Veja o que diz o especialista -

Quanto tempo vive um gato? Veja fatores que podem influenciar nisso

Por mais que os tutores preferissem que os gatos vivessem muitas dezenas de anos ou até para sempre, infelizmente isso não é possível. No entanto, esses bichinhos podem sim viver vários anos ao lado de seu tutor, e alguns cuidados podem ajudar a fazer esse tempo ser o maior possível.

No geral, os gatos domésticos vivem algo em torno de 16 anos. Diferentemente dos cachorros, a raça e o porte dos bichanos não são tão decisivos para determinar se eles vão mesmo viver todo esse tempo ou não, ou se vão passar disso. São outros os fatores que serão importantes nesse sentido.

Foto: Reprodução/Redes sociaisTutora devolve gato adotado há 10 anos para abrigo e motivo irrita web

A seguir, veja quais são os principais fatores que influenciam em quanto tempo vive um gato, segundo a médica-veterinária Priscila Rizelo:

1. Estilo de Vida: Um gato doméstico tem uma expectativa de vida maior do que um que fica mais nas ruas. "Um felino que frequenta as ruas pode contrair doenças infecciosas (FIV, Felv e PIF) e tem maior risco de acidentes, afetando sua expectativa de vida", explica Priscila.

2. Alimentação: Uma dieta equilibrada e adequada às necessidades do gato é fundamental para a sua saúde e longevidade.

3. Cuidados Veterinários: Visitas regulares ao veterinário para exames de rotina e vacinação são essenciais para prevenir doenças e identificar problemas de saúde precocemente.

4. Ambiente Seguro: Proporcionar um ambiente seguro e livre de perigos ajuda a evitar acidentes que podem encurtar a vida do gato.

5. Estresse: O estresse crônico pode impactar negativamente na saúde do gato, por isso é importante minimizar situações estressantes.

Para continuar a leitura, acesse o site Alto Astral.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco