
Deputado Severo Eulálio defende empréstimos e afirma que créditos impulsionam obras no Piauí
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Severo Eulálio (MDB), saiu em defesa dos novos pedidos de empréstimos encaminhados pelo governador Rafael Fonteles (PT) ao Legislativo estadual.

Nesta quarta-feira (10/06), o parlamentar afirmou que as operações de crédito, que somam aproximadamente R$ 1,5 bilhão, são fundamentais para ampliar a capacidade de investimento do Estado em áreas estratégicas como saúde, infraestrutura e saneamento básico, rebatendo críticas da oposição sobre o aumento do endividamento estadual. Segundo Severo Eulálio, os financiamentos representam instrumentos importantes para garantir a execução de obras e projetos estruturantes em diversas regiões do Piauí.
O deputado destacou que a capacidade de investimento do Estado seria limitada sem o acesso a linhas de crédito oferecidas por instituições financeiras internacionais. Atualmente, tramitam na Alepi propostas para contratação de financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), além de uma operação de R$ 95 milhões destinada à ampliação do acesso ao saneamento básico na zona rural.
Ao defender os projetos, o presidente da Assembleia ressaltou que os recursos obtidos por meio dos empréstimos têm retorno direto para a população por meio de obras, serviços e melhorias na infraestrutura pública. A expectativa é que as matérias avancem nas comissões técnicas da Casa antes de serem apreciadas em plenário. O tema segue entre os principais debates políticos da semana, diante da divergência entre governistas e oposicionistas sobre os impactos das operações de crédito nas contas estaduais.








