
Nova composição do Congresso pode favorecer Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara
A composição do Congresso Nacional eleita no domingo (04/10) deverá influenciar as articulações para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado a partir de 2027. Na Câmara, o cenário partidário mantém uma base ampla de legendas que apoiaram Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição para o comando da Casa, em 2025. Segundo o

Embora o PL tenha conquistado a maior bancada, com 121 deputados, a formação de blocos entre partidos do chamado Centrão reúne um número expressivo de parlamentares. No cálculo apresentado, União Progressista e Republicanos somam 128 cadeiras, enquanto PSD, MDB e Podemos acrescentam outras 106.
Esses partidos apoiaram Motta na eleição para a presidência da Câmara em 2025. O PT, por sua vez, elegeu 88 deputados pela federação PT-PCdoB-PV e também pode participar das articulações para 2027. O presidente da Câmara foi reeleito deputado federal pela Paraíba neste domingo, com 124,3 mil votos. Metrópoles
Do outro lado, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), já declarou que tem interesse em disputar a presidência da Casa. A definição, porém, deverá depender das articulações políticas após o segundo turno da eleição presidencial.











