
Favorita? Mulher adota tom diferente ao conversar com o filho e a cachorrinha; assista
Gabriel Padoin Pincinato compartilhou um momento inusitado que evidenciou uma mudança curiosa no comportamento da sua mãe ao interagir com ele e com a cadela da família, uma golden retriever idosa chamada Gaya.
Foto: reproduçãoNo vídeo publicado no Instagram, é possível ver a mãe chegando em casa e, sem pensar duas vezes, deitando-se no chão enquanto conversa com a cachorra em um tom afetuoso e carinhoso. Já para Gabriel, ela acabou esquecendo de falar algo inicialmente, limitando-se a um simples "oi" mais tarde.
A atitude da mãe rapidamente chamou a atenção dos internautas, que se divertiram com a cena e ajudaram o vídeo a viralizar nas redes sociais. Comentários como "E depois dizem que não existe mãe de pet", "Talvez é o sinal pra não morar mais com a mãe" e "Já sabemos quem é o filho(a) preferido da mamãe" mostram a repercussão bem-humorada entre os usuários.
Tartaruga-das-Galápagos tem seu primeiro filhote aos 100 anos em zoológico
Um casal de tartarugas-das-Galápagos, espécie criticamente ameaçada de extinção, tornou-se pai e mãe pela primeira vez aos quase 100 anos de idade no Zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito na sexta-feira (04/04), quando o zoológico compartilhou estar “extremamente feliz” com o nascimento dos quatro filhotes — um acontecimento inédito nos mais de 150 anos de história da instituição.
Foto: Philadelphia ZooOs filhotes são descendentes de Mommy, uma fêmea centenária, e Abrazzo, o macho, que juntos formam o par mais antigo do zoológico. Por enquanto, os pequenos estão sendo cuidados nos bastidores da Casa de Répteis e Anfíbios, onde, segundo o zoológico, estão “comendo e crescendo adequadamente”. Cada um deles pesa entre 70 e 80 gramas, o equivalente ao peso de um ovo de galinha.
O primeiro ovo eclodiu no dia 27 de fevereiro. A equipe de cuidados com os animais segue monitorando os demais ovos, pois há a possibilidade de mais filhotes nascerem em breve.
“Este é um marco significativo na história do Zoológico da Filadélfia, e não poderíamos estar mais empolgados em compartilhar esta notícia com nossa cidade, região e o mundo”, declarou Jo-Elle Mogerman, presidente e CEO do zoológico. Ela também destacou que “Mommy chegou ao Zoológico em 1932, o que significa que qualquer pessoa que tenha visitado o Zoológico nos últimos 92 anos provavelmente a viu”. Segundo Mogerman, a visão do zoológico é que “esses filhotes farão parte de uma população próspera de tartarugas das Galápagos em nosso planeta saudável daqui a 100 anos”.
Considerada uma das tartarugas geneticamente mais valiosas para o plano de preservação da espécie da Associação de Zoológicos e Aquários (AZA), Mommy representa um pilar importante na conservação das Galápagos. A última vez que tartarugas da mesma espécie nasceram em um zoológico credenciado pela AZA foi em 2019, no Riverbanks Zoo and Garden, localizado em Columbia, na Carolina do Sul.
O Zoológico da Filadélfia já planeja uma estreia pública dos filhotes no dia 23 de abril, além de promover um concurso para escolher os nomes dos novos moradores.
Uma das cobras mais venenosas do país é encontrada passeando em motel
O biólogo Gilberto Ademar Duwe, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foi surpreendido por um resgate inusitado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Uma das serpentes mais perigosas do Brasil, a jararaca, foi flagrada “circulando” em um motel da cidade.
O resgate do animal, registrado em vídeo pelo biólogo, ocorreu na garagem de um dos quartos do local. Nas imagens, o especialista ainda faz uma piada: “imagina só, a pessoa chega no motel, sai do carro e se depara com uma jararaca. Isso não ia dar certo”, diz com humor. Veja o vídeo aqui!
