Veja detalhes -

União precisa ampliar recursos para segurança pública, afirma secretário Chico Lucas

Durante participação na II Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2026, acompanhada pelo Portal 180graus diretamente de Brasília, o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, defendeu que a União amplie os investimentos na área.

Segundo ele, os estados enfrentam grandes limitações orçamentárias, já que boa parte dos recursos destinados à segurança pública acaba sendo utilizada para o pagamento das forças policiais.

Foto: 180grausChico Lucas
Chico Lucas

“São milhares de homens nas forças de segurança e isso tem um peso muito grande nos orçamentos estaduais. Muitas vezes isso reduz a capacidade de investimento em equipamentos e tecnologia”, destacou.

O secretário explicou que a União deve assumir um papel mais ativo na indução das políticas públicas de segurança, especialmente por meio do financiamento de equipamentos, tecnologia e infraestrutura.

Nesse contexto, ele ressaltou a importância do Fundo Nacional de Segurança Pública, considerado um dos principais instrumentos para fortalecer os investimentos no setor.

Instagram

Comentários

Canal Zap