psicossocial, oficinas de música, teatro, computação, corte e costura, artesanato, capoeira e futsal dentre outras atividades.

As atividades consistem logo cedo, com momento de oração e todas as atividades realizadas buscam trabalhar a auto-estima e “encantar as crianças para a vida”.

Além dos educadores, Amare conta em sua equipe com profissionais das áreas de psicologia, assistência social e odontologia que fazem o acompanhamento das crianças e seus familiares.

 


Fonte: Com informações da Amare
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma grande apresentação do Coral e Orquestra Jazz Sinfônica da universidade federal do Piauí(UFPI) aconteceu no último sábado (16/12) na praça Leônidas Melo no centro de Esperantina. A apresentação da orquestra marcou o acender oficial da decoração natalina, onde vários locais deixaram a cidade em clima de natal.

A prefeita Vilma Amorim esteve presente na apresentação da orquestra comandada pelo maestro Samuel. “Quero agradecer a presença de cada um de vocês que vieram apreciar estes artistas da orquestra da UFPI, que vieram aqui a nosso convite para esta grande apresentação do coral e também vieram para ver o papai Noel que está ali em sua casa posando para fotos com a criançada, muito boa noite e um feliz natal a todos”. Disse.

Fotos: AsCom

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom/Prefeitura de Esperantina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Estadual, sob a instauração de inquérito civil público, deverá notificar a prefeitura de Esperantina para apurar denúncias sobre atraso e irregularidades no pagamento dos servidores municipais.

O procedimento foi aberto pelo promotor José Sérvio de Deus Barros, através de portaria publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público.

A investigação tem como base denúncia de servidores, que informam sobre os recorrentes atrasos no pagamento, inclusive a folha relativa ao mês de setembro.

Para se explicar junto ao MP, a prefeitura poderá enviar as informações relativas à efetivação da folha nos meses de 2017.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Apoliana Oliveira/180graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Foi informado na última quarta-feira (13/09) pelo Ministério Público Federal, uma nova condenação sofrida pelo ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, por prática de improbidade administrativa.

Em ação civil pública, o procurador Antônio Cavalcante de Oliveira Júnior apontou que Santolia não teria prestado contas de valores referentes à transferência de recursos da Funasa, no valor de R$ 127.506,00 mil.

O repasse era destinado à execução das obras do sistema de abastecimento de água no município.

A Justiça Federal determinou o ressarcimento integral do dano no valor de R$ 127.507,00, com correção, pagamento de multa e suspensão dos diretos políticos.

Cabe recurso contra a decisão.

 


Fonte: Blog Apoliana Oliveira / Com inf. AsCom / MPF
Comentar
Suspeito de furto · 23/08/2017 - 17h06 | Última atualização em 23/08/2017 - 17h38

Polícia prende homem suspeito de praticar furto em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares lotados na 4ª Companhia do 12º Batalhão, prenderam na noite da última segunda-feira (21/08), Francisco de Assis Rodrigues de Araújo.

Segundo o Delegado Regional da 13ª Delegacia de Policia Civil Leonardo Alexandre, Francisco de Assis, é suspeito de ter realizado um furto a uma determinada residência localizada no Bairro Santa Luzia.
De acordo com Leonardo Alexandre, com o suspeito foram encontrados diversos bens das vítimas.
Vale ressaltar que o referido preso foi autuado na Delegacia por furto qualificado e aguardará preso a manifestação do poder judiciário local.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Jornal esp

Compartilhar Tweet 1



Um motorista, que não teve a identidade revelada, perdeu o controle do seu veiculo Siena, de cor prata e acabou tombando o mesmo na zona rural de Esperantina.

O grave acidente aconteceu nas proximidades do povoado Malhada do Meio e segundo relato de testemunhas o motorista que reside na localidade Cacimbas município de Batalha, saiu apenas com ferimentos leves. Já o veiculo ficou completamente destruído.

FOTO: Jornal Esp

(Equipe de Municípios)


Fonte: Jornal esp
Será exibida em breve · 11/08/2017 - 17h30 | Última atualização em 11/08/2017 - 17h33

Geraldo Luís, da Record, está gravando Domingo Show em Esperantina


Compartilhar Tweet 1



O apresentador Geraldo Luís, do programa dominical “Domingo Show” da Record TV, encontra-se na cidade de Esperantina nesta sexta-feira (11/08) gravando uma matéria que será exibida em breve.

A pauta é sobre uma idosa, conhecida na cidade como 'Dona Moça'. A idosa é popular por participar de bailes de forró com idosos, conhecido aqui no Piauí como “Forró da Terceira Idade”. Ela é conhecida também como a “Rainha da Melhor Idade”.

Dona Moça foi descoberta pela produção do programa após vídeos publicados na internet pelo agente cultural Chico Museu. É a terceira matéria em rede nacional que o esperantinense Chico Museu emplaca na televisão.

Fotos: Kléber Oliveira


Fonte: Revista AZ
Ação policial · 11/08/2017 - 17h05 | Última atualização em 11/08/2017 - 17h09

Acusado de homicídio que estava foragido no Piauí é preso


Compartilhar Tweet 1



Na manhã da última quarta-feira (09/08), a Polícia Civil do município de Esperantina cumpriu a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Antonio Teodomiro Costa Soares Filho, em decorrência de condenação criminal pelo crime de homicídio qualificado, ao assassinar o ex-funcionário da Prefeitura de Morro do Chapéu do Piauí, Nilton Adriano da Silva Vaz, fato ocorrido no dia 23 de novembro de 2005.

