Programa de Aquisição de Alimentos -

Governo destina R$ 15,5 milhões para compra emergencial de alimentos em 26 cidades prioritárias

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta segunda-feira (01/07) a destinação de R$ 15,5 milhões para aquisição e doação de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A medida, executada na modalidade Compra com Doação Simultânea via Termo de Adesão, beneficiará 26 municípios priorizados pela Estratégia Alimenta Cidades do MDS.

Segundo a portaria publicada hoje, os recursos serão distribuídos ao longo de doze meses, visando ampliar o acesso a alimentos entre as populações mais vulneráveis, especialmente nas áreas periféricas. A iniciativa faz parte de uma série de ações que inclui a promoção da segurança alimentar e nutricional, considerando o contexto específico de cada território prioritário.

Foto: Reprodução/Agência Gov (MDS).

"A Portaria determina que os alimentos adquiridos serão prioritariamente doados às Cozinhas Solidárias habilitadas pelo MDS, essenciais no combate à fome e à insegurança alimentar", destacou Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS.

As Cozinhas Solidárias, iniciativas da sociedade civil apoiadas pelo governo federal, têm como objetivo oferecer refeições gratuitas a grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo populações de rua. Mais de duas mil cozinhas solidárias estão mapeadas em todo o país.

A Estratégia Alimenta Cidades prioriza municípios com mais de 300 mil habitantes e altas prevalências de insegurança alimentar, além de considerar a quantidade significativa de população em situação de rua. A lista completa das cidades beneficiadas pode ser consultada no site do MDS.

Segue abaixo a lista dos municípios que receberão os recursos:

Rio Branco (AC)

Vitória da Conquista (BA)

São Luís (MA)

Contagem (MG)

Juiz de Fora (MG)

Santarém (PA)

João Pessoa (PB)

Petrolina (PE)

Recife (PE)

Teresina (PI)

Curitiba (PR)

Londrina (PR)

Maringá (PR)

Ponta Grossa (PR)

Niterói (RJ)

Rio de Janeiro (RJ)

Caxias do Sul (RS)

Porto Alegre (RS)

Florianópolis (SC)

Joinville (SC)

Campinas (SP)

Franca (SP)

Osasco (SP)

Ribeirão Preto (SP)

São Bernardo do Campo (SP)

São Paulo (SP)

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco