Após fortes chuvas -

Governo planeja liberar R$ 1,3 bilhão em auxílio emergencial para ajudar o RS

Nesta terça-feira, o ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o governo federal está trabalhando para liberar mais de R$ 1 bilhão de forma emergencial aos municípios do Rio Grande do Sul, afetados por intensas chuvas. O montante, identificado em diversas fontes, inclui emendas individuais, de bancada, de transferência especial e de comissão.

Os recursos serão direcionados para diversas áreas, tais como auxílio emergencial, distribuição de cestas básicas, suporte à saúde, assistência social, serviços de limpeza, além da reconstrução de rodovias e pontes danificadas. Padilha ressaltou que os parlamentares gaúchos também estão aptos a indicar mais emendas para setores prioritários, como defesa civil, saúde e assistência social, visando agilizar o processo de ajuda aos municípios.

Até o momento, cerca de $542 milhões em emendas já foram pagos, com mais $246 milhões programados para serem enviados até o final desta semana. O ministro destacou ainda que há a possibilidade de remanejamento de recursos, com $448 milhões provenientes da bancada gaúcha disponíveis para essa finalidade.

A liberação dos recursos está condicionada à avaliação do Congresso Nacional para eventuais mudanças na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com previsão de votação até a próxima quinta-feira(09/05).

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco