
Escolas têm até quarta(10) para inscrever alunos na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia
As inscrições para a 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), considerada a maior olimpíada científica do Brasil, acontecem até quarta-feira (10/05) para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Alunos de diversas unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina participam da competição, que acontece em fase única, no próximo dia 19 de maio.
“Estamos reforçando com os professores e diretores que as inscrições encerram amanhã. É a própria escola que realiza a inscrição dos alunos, online, no portal da OBA (http://www.oba.org.br/), lá tem um tutorial completo para a realização das inscrições”, conta a professora Francisca Regina, coordenadora de astronomia do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE).
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É dividida em quatro níveis, sendo os três primeiros para alunos do Ensino Fundamental e o quarto para os do Ensino Médio. A prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas de acordo com a pontuação obtida em cada nível.
Já se inscreveram na OBA, até o momento, 11 escolas da Rede Municipal que possuem alunos participantes do Cidade Olímpica Educacional. São elas: E. M. Valter Alencar, E. M. Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, E. M. Mário Faustino, E. M. Olímpio de Castro, E. M. Professor José Gomes Campos, E. M. Júlio Lopes Lima, E. M. Professor Manoel Paulo Nunes, E. M. Professor João Porfírio de Lima Cordão, E. M. Angelim, E.M. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e E. M. Nossa Senhora da Paz, onde ocorre uma revisão para a prova, na próxima quinta-feira (11).
Alunos que recebem o Bolsa Família, se forem medalhistas, são beneficiados com Bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr), oferecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico. Nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 o valor da bolsa era de R$100,00 e a partir de fevereiro de 2023 o valor foi reajustado pelo MCTI para R$300,00. Em Teresina, cerca de 100 estudantes recebem este auxílio.
Fonte: PMT