
FMS multa quatro empresas por descumprir entrega de insumos em Teresina
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina aplicou sanções administrativas a quatro empresas fornecedoras por descumprimento de contratos de insumos destinados a hospitais da rede pública e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As penalidades, publicadas na edição de quinta-feira (05/11) do Diário Oficial do Município, motivaram-se por falhas na entrega, atrasos injustificados e tentativa de fornecimento de materiais com pendências sanitárias.

Entre as falhas apontadas pelas portarias da FMS, destaca-se o desabastecimento de embalagens em papel grau cirúrgico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o que comprometeu o fluxo de esterilização de materiais médico-cirúrgicos da unidade. Outra fornecedora teve lote rejeitado ao tentar entregar insumos com desconformidades sanitárias, recebendo suspensão do direito de licitar com a administração municipal por mais de oito meses.
Além da aplicação de multas financeiras que variam entre R$ 700,00 e R$ 5.600,00, as empresas foram penalizadas com o impedimento temporário de firmar novos contratos com a Prefeitura de Teresina. As noticiadas dispõem do prazo de 15 dias para apresentar recursos administrativos junto ao Núcleo de Sanções Administrativas da FMS antes da consolidação definitiva das medidas.











