Fortalecer e estimular ideias -

Secretaria de Fazenda lança programa de inovação nesta sexta (26)

A Secretaria Estadual da Fazenda lançou, nesta sexta-feira (26), o programa Inova Sefaz. O objetivo é apoiar, fortalecer e estimular ideias de inovação, tanto no âmbito interno, no que se refere às ações, processos, metodologias, como no âmbito externo, visando propor iniciativas que visam melhorar a prestação de serviços aos piauienses. E essas iniciativas podem ser voltadas para todas as áreas de tributação, seja na área da melhoria da receita, do maior controle das despesas e ainda na melhoria da transparência e fortalecimento do controle interno.  

Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
Governo do Piauí

Segundo o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, o objetivo do programa é fazer com que a Sefaz possa dar continuidade às inovações que vem trabalhando, há mais de duas décadas, só que agora essas iniciativas de modernização serão voltadas para o que é considerado relevante no contexto atual e do governo. “Precisamos, por exemplo, avançar em relação ao uso da Inteligência Artificial, além de outras iniciativas inovadoras que são concatenadas com a ideia do governador Rafael Fonteles de tornar o Piauí o estado mais digital do país. Por meio desse programa, queremos colocar a Sefaz como parceira do Estado, lançando programas, projetos ou iniciativas de inovação”, afirma o secretário.

A solenidade contou com a participação de palestrantes, como o superintendente de Transformação Digital da Seplan, André Macedo, indicado pelo governador para assumir a gestão da futura Secretaria Estadual de Inteligência Artificial e Economia Digital. “Agradecemos pelo convite e tentamos trazer nesse evento não só o conceito de inovação mas também o I² (i ao quadrado), que é poder aliar inovação a mais inteligências. 

E a partir desse primeiro evento, estamos estabelecendo parcerias para evoluir o processo criativo e de inovação da Sefaz com a futura secretaria, a de Inteligência Artificial”, afirma André Macedo, ressaltando que a Sefaz, pela capacidade técnica e humana, deve ser o principal órgão estadual de parceria em relação aos projetos que serão desenvolvidos pela nova secretaria.      

Na ocasião, o superintendente de Gestão da Sefaz, Cristovam Cruz, ressalta que a Sefaz-PI já deu um passo inicial em relação à essa modernização, criando uma diretoria específica para cuidar desse processo de transformação digital, denominada Unidade de Gestão, Inovação e Transformação Organizacional (UNIGEST). E agora inova mais ainda, lançando, por meio da referida diretoria, o programa de inovação da Sefaz-PI. 

“Lançando o Inova Sefaz, a secretaria segue a linha do que prioriza o governo, no sentido de tornar o Piauí um estado pioneiro na área da transformação digital, e também visa estabelecer parcerias com a rede de inovação do Piauí”, disse o superintendente Cristóvam Cruz. 

Segundo o consultor e especialista em inovação, Rodrigo Cavalcanti, é cada vez mais importante discutir essa temática da inovação, principalmente no setor público. “É muito importante esse movimento que o Governo do Estado vem fazendo, pois a inovação é o grande motor que vai levar a secretaria e o próprio governo para onde querem chegar nos próximos cinco ou dez anos. E no caso da Fazenda, é essencial discutir inovação, principalmente após a aprovação da Reforma Tributária”, comenta o consultor.  

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco