• Paraíba tem o maior número de prefeitos reeleitos no Brasil

    Os eleitores paraibanos reconduziram ao cargo 107 dos 111 prefeitos que tentaram a reeleição nas eleições municipais de 2024, representando uma expressiva taxa de sucesso de 97,3%, conforme os dados divulgados pela Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup).

    Foto: Reprodução

    Neste último domingo (27/10), ocorreram as decisões de segundo turno, nas quais os prefeitos Bruno Cunha Lima (União Brasil), de Campina Grande, e Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, foram oficialmente reeleitos, completando o total de prefeitos reconduzidos. Ambos demonstraram grande aceitação popular, fortalecendo ainda mais o quadro de continuidade administrativa nas principais cidades paraibanas.

    Por outro lado, a Famup informou que quatro candidatos não obtiveram sucesso na reeleição: Geraldo Serafim (MDB), de Cuitegi; Zezinho da Rapadura (PSB), de Lagoa de Dentro; Eudim de Dé, de Riacho dos Cavalos; e Irani Alexandrino (Republicanos), de Coremas. Esses municípios terão novos gestores a partir de 2025.

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 80% dos atuais prefeitos no Brasil garantiram a reeleição. Na Paraíba, o índice de recondução é historicamente alto, com média de 71%. O próximo mandato dos prefeitos reeleitos começa em 1º de janeiro de 2025, dando continuidade ao ciclo administrativo dos próximos quatro anos.

  • Eleições 2024: Coronel Fábio Candido vence em São José do Rio Preto-SP

    O coronel Fábio Candido (PL) foi eleito prefeito de São José do Rio Preto (SP) neste domingo (27/10), vencendo no segundo turno das eleições municipais de 2024 com 59,97% dos votos válidos, enquanto seu oponente, Itamar Borges, obteve 40,03%. Os resultados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração de 100% das urnas.

    Natural de São José do Rio Preto, Fábio Rogério Candido nasceu em 12 de julho de 1972. Com uma longa carreira na Polícia Militar, ele comandou o CPI-5, responsável por 96 municípios do estado, entre 2020 e 2024. Além disso, é professor de Direito e possui mestrado e doutorado em Segurança Pública.

    Casado e pai de um menino, o coronel pretende aplicar sua experiência na área de segurança pública e liderança militar em sua nova função à frente da administração municipal.

    Foto: ReproduçãoCoronel Fábio Candido vence em São José do Rio Preto-SP
    Coronel Fábio Candido vence em São José do Rio Preto-SP
  • Tiago Amaral (PSD) é eleito prefeito de Londrina-PR no 2º turno

    O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) foi eleito prefeito de Londrina (PR) neste domingo (27/10) ao vencer a candidata Professora Maria Tereza (PP) no segundo turno das eleições municipais de 2024. Com a totalidade das urnas apuradas, Amaral conquistou 56,32% dos votos válidos, contra 43,68% da sua adversária, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Nascido em Londrina em 1986, Tiago Amaral é formado em direito e tem uma trajetória política marcada pela atuação como deputado estadual, cargo para o qual foi eleito pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2018 e 2022. Ele é filho do ex-deputado estadual Durval Amaral e, em 2020, havia tentado a prefeitura de Londrina, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), que apoiou Maria Tereza nesta eleição.

    Antes de sua eleição para a prefeitura, Amaral também atuou como controlador-geral do Paranacidade, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, responsável pela aprovação e monitoramento de políticas públicas municipais.

    Foto: ReproduçãoTiago Amaral (PSD) é eleito prefeito de Londrina-PR
    Tiago Amaral (PSD) é eleito prefeito de Londrina-PR
  • Eleições 2024: Anderson (PSD) é reeleito em São José dos Campos-SP

    O atual prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), foi reeleito no segundo turno das eleições municipais de 2024, com 58,30% dos votos válidos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu oponente, o ex-prefeito Eduardo Cury (PL), obteve 41,70% dos votos. A confirmação dos resultados foi feita neste domingo (27/10), após a apuração completa das urnas.

    Anderson Farias, 49 anos, é gestor público e mora em São José dos Campos há três décadas. Casado e pai de três filhos, ele já foi chefe de gabinete de Eduardo Cury, seu adversário na disputa deste ano, e foi eleito vice-prefeito em 2020. Assumiu o cargo de prefeito em 2022, quando o então prefeito Felício Ramuth (PSD) se afastou para concorrer à vice-governadoria do estado.

    Com planos de dar continuidade ao trabalho iniciado com Ramuth, Anderson destacou propostas para fortalecer a colaboração com o governo estadual, com foco na mobilidade urbana, expansão do aeroporto local e segurança pública, incluindo o aumento do efetivo da guarda municipal.

    Foto: ReproduçãoAnderson (PSD) é reeleito em São José dos Campos-SP
    Anderson (PSD) é reeleito em São José dos Campos-SP
  • Eleições 2024: Ricardo Silva (PSD) é eleito prefeito de Ribeirão Preto-SP

    Ricardo Silva (PSD) foi eleito prefeito de Ribeirão Preto (SP) neste domingo (27/10) após uma disputa acirrada no segundo turno das eleições municipais de 2024. Com 100% das urnas apuradas, Silva venceu com 50,13% dos votos válidos, superando seu adversário Marco Aurélio (Novo), que obteve 49,87% dos votos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Silva, de 39 anos, é deputado federal e tem uma trajetória política que inclui um mandato como vereador de Ribeirão Preto, entre 2013 e 2016. Ele já havia disputado a prefeitura em 2020, mas foi derrotado pelo atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB). Nesta eleição, Silva contou com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (MDB) e reuniu uma coligação composta por PRD, PSD, Solidariedade, PDT, Republicanos, PP, MDB, PL, Avante e PSB.

