
Fundação Bradesco oferece curso gratuito de Práticas Administrativas em Teresina
A Fundação Bradesco está com inscrições abertas para o curso profissionalizante de Práticas Administrativas, que será oferecido gratuitamente na modalidade presencial em Teresina. A formação conta com certificação e carga horária diferenciada. Com informações do Themos Vagas.
Voltado para pessoas com idade a partir de 16 anos, o curso integra o programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) da Fundação, que permite aos alunos realizar cursos independentes ou seguir trilhas de qualificação profissional. A proposta é preparar os participantes para ingressar no mercado de trabalho ou ampliar sua atuação empreendedora.
O curso
A formação tem como objetivo capacitar os alunos para apoiar rotinas administrativas em empresas e organizações, contribuindo para a eficiência e organização das operações internas.As aulas ocorrerão no período de 9 de junho a 25 de agosto, sempre no turno da noite, das 19h às 21h, na sede da Fundação Bradesco, localizada na Rua Doutor Clidenor Freitas, 2397, Conjunto Dirceu Arcoverde I, bairro Itararé, em Teresina (PI).
Inscrições
Os interessados devem primeiro manifestar interesse por meio do site: www.fundacao.bradesco/fic. Em seguida, é necessário comparecer presencialmente à unidade, das 8h às 20h, para efetuar a matrícula. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.Foto: DivulgaçãoFundação Wall Ferraz abre inscrições para curso gratuito de Operador de Caixa em Teresina
A Fundação Wall Ferraz (FWF) está com inscrições abertas para o curso gratuito de Operador de Caixa, promovido em parceria com a Federação de Esporte e Cultura e Ação Social do Piauí (FECASP) e a Fundação Taquari. Com carga horária de 70 horas, o curso será ofertado em diferentes locais e horários na capital.
As aulas têm início previsto para o dia 19 de maio e serão ministradas de forma presencial nas seguintes unidades:
FECASP (Centro): segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h – 15 vagas disponíveis
Fundação Taquari (Vale Quem Tem):
- segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h – 20 vagas
- terças e quintas, das 14h às 18h – 20 vagasOs interessados podem se inscrever até o dia 7 de maio, por meio do preenchimento de formulário online disponível no link da bio da FWF. As matrículas presenciais ocorrerão nos dias 8 e 9 de maio, das 8h às 13h, no setor pedagógico da Fundação Wall Ferraz, localizado na rua Firmino Pires, 379, Centro/Sul – Edifício Saraiva Center, 2º andar.
O curso visa qualificar profissionais para o mercado de trabalho, oferecendo capacitação prática e teórica.
Oeiras recebe curso de capacitação para servidores e parlamentares no dia 5 de maio
Após a realização de capacitações na região dos Carnaubais, será a vez de Oeiras receber o curso promovido pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão. A formação acontece no próximo dia 5 de maio, no Cine Teatro de Oeiras, das 14h às 18h, com inscrições gratuitas para servidores públicos, parlamentares e seus assessores.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Câmara Municipal de Oeiras, na sede da Escola do Legislativo em Teresina, ou de forma online, pelo e-mail contatoelepi@gmail.com e pelo WhatsApp (86 99427-6170). Para efetuar a inscrição, é necessário preencher uma ficha cadastral e enviar cópia do documento de identidade.
O curso oferecerá quatro módulos: "Processo e Técnica Legislativa Municipal", com o professor Odonias Leal; "Como analisar o Regimento Interno e a Lei Orgânica para desempenhar um Mandato Eficiente", ministrado por Emanuelito Costa; "Processo Legislativo e Inteligência Artificial", com Valdílio Falcão; e "Como utilizar as redes sociais de forma estratégica no mandato", ministrado por Guilherme Soeiro.
Foto: Divulgação/ AlepiAlém da capacitação, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) será instalada temporariamente em Oeiras, no dia 5 de maio, como parte do Programa Avança Alepi e das comemorações pelos 190 anos do Poder Legislativo Estadual. A programação inclui a oferta de serviços e uma exposição sobre a história do parlamento.
