Relacionamento Empresarial · 30/09/2010 - 13h32

Valorizar clientes é um dos segredos para o sucesso empresarial

Valorizar clientes é um dos segredos para o sucesso empresarial


Compartilhar Tweet 1



Você valoriza seu cliente? Sua empresa existe e continuará existindo se houver consumidores. Assim, que tipo de reconhecimento você faz para agradecer as pessoas que, diariamente, movimentam e geram lucro para o seu negócio?
Quando falo em valorizar cliente não estou referindo-me somente a ofertar produtos de qualidade e preços satisfatórios, pois isso, hoje, é o mínimo a ser oferecido ao mercado por negócios que querem sobreviver.

A valorização a qual refiro-me está ligado ao algo mais, que conquista e transforma clientes em pessoas apaixonadas pelas empresas e que são capazes de defender e divulgar os empreendimentos onde tiveram reconhecimento. Para ilustrar meu pensamento, em nossa vida familiar, não adianta você gostar do seu filho se não diz isso a ele. Claro que um filho sentirá o quanto o pai o ama, porém, ele viverá a intensidade do amor se for verbalizado esse sentimento. Na vida empresarial, a relação de afeto com os clientes deve ser a mesma.

Imagine o quanto um cliente fica empolgado com uma determinada empresa, quando o próprio empresário o recebe e lhe propicia o melhor durante a sua estada. Tenho certeza que o empresário, no papel de cliente teria a mesma satisfação. Existem muitas formas de agradecer e valorizar clientes. Posso citar algumas, como: customizar produtos e serviços; pegar e deixar clientes, através de serviços VIP (Very Important Person); ouvir idéias e sugestões dos consumidores.

Pense o quanto é bom para o consumidor receber uma ligação ou até uma mensagem eletrônica da empresa perguntando se determinado produto ou serviço que ele adquiriu atendeu as suas expectativas. E se for um cartão de feliz aniversário? Eu gosto de receber e você também. Mas, quantas empresas fazem isso?

Outra forma de valorizar cliente é visitá-lo. Pergunto: você visita seu cliente? Em algum momento da existência de sua empresa, você já visitou ou pensou em visitar a pessoa que é a razão para o seu sucesso? Ligue para seu cliente e marque um momento para conversar. Garanto que, de quebra, você ainda terá informações sobre como melhorar a sua atividade. Será uma consultoria gratuita.

Existem muitas outras maneiras de mostrar interesse pelos clientes. Empresários inteligentes estarão sempre buscando formas diferenciadas de atender e se relacionar com sua clientela. Os clientes vivem experiências nas empresas. Quando falo “nas empresas” necessariamente não precisa ser nas instalações físicas nas mesmas, mas em qualquer contato estabelecido entre empreendimentos e seu público-alvo.

Lembre-se que saber agradecer, além de ser uma virtude, é valorizar. Assim, agradeça sempre por tudo. Agradeça ao seu funcionário, que é seu cliente interno, ao seu fornecedor, ao seu concorrente etc. Quando você agradece fica mais fácil pedir. Até a próxima e boa sorte!