    A chapa vencedora tem como vice-prefeito Alessandro da Silva Firmino, conhecido como Maraca (MDB), advogado e ex-vereador. Além de sua carreira política, Ricardo Silva é oficial de justiça e filho do deputado estadual Rafael Silva, que também já foi vereador de Ribeirão Preto.

    Foto: ReproduçãoRicardo Silva (PSD) é eleito prefeito de Ribeirão Preto-SP
    Ricardo Silva (PSD) é eleito prefeito de Ribeirão Preto-SP
  • Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro

    Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27/10), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

    A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

    Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito.

    Para quem não votou no primeiro turno, o prazo vai até 5 de dezembro.

    “Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual você não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno”, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Entenda

    A ausência às urnas é registrada logo após o pleito. Os prazos de justificativa figuram como períodos que o eleitor tem para regularizar essa ausência sem pagar multa eleitoral. A análise da justificativa apresentada fica sempre a cargo da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

    O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que o eleitor esteve ausente, pode ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo está disponível, de acordo com o TSE, para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso.

  • Paulinho Freire (União) é eleito prefeito de Natal no segundo turno

    O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) foi eleito prefeito de Natal (RN) neste domingo (27/10), ao vencer o segundo turno das eleições municipais.

    Freire obteve 55,34% dos votos válidos, superando a também deputada federal Natália Bonavides (PT), que alcançou 44,66%.

    Freire iniciou sua trajetória política em 1992 como vereador de Natal e, entre 2003 e 2006, atuou como deputado estadual. Também já exerceu o cargo de vice-prefeito da capital e assumiu a prefeitura em 2012, após o afastamento de Micarla de Sousa. Em 2022, foi eleito deputado federal, com mandato até 2027.

    Foto: ReproduçãoPaulinho Freire (União) é eleito prefeito de Natal no segundo turno
    Paulinho Freire (União) é eleito prefeito de Natal no segundo turno
  • Eleições 2024: Marcelo Lima (Podemos) vence em São Bernardo do Campo-SP

    Marcelo Lima (Podemos) foi eleito prefeito de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em segundo turno, na noite deste domingo (27/10). Com 100% das urnas apuradas, Lima obteve 55,73% dos votos válidos, superando o deputado federal Alex Manente (Cidadania), que conquistou 44,27%. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmando as pesquisas que apontavam uma ligeira vantagem para Lima.

    A eleição marca um novo ciclo político para São Bernardo, berço político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reduto do Partido dos Trabalhadores (PT) por 24 anos. Nos últimos oito anos, a administração municipal esteve sob comando de Orlando Morando (PSDB). Marcelo Lima, ex-vereador e vice-prefeito, concorreu sem o apoio de Morando, que lançou sua sobrinha, Flávia Morando, como candidata, eliminada no primeiro turno.

    Aos 41 anos, Lima já foi deputado federal e teve o mandato cassado em 2023 pelo TSE por infidelidade partidária. Sua coligação para a prefeitura inclui o PRTB, PMB, Avante e Agir, e seu plano de governo prioriza a educação. A vice-prefeita eleita é Sargento Jéssica Cormick (Avante), policial militar que assume seu primeiro cargo executivo ao lado de Lima.

    Foto: ReproduçãoMarcelo Lima (Podemos) vence em São Bernardo do Campo
    Marcelo Lima (Podemos) vence em São Bernardo do Campo
  • Eleições 2024: Alexandre Ferreira (MDB) é eleito em Franca-SP

    Alexandre Ferreira (MDB) foi reeleito prefeito de Franca neste domingo (27), após vencer o segundo turno das eleições municipais com 58,63% dos votos válidos, superando João Rocha (PL), que obteve 41,37%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 99,86% das urnas apuradas.

    Veterinário e professor universitário, Alexandre Ferreira nasceu em Ribeirão Preto em 28 de novembro de 1967 e segue agora para seu terceiro mandato como prefeito de Franca. Além da gestão atual, Ferreira ocupou o cargo de prefeito de 2013 a 2017, consolidando uma trajetória de longa atuação no município.

    Foto: ReproduçãoAlexandre Ferreira (MDB) é eleito em Franca
    Alexandre Ferreira (MDB) é eleito em Franca-SP
  • Eleições 2024: Henrique do Paraíso (Republicanos) é eleito em Sumaré-SP

    Henrique do Paraíso (Republicanos) foi eleito prefeito de Sumaré neste domingo (27/10) no segundo turno das eleições municipais, obtendo 58,22% dos votos válidos contra Willian Souza (PT), que teve 41,78%. Com 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado, que confirmou a vitória de Henrique em uma disputa tecnicamente acirrada nas pesquisas.

    Natural de Americana, Henrique Stein Sciascio, de 39 anos, é o atual vice-prefeito de Sumaré, empresário, casado e pai de uma menina. Sua trajetória política começou aos 18 anos, como diretor de Cultura e Turismo de Sumaré.

    Aos 23, tornou-se o vereador mais jovem da cidade, com mandato de 2013 a 2016. Em seguida, foi eleito vice-prefeito e, posteriormente, deputado federal, sendo o primeiro representante de Sumaré no Congresso Nacional.

    Foto: ReproduçãoHenrique do Paraíso (Republicanos) é eleito em Sumaré-SP
    Henrique do Paraíso (Republicanos) é eleito em Sumaré-SP
Carregar mais
Trabalhe Conosco