De acordo com o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), a iniciativa visa aproximar a população do Legislativo. "Queremos estreitar os laços com a sociedade, especialmente neste marco histórico. Oeiras tem um papel fundamental, pois foi onde a Assembleia Provincial foi instalada pela primeira vez, em 4 de maio de 1835", afirmou.
DNT 2025: o maior congresso acadêmico do Piauí acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio
O Piauí se tornará o epicentro da inovação e do conhecimento nos dias 28, 29 e 30 de maio, com a realização da 4ª edição do Congresso Direito, Negócios e Tecnologia (DNT), promovido pelo iCEV. Consolidado como um dos principais eventos do estado, o DNT é uma oportunidade ímpar de atualização, networking acadêmico e profissional em diversas áreas. Durante três dias, especialistas renomados compartilharão seus conhecimentos, apresentando as mais recentes tendências e soluções que impactam diretamente o mercado.
O DNT é o único congresso acadêmico no estado que integra os setores público, privado e acadêmico, oferecendo não apenas aprendizado com líderes renomados, mas também a chance de se conectar com oportunidades que têm o potencial de redefinir carreiras. Na edição anterior, contou com mais de mil pessoas envolvidas, e este ano a expectativa é que esse número cresça de forma significativa, com um evento ainda mais robusto em conteúdo e oportunidades.
A programação do DNT 2025 inclui nomes de prestígio nacional, como Gustavo Guanabara, CEO do Curso em Vídeo, Joel Pinheiro da GloboNews e a ministra do TST, Liana Chaib, entre outros.
Para Rayana Agrelio, CEO do iCEV, o DNT é o ambiente ideal para aqueles que buscam se destacar. “O DNT não é apenas um congresso, é o espaço onde os grandes debates acontecem, onde tendências ganham forma e profissionais moldam o futuro. Quem deseja estar na vanguarda do mercado e se conectar com as mentes mais promissoras do país precisa estar aqui”, destaca.
O DNT proporciona aos participantes uma plataforma exclusiva de networking, facilitando o contato direto com líderes de mercado e especialistas que podem gerar novas oportunidades de negócios e impulsionar o desenvolvimento profissional.
Além disso, uma das grandes novidades deste ano é a inclusão do XVII Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI 2025) no evento. Esta integração deve ampliar as discussões em torno da tecnologia e inovação, dando aos participantes uma visão ainda mais abrangente das transformações em curso.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site https://dnt.somosicev.com/
Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 200 cursos on-line gratuitos
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está oferecendo cursos gratuitos on-line para quem deseja se atualizar ou aprender novos temas. São 216 cursos de diferentes áreas, como administração pública, educação e humanidades, estratégia e negócios e tecnologia e ciência de dados. Com informações do Themos Vagas.
Para acessar o conteúdo, basta conferir o catálogo de cursos da FGV e escolher a temática. Entre os cursos mais buscados estão: como organizar o orçamento familiar, como fazer investimentos e fundamentos das relações internacionais.
O estudante que desejar receber uma declaração de conclusão do curso deve fazer um cadastro no ato da inscrição e, no final das aulas, realizar um teste com 10 questões. Se o aluno alcançar a nota mínima 7, recebe o documento.
Os cursos gratuitos da FGV são uma parceria com a Open Education Global (OEG). Segundo a instituição, o modelo de ensino já teve mais de 16,5 milhões de inscrições e a maioria do público é jovem de baixa renda e juventude trabalhadora.
Foto: DivulgaçãoInstituto Coca-Cola Brasil abre 1.000 vagas para curso coletivo online no Piauí
O Instituto Coca-Cola Brasil está oferecendo 1.000 vagas para o curso Coletivo Online, gratuito e direcionado a jovens de 16 a 25 anos com renda familiar de até dois salários-mínimos que tenham concluído ou estejam concluindo o Ensino Médio.