Segundo o Ministério da Saúde, o grupo de serpentes ao qual as jararacas pertencem é o principal responsável por acidentes envolvendo cobras no Brasil. Em 2022, 69,3% das picadas registradas no país foram atribuídas a essa espécie.
O resgate de animais como a jararaca é fundamental tanto para o equilíbrio do ecossistema quanto para a área médica. Além de controlar pragas, essa serpente se alimenta de outros animais, e sua peçonha é fonte de substâncias usadas na produção de medicamentos para tratar enfermidades cardíacas e circulatórias, conforme destaca uma publicação do Governo Federal.
Em caso de encontro com serpentes, a orientação é contatar órgãos como a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) ou o Corpo de Bombeiros. É importante lembrar que matar animais silvestres, incluindo cobras, é proibido por lei e constitui crime ambiental, sujeito a multa e até prisão.
Características da jararaca, que é uma cobra venenosa
Conforme o Butantan, esta é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil, tendo várias espécies de jararacas (gênero Bothrops) espalhadas por todo o país. Elas são encontradas da Bahia até o Rio Grande do Sul, por conta da Mata Atlântica. Eventualmente, podem aparecer em algumas regiões do Paraguai e da Argentina, países que fazem fronteira com o Brasil.
As jararacas podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. No que diz respeito ao comprimento, as fêmeas são maiores, podendo alcançar cerca de 1,5 metro de comprimento, ao passo que eles podem chegar a até 1 metro em média, segundo o Butantan.
MT: lobo-guará invade restaurante, mata galinhas e é capturado
Um lobo-guará foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros (CB) na manhã desta segunda-feira (14/04), após invadir um restaurante situado na BR-364, em Jaciara (MT), a aproximadamente 148 km de Cuiabá. O animal atacou funcionárias e matou galinhas presentes no local.
De acordo com os bombeiros, o lobo-guará foi encontrado preso na área de proteção da tubulação de gás do restaurante. Testemunhos apontam que, durante a madrugada, ele tentou atacar uma das funcionárias e matou algumas aves do estabelecimento.
No momento do resgate, o animal apresentava um comportamento hostil, possivelmente por se sentir encurralado. Mesmo após ser capturado, continuava agitado e demonstrando sinais de estresse. A equipe realizou o manejo com cautela para evitar qualquer tipo de risco. Veja o vídeo aqui!
Apesar do susto, o lobo-guará não apresentava ferimentos e estava em boas condições físicas. Ele foi levado em segurança até uma reserva ambiental, onde foi devolvido ao seu habitat natural.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul, podendo alcançar até 1,30 metro de comprimento corporal, com cauda de 40 centímetros e altura de até 1 metro. Seu peso pode ultrapassar os 20 quilos.
A espécie é considerada ameaçada de extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Campanha Abril Laranja reforça luta contra maus-tratos a animais e incentivo à adoção em Teresina
Abril Laranja é uma campanha nacional voltada à conscientização sobre os maus-tratos contra animais. Em Teresina (PI), a iniciativa conta com a participação de órgãos públicos e ONGs que atuam em ações educativas, estímulo à denúncia e incentivo à adoção de cães e gatos.
Foto: reproduçãoRuth Kuna, diretora de Proteção da Biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ressalta a importância da campanha para alertar a população sobre a responsabilidade em casos de abandono ou violência contra os animais.
A ação também tem como foco promover a adoção responsável, com o apoio de instituições como a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), que há 17 anos resgata e cuida de cães e gatos em situação de abandono, preparando-os para ganhar um novo lar.
“É um trabalho que a gente faz há praticamente 18 anos. Acolher, mas não para acumular animais aqui dentro. Eles precisam de um lar”, afirmou a diretora da APIPA, Isabel Moura.
Isabel relata que a superlotação dos abrigos é um desafio constante. A ONG depende exclusivamente de doações para garantir o bem-estar dos animais.
“É importantíssimo esse mês dedicado aos animais, para ver se as pessoas acordam. A população fica esperando pelo poder público e a gente faz na marra. Vai sofrendo, pedindo ajuda todo dia e sendo criticado por muita gente. ‘Ah, mas vocês ficam só pedindo’, mas é porque não tem como manter”, desabafou.
