Cenario politico 2026 -

Pardal registra 209 denúncias de possíveis irregularidades eleitorais em 31 municípios do Piauí

O aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral, registrou 209 denúncias de possíveis irregularidades relacionadas às Eleições 2026 em 31 municípios do Piauí até este sábado (3/10), véspera do primeiro turno. A maior parte dos registros envolve candidaturas ao cargo de deputado estadual.

Ao todo, foram contabilizadas 86 denúncias relacionadas a candidatos a deputado estadual. Na sequência aparecem registros envolvendo partidos, coligações e federações, com 51 ocorrências, e candidatos a deputado federal, com 47. Também foram registradas 15 denúncias relacionadas à disputa pelo Governo do Estado, seis ao Senado e quatro à Presidência da República.

Entre os tipos de possíveis irregularidades, a propaganda na internet lidera os registros, com 37 denúncias. Em seguida aparecem ocorrências envolvendo carros de som, minitrios e trios elétricos, com 34 registros. Propagandas em bens particulares somaram 25 denúncias, enquanto bens públicos tiveram 22 ocorrências.

Foto: ReproduçãoReprodução
Reprodução

Teresina concentra a maior parte das denúncias registradas pelo Pardal no estado. A capital contabilizou 104 registros, praticamente metade do total. Parnaíba aparece em segundo lugar, com 35 denúncias, seguida por Piripiri, com 13, Valença do Piauí, com sete, Campo Maior, com cinco, e Barras, com quatro.

O Pardal é uma ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral para que eleitores possam comunicar possíveis irregularidades durante o período eleitoral. As denúncias são encaminhadas aos órgãos responsáveis, que analisam cada caso conforme a legislação eleitoral.

Os números correspondem aos registros computados até a véspera da votação e podem ser atualizados pela Justiça Eleitoral com o cadastramento e a análise de novas ocorrências.

Instagram

Comentários

Canal Zap