O curso é parte da Plataforma Coletivo Jovem e tem como objetivo orientar os jovens sobre o mercado de trabalho, com dicas práticas sobre currículos, entrevistas e planejamento financeiro. Desde 2009, a plataforma já beneficiou mais de 200 mil jovens e ajudou mais de 60 mil a ingressar no mercado de trabalho.
Faça sua inscrição no site da Solar Coca-Cola.
Disponível em todo o território nacional, o Coletivo Online é realizado via WhatsApp e inclui 11 videoaulas que podem ser assistidas a qualquer momento com uma conexão à internet. Após a conclusão, os participantes recebem um certificado e podem se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas com mais de 400 empregadores parceiros. No Piauí, mais de 1.600 jovens já se formaram pelo programa.
Curso de extensão da Uespi oferece formação em libras para surdos
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), está lançando o curso de extensão “Práticas de Letramentos para o Ensino de Libras como L1 para Surdos”, no Campus de Floriano. Com início programado para o dia 14 de setembro, o curso será oferecido em modalidade híbrida, disponibilizando 40 vagas e certificação de 60 horas. O objetivo é capacitar profissionais da área da educação, membros da comunidade e familiares de pessoas surdas, para o ensino de Libras como primeira língua para surdos.
A iniciativa é coordenada pelas professoras Sheila Borges e Ceiça Ferreira, que unem suas experiências e conhecimentos para oferecer uma formação robusta e prática. “A principal motivação para a gente ofertar esse curso de extensão é a necessidade de formar e informar pessoas da comunidade, profissionais da área da educação e pessoas da família que têm alguém surdo próximo”, explica Sheila Borges.
O curso, que combina teoria e prática, será conduzido por profissionais experientes e contará com a participação de convidados. Essa abordagem visa proporcionar um contato direto entre os participantes e a comunidade, promovendo uma compreensão mais profunda das necessidades e realidades dos surdos.
“Nós vamos trabalhar, explicar a parte teórica, sempre com práticas. Teremos convidados surdos para que as pessoas tenham esse contato inicial, ver de perto, ouvir de perto, conhecer por meio desse contato, entender o que é ser surdo, o que ele precisa”, ressaltou a professora.
O curso visa contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos surdos, oferecendo aos participantes ferramentas e metodologias para melhorar o ensino de Libras. A participação ativa da comunidade surda também é um aspecto central do curso, proporcionando uma troca enriquecedora de experiências.
Com a grande demanda por vagas, as coordenadoras já estão planejando ampliar a oferta do curso para outras modalidades e localidades, como Teresina e ensino remoto.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do formulário online.
Curso de Pedagogia da Uespi lança extensão para inclusão e combate ao capacitismo
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Curso de Pedagogia do Campus Torquato Neto, em Teresina, está com inscrições abertas para o curso de extensão “Desconstruindo o Capacitismo: Caminhos para a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola e na Universidade”. Com uma carga horária de 60 horas, o curso é destinado a acadêmicos de licenciatura e busca promover uma educação inclusiva e acessível e combater preconceitos e estigmas associados às pessoas com deficiência.
O curso terá início no dia 26 de setembro de 2024, com encontros realizados às terças-feiras, sempre às 19h, por meio da plataforma Google Meet. Ao longo das aulas, os participantes serão incentivados a refletir sobre o conceito de capacitismo e a identificar práticas e atitudes que excluem ou marginalizam pessoas com deficiência nos ambientes educacionais.
Segundo a professora e coordenadora do curso, Maria Goreti, o principal objetivo é “analisar as formas de apresentação do capacitismo na escola e ambiente universitário e promover ações anticapacitistas nesses espaços”. Ela enfatiza que a necessidade formativa na área da inclusão é evidente, especialmente para estudantes que já vivenciam o ambiente escolar como professores em formação. “Eles observam atitudes, palavras e expressões que refletem o capacitismo. É necessária uma formação que possibilite ao futuro docente desenvolver estratégias para desconstruir o capacitismo enraizado na escola, bem como na própria universidade”, explicou a docente.