Fotos: Tribuna em Foco

(Equipe de Municípios)


Fonte: Tribuna em Foco
Acidente de moto · 11/08/2017 - 14h53 | Última atualização em 11/08/2017 - 17h04

Jovem morre no HUT após realizar cirurgias e ficar um mês internado


Compartilhar Tweet 1



O jovem motoqueiro esperantinense, Francisco dos Santos Sousa, faleceu na manhã da última quinta-feira (11/08), vítima de um trágico acidente de moto.

Francisco Sousa, que sofreu o grave acidente no principal centro de Esperantina, estava internado na UTI do Hospital de Urgências de Teresina, desde o dia 13 de julho do mês passado. O mesmo chegou a passar por alguns procedimentos cirúrgicos, mas acabou não resistindo e vindo a óbito.
O jovem motoqueiro era filho do conhecido comerciante Bernardo Vitalino, residente no Conjunto Mão Santa em Esperantina.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Jornal esp
Necessitam de doações · 07/08/2017 - 15h07 | Última atualização em 07/08/2017 - 17h21

Irmão tem síndrome rara e família pede ajuda para o tratamento das crianças


Compartilhar Tweet 1



uan e Rahyce são protagonistas de uma história de amor e superação. Os irmãos nasceram com uma síndrome rara chamada Mucopolissacaridose tipo VII (MPS VII), que os impede de andar e causam várias outras limitações.

De acordo com os médicos, a expectativa de vida para os portadores dessa doença é curta. Atualmente, eles residem no município de Esperantina, em uma casa de taipa que se encontra em condições de risco.

Devido ao esforço físico de levantar os filhos diariamente para suas necessidades, ele vem apresentando muitas dores na coluna e está quase impossibilitado de trabalhar.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Esp
Encontros em Esperantina · 27/07/2017 - 10h52 | Última atualização em 02/08/2017 - 16h01

Pastoral Familiar está realizando atividades sobre a Semana Nacional da Família


Compartilhar Tweet 1



Pastoral Familiar de Esperantina está realizando atividades em preparação a Semana Nacional da Família. O tema desse ano é “Família, uma luz para a vida em sociedade”.

Os agentes pastorais estão utilizando o livro “Hora da Família” 2017 para poder realizar um trabalho de evangelização em diversos bairros e comunidades no município. A reflexão abordada no subsídio é desenvolvida em sete roteiros de encontros.

Durante a Semana da Família que será realizada no período de 13 a 19 de agosto deste ano, a Pastoral Familiar de Esperantina vai realizar um Encontro de Casais no espaço São Vicente. Durante o encontro será realizada uma palestra com a temática sobre os desafios do casamento na atualidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Esp
Em Esperantina · 17/07/2017 - 16h50 | Última atualização em 17/07/2017 - 17h13

Festa de motoqueiros termina com vários feridos em cidade do interior


Compartilhar Tweet 1



No último domingo (16/07), quatro acidentes deixa vários motoqueiros e uma mulher feridos. Esse foi o resultado da “Festa dos Motoqueiros” que aconteceu no povoado Lagoa Seca, zona rural de Esperantina.

O evento que reuniu dezenas de motoqueiros, dentre eles até menores de idade, aconteceu em via pública, na PI-211, que interliga os municípios de Esperantina e Joaquim Pires, o que é totalmente proibido perante as leis do trânsito.

Foto:Blog do Emanoel Sousa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Blog do Emanoel Sousa
Em Esperantina · 14/07/2017 - 16h07 | Última atualização em 14/07/2017 - 17h08

Amado Batista fará show no III Festival do Peixe na cidade de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



O III Festival do Peixe de Esperantina será realizado nos dias 20 e 23 de julho e trás atrações de peso.

Dia 20/07 quinta-feira: Cassiane e atrações locais.
Dia 21/07 sexta-feira: Amado Batista e atrações locais.
Dia 22/07 sábado: Walkyria Santos e Mara Pavanely.
Dia 23 domingo: Caninana do Forró e a dupla Waldo e Felipe.

Foto:Reprodução/Divulgação

(Equipe de Municípios)


Fonte: Blog do Sampagode
Esperantinense · 14/07/2017 - 11h32 | Última atualização em 14/07/2017 - 11h38

Erika Machado se classifica para final do concurso Miss Piauí 2017


Compartilhar Tweet 1



Mais uma etapa do Miss Piauí 2017, aconteceu no último sábado, (08007), no Shopping Rio Poty, em Teresina.

As 40 candidatas classificadas foram convocadas para uma seletiva. Após uma avaliação criteriosa que antes eram para ser escolhidas 20, foram escolhidas apenas 14 garotas para disputar a final do concurso. Entre elas, a nossa Miss Esperantina 2017 Erika Machado.

Nos bastidores e nas redes sociais é grande a torcida pela Erika Machado, o evento elegerá os 1°, 2° e 3° para Miss Piauí, miss popularidade e miss simpatia.

Foto: Reprodução

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portalesp
Policia prendeu · 14/07/2017 - 11h29 | Última atualização em 14/07/2017 - 11h55

Ladrão de motos é transferido para a penitenciária de Esperantina


Compartilhar Tweet 1



Policiais Militares do município de Joaquim Pires, conseguiram prender recentemente o elemento, Carlos Augusto de Amorim Lima, conhecido no mundo do crime como, “Carlão”, de 33 anos de idade.

De acordo com informações de integrantes da propria policia, Carlão é considerado atualmente como um dos maiores ladrões de moto da região norte do estado.
Vale ressaltar que o referido assaltante foi preso no último sábado (08/07).

Segundo informações do Capitão Veras, Carlão já foi preso em outra oportunidade pela mesma prática de roubo de motos.
“Ele foi preso após uma denúncia anônima, foi quando a guarnição se deslocou até uma festa em que o acusado se encontrava. Ao avistar a viatura policial, o acusado tentou fugir mas foi detido pela polícia”, disse.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Jornal Lesp