Onde denunciar maus-tratos?
- Disque Denúncia da Semarh: (86) 98112-9958 – também disponível via WhatsApp.
- Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, ao lado do Parque Potycabana.
SSP-PI lança programa “Piauí Livre dos Maus-Tratos” e reforça campanha Abril Laranja
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social e da Diretoria de Defesa Social, lançou na última sexta-feira (04/04), o programa “Piauí Livre dos Maus-Tratos”, com o objetivo de ampliar as ações de proteção aos animais em todo o estado. O lançamento marca também o início da campanha Abril Laranja, mês de conscientização sobre os maus-tratos contra animais.
A ação contou com a presença de diversos órgãos parceiros, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (SEMAM) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
“Hoje estamos dando início a um grande movimento que vai muito além da capital. A proteção animal é uma pauta urgente, e conseguimos reunir em um só evento instituições com o mesmo propósito: proteger nossos animais e garantir seus direitos”, destacou a superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elisete Lima.
Como parte da ação, foi realizada uma blitz educativa na Avenida Raul Lopes, em Teresina, com distribuição de panfletos informativos, orientações sobre como identificar situações de abuso e os canais de denúncia.A campanha Abril Laranja visa não apenas alertar a sociedade sobre os crimes de maus-tratos, mas também estimular a denúncia e o engajamento da população na causa animal. A Coordenadoria de Proteção ao Animal, responsável pelas ações, reforça que a denúncia é fundamental para combater os abusos e garantir que os agressores sejam responsabilizados.
Foto: ReproduçãoCães de rua se arriscam e salvam vida de cachorro atropelado
Dois cães de rua enfrentaram uma rua com grande movimentos de veículos e salvaram a vida de um cachorrinho que foi atropelado depois de fugir de casa. O caso aconteceu na China, no último domingo (30/03), e teve um final feliz: o dono do animal ferido, que sobreviveu, adotou a dupla de heróis.
Câmeras de segurança de casas próximas ao local do acidente registraram toda a ação de bravura dos animais
Nas imagens é possível ver que os três animais estavam correndo juntos, em um dos lados da pista, quando um dos cães vai em direção à pista e é atropelado. O bichinho fica caído até que os outros dois cachorros se aproximam dele. Veja o vídeo aqui!
Os animais cheiram o cão atropelado enquanto automóveis continuam passando. Um caminhão chega até mesmo a passar por cima do cachorro ferido e um carro branco até mesmo desvia da situação.
Até que a dupla de cachorros consegue arrastar o “amiguinho” para fora da pista, levá-lo para a calçada e tirá-lo de perigo. Eles tentam, ainda, acordar o cachorrinho, mas não têm sucesso.
Ao portal MS News, de Singapura, o dono do animal, Sr. Xue, contou que o cachorro passou por uma fresta da porta, deixada pelo homem sem perceber quando saiu para trabalhar. O tutor afirmou que só soube de todo o ocorrido depois que voltou para casa e viu o animal mancando.
Ele, então, decidiu verificar as imagens das câmeras de segurança. Ele disse que ficou com o coração partido ao ver o incidente, mas profundamente comovido pela forma como os dois cachorros de rua arriscaram a própria segurança para levar seu animal de estimação para a beira da estrada.
O cão ferido foi levado ao veterinário, onde foi confirmado que não havia fraturas, apenas ferimentos externos leves. Os dois bichinhos foram adotados pelo Sr. Xue.
Orcas que atacam tubarões podem ter alterado ecossistema na África
O ecossistema marinho funciona como um grande quebra-cabeça e, quando alguma peça sai do lugar, tudo pode mudar. É o que pode ter acontecido na costa da África do Sul. Pesquisadores norte-americanos e sul-africanos perceberam que os ataques de baleias orcas a tubarões-brancos estão afetando o equilíbrio do local de forma agressiva.