O curso é organizado em módulos online, ministrados por especialistas na área de inclusão escolar, como professores, psicólogos e psicopedagogos. “A proposta é oferecer o suporte teórico e metodológico necessário para que os participantes possam reconhecer o capacitismo em suas várias formas e planejar práticas pedagógicas que fomentem a inclusão”, destaca a professora Maria Goreti.
Ela falou ainda que “o capacitismo é um dos principais obstáculos para a inclusão de pessoas com deficiência em ambientes escolares e universitários. Frequentemente, prevalecem concepções estigmatizantes que questionam a capacidade dessas pessoas de realizar tarefas ou tomar decisões de maneira autônoma e independente. Ela explicou que o termo capacitismo “se refere a atos de discriminação, preconceito ou opressão contra pessoas com deficiência”.
A inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes escolares e universitários enfrenta diversos desafios, que vão além das questões estruturais e arquitetônicas. Segundo a professora Maria Gorete, o capacitismo se manifesta não apenas em barreiras físicas, mas também em atitudes e preconceitos que podem levar à exclusão desses indivíduos. Ela explica que os desafios são abrangentes e incluem a necessidade de um planejamento arquitetônico que considere a acessibilidade e a superação de preconceitos manifestados em expressões e atitudes discriminatórias. “Os desafios vão desde questões estruturais, como a falta de planejamento arquitetônico numa perspectiva inclusiva, até o enfrentamento ao preconceito que se traduz em expressões, atitudes e culmina na exclusão do sujeito”, afirma a professora.
O curso de extensão é direcionado a uma ampla gama de participantes, como estudantes de licenciatura, professores em exercício e a comunidade em geral. A proposta é envolver tanto futuros educadores quanto profissionais já atuantes na área da educação, além de qualquer pessoa interessada em promover práticas inclusivas e combater o capacitismo nos ambientes escolares e universitários.
Interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/N2REN8CСХС2РС3Х56.
SENAI oferece vagas para curso de Mecânico de Motos e Confeccionador de Bolsas no Piauí
A unidade do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) em Esperantina (PI) anunciou que ainda há vagas disponíveis para dois cursos gratuitos: Mecânico de Motocicletas e Confeccionador de Bolsas em Tecidos. Com informações do Revista AZ.
Para se inscrever, os interessados devem estar cursando, no mínimo, o 7º ano do ensino fundamental ou a 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ter pelo menos 16 anos completos. Os candidatos devem apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de escolaridade, registro geral da mãe (para menores de idade), comprovante de residência atualizado, e-mail, foto e telefone de contato no ato da inscrição.
O curso de Confeccionador de Bolsas em Tecidos começou no dia 5 de agosto, e o curso de Mecânico de Motocicletas terá início no dia 21 de agosto. Ambos os cursos são oferecidos nos turnos da tarde e noite.
As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da FIEPI/SESI/SENAI, localizada na Rua Mireta Fortes, ao lado da antiga Maternidade, no centro de Esperantina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone WhatsApp (86) 99925-1508.
G3 Telecom abre 60 vagas em curso gratuito de telecomunicações em Teresina
A G3 Telecom, provedora de internet, está com inscrições abertas para um curso gratuito de Telecomunicações (Fibra Óptica do Básico ao Avançado) em Teresina. São oferecidas 60 vagas para homens e mulheres, com carga horária de 44 horas/aula e certificação ao final. Com informações do Themos Vagas.
O curso tem como objetivo preparar os participantes para atividades de operação, manutenção e planejamento em telecomunicações, abrangendo conhecimentos teóricos e práticos sobre comutação, transmissão, telemática, e equipamentos eletroeletrônicos, entre outros.
Para participar, os candidatos devem ter pelo menos 18 anos, ensino médio completo ou em andamento, e disponibilidade para aulas pela manhã ou tarde. É desejável ter carteira de habilitação para carro. O curso será realizado no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da G3 Telecom, na Av. Pref. Freitas Neto, Q-7, Casa 21, Mocambinho, zona Norte de Teresina. As inscrições devem ser feitas online ou presencialmente até 26 de julho, com início das aulas previsto para 29 de julho.