Mãe e aluna destacam transformação pela educação pública no Piauí
A educação pública foi destacada como instrumento de transformação social durante a visita ao Centro Estadual de Tempo Integral Professora Júlia Nunes Alves, realizada na tarde desta quarta-feira (09/09), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, estudantes e familiares compartilharam experiências sobre as oportunidades proporcionadas pela escola pública e os impactos na vida de suas famílias.
Em um dos depoimentos, a mãe de uma estudante falou sobre a emoção de acompanhar a trajetória da filha. Ela contou que não teve a mesma oportunidade de estudar e precisou começar a trabalhar cedo para sustentar os quatro filhos. Segundo ela, ver a filha tendo acesso a uma educação de qualidade representa também a realização de um sonho que ficou pelo caminho.

“Eu fico feliz porque eu não tive a oportunidade que ela teve. Tenho quatro filhos e sempre trabalhei para sustentar eles. Eu não tinha oportunidade de estudar e me realizei nela”, relatou a mãe.
A mãe também destacou a estrutura atual da escola e lembrou que o local passou por uma grande transformação ao longo dos anos. Segundo ela, o espaço, que anteriormente tinha uma estrutura simples, hoje oferece um ambiente adequado para os estudantes. Ela também ressaltou a importância do ensino em tempo integral para as famílias, principalmente para mães que precisam trabalhar durante o dia.
“Para mim, é uma coisa maravilhosa. Muitas mães têm a oportunidade de deixar os filhos o dia todo na escola e podem trabalhar despreocupadas, porque sabem onde o filho está”, afirmou.
Durante o depoimento, a mãe revelou ainda que decidiu retomar os estudos na própria escola. Ela contou que havia estudado somente até a quarta série e voltou a frequentar as aulas. Segundo ela, professores reconheceram sua capacidade e a incentivaram a continuar estudando e buscar uma vaga no ensino superior.
Estudante relata experiência internacional
Uma das estudantes presentes também emocionou ao falar sobre sua trajetória e a oportunidade de participar do programa “Do Piauí para o Mundo”. Aos 17 anos e cursando o terceiro ano do ensino médio, ela contou que nasceu e cresceu em um assentamento da reforma agrária e sempre acreditou na educação como caminho para transformar sua realidade.
A jovem participou de um intercâmbio educacional em Singapura e afirmou que a experiência mudou não apenas seu currículo, mas também sua maneira de enxergar o mundo e seus próprios sonhos.
“Eu cresci acreditando que a educação era o único caminho capaz de transformar a minha vida. Porém, como muitos jovens do interior, sabia que alguns dos meus sonhos pareciam distantes demais”, declarou.
Segundo a estudante, a oportunidade de viajar para outro país mostrou que investimentos em educação podem ampliar os horizontes dos jovens e transformar aquilo que parecia impossível em realidade.
“Quando o governo investe de verdade na educação, até o impossível começa a virar realidade. A viagem para Singapura não mudou só o meu currículo, mudou a minha forma de ver o mundo e criou os meus sonhos”, afirmou.
Ao final, a estudante agradeceu pela oportunidade e destacou a importância de acreditar na juventude, especialmente nos estudantes do interior.
“Muito obrigado por acreditar na juventude do nosso país e por mostrar, com ações, que o jovem do interior pode conquistar o mundo”, disse.
Programa leva estudantes do Piauí ao exterior
Durante o evento, também foi destacado o programa “Do Piauí para o Mundo”, iniciativa que proporciona intercâmbio educacional e tecnológico para estudantes da rede pública estadual.
A previsão apresentada durante a visita é de que, neste ano, 700 estudantes da rede pública do Piauí participem de experiências educacionais em sete países: China, Coreia do Sul, Singapura, Alemanha, Portugal, Espanha e Estados Unidos.
Os estudantes participam de atividades relacionadas a áreas como tecnologia da informação, empreendedorismo e outras áreas de formação. A proposta é ampliar o conhecimento dos jovens, proporcionar contato com novas culturas e estimular novas perspectivas acadêmicas e profissionais.
Durante a visita, também foi citado o exemplo de estudantes piauienses que participaram de uma competição internacional nos Estados Unidos envolvendo o lançamento de foguetes, demonstrando como as oportunidades oferecidas pela educação podem aproximar os jovens de áreas de alta tecnologia e inovação.
Os depoimentos reforçaram a importância de políticas públicas voltadas à educação e mostraram, a partir das experiências de alunos e familiares, como o acesso a uma escola estruturada e a programas de intercâmbio pode ampliar os sonhos e as possibilidades de futuro dos estudantes piauienses.