Desde 2018, a população de tubarões brancos não é avistada em Seal Island, ilha próxima da False Bay. De acordo com estudo publicado na última semana na revista científica Frontiers in Marine Science, um dos motivos para esse efeito cascata pode ter sido os ataques de Bombordo e Estibordo, nomes das orcas observadas pelos cientistas, aos tubarões.
Para ser considerado equilibrado, o ecossistema precisa da interação de diferentes espécies e, mesmo que alguns predadores, como os tubarões, sejam considerados assustadores, retirá-los do ambiente traz prejuízos significativos.
Por exemplo, sem a espécie desaparecida para controlá-las, as populações de focas-do-cabo e tubarões-de-sete-guelras aumentaram, reduzindo a quantidade de suas presas. Esse efeito cascata pode levar a uma competição intensa por alimentos, resultando na morte de indivíduos mais fracos e até na transformação permanente do ecossistema.
Embora as orcas Bombordo e Estibordo tenham um papel nesse declínio, fatores como pesca excessiva e poluição também podem contribuir para a mudança. Pesquisadores analisam as alterações para entender melhor como preservar o equilíbrio da vida marinha.
“Trabalhos futuros neste local irão se beneficiar da compreensão de como a estrutura e a função da comunidade podem ter sido alteradas e até que ponto elas continuarão a mudar ao longo do tempo”, escrevem os pesquisadores no artigo.
"Axolotes do Minecraft" são descobertos em encomenda dos Correios em Manaus
Três axolotes foram descobertos em uma encomenda na unidade dos Correios na zona centro-oeste de Manaus e resgatados na última quinta-feira (27/03). Esses animais pertencem a uma espécie de salamandra exótica originária do México, atualmente ameaçada de extinção.
Foto: reproduçãoDe acordo com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a presença dos axolotes foi detectada por meio do raio-X utilizado pelos Correios para inspeção de encomendas.
Diante da descoberta, a equipe dos Correios acionou o Ipaam, que, em parceria com o Ibama, realizou o resgate. Os animais estavam escondidos dentro de embalagens junto a outros objetos, numa tentativa de driblar a fiscalização.
Segundo o Ipaam, a criação comercial de axolotes é proibida no Brasil, e sua posse e venda não são regulamentadas. O médico-veterinário Laerzio Neto, colaborador do Ibama, relaciona o crescimento do tráfico ilegal dessa espécie à sua popularização em redes sociais e jogos eletrônicos, como "Minecraft".
Laerzio Neto explica que os principais fornecedores desse mercado clandestino estão localizados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde criadores irregulares mantêm e comercializam os animais sem autorização.
Por se tratar de uma espécie exótica, os axolotes resgatados não podem ser soltos na natureza. A bóloga Gabriela Campelo, da Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam, informou que os animais serão encaminhados a um mantenedor de fauna legalizado, como um zoológico ou criadouro autorizado, para assegurar os cuidados adequados.
O destino final dos axolotes pode ser o Amazonas ou outro estado brasileiro. No momento, os três exemplares estão sob a responsabilidade do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama, localizado na zona sul de Manaus.
Impressionante! Vídeo mostra jararaca engolindo sapo no Parque Serra de Santo Antônio, no Piauí
No último sábado (22/03), durante uma visita ao Parque Estadual Serra de Santo Antônio, em uma área conhecida como Cachoeira do Funil, uma cena impressionante da natureza foi registrada. Um vídeo mostra uma jararaca engolindo um sapo, destacando o ciclo natural de sobrevivência de uma forma impactante.
Embora esse ciclo da natureza possa parecer cruel, é importante lembrar que a natureza tem seu próprio equilíbrio e cada evento faz parte desse processo. Como seres humanos, muitas vezes considerados "invasores", é nosso dever respeitar esse ciclo e não interferir nos acontecimentos naturais.
A experiência serviu como um momento de reflexão sobre a vida selvagem e a importância de observar com cuidado o ambiente ao nosso redor. Como sugestão para os visitantes do parque, é essencial aproveitar o momento, mas sempre com cautela, observando todos os detalhes e respeitando o ecossistema local.
A natureza, por mais impressionante que seja, deve ser respeitada para que continue a florescer e a surpreender com sua vitalidade.