Cenario politico -

Rafael anuncia mudanças no secretariado e novas metas para segundo mandato no Piauí

Reeleito governador do Piauí no primeiro turno, com 70,9% dos votos válidos, Rafael Fonteles (PT) afirmou que fará pequenas mudanças no secretariado para o segundo mandato. Segundo ele, o novo governo terá metas diferentes para os próximos quatro anos.

Rafael também confirmou que o vice-governador eleito, Washington Bandeira (PT), terá uma atuação de destaque na próxima gestão. O governador afirmou que ainda não definiu qual será a função específica do vice, mas antecipou que será uma posição de relevância dentro do governo.

Segundo Rafael, Washington ganhou experiência política durante a campanha eleitoral, após atuar na coordenação da chapa e manter contato com lideranças municipais e estaduais. Antes da eleição, Bandeira comandou a Secretaria de Estado da Educação.

Foto: Gabriel PaulinoReprodução
Reprodução

Deputados podem assumir secretarias

Sobre o secretariado, Rafael afirmou que poderá fazer mudanças pontuais e indicou que deputados estaduais eleitos podem ser chamados para integrar o primeiro escalão, como forma de contemplar aliados.

O governador evitou classificar as alterações como uma reforma administrativa e afirmou que o resultado das urnas representa a continuidade do modelo de gestão adotado no primeiro mandato, mas com novas circunstâncias e metas.

Entre as prioridades para os próximos quatro anos estão ações voltadas ao empreendedorismo, especialmente para micro e pequenos empreendedores, além das áreas de saúde e educação.

Sedes do governo em cidades onde não venceu

Rafael também anunciou que pretende criar sedes do Governo do Estado em Uruçuí, Porto Alegre do Piauí e Arraial, municípios onde não foi o candidato mais votado no primeiro turno.

Com 100% das urnas totalizadas, Rafael venceu em 221 dos 224 municípios piauienses. Joel Rodrigues (PP) ficou à frente em Arraial, Porto Alegre do Piauí e Uruçuí.

A proposta, segundo Rafael, é aproximar a administração estadual dessas populações e ouvir as demandas locais. O governador afirmou que pretende receber o resultado eleitoral com humildade e dar espaço para que a oposição seja ouvida.

Instagram

Comentários

Canal Zap