Nota de repúdio -

"Palhaçada?" Secretário de Saúde de Canto do Buriti reage a denúncia sobre UBSs fechadas

"Palhaçada", assim descreveu o secretário Municipal de Saúde de Canto do Buriti ao responder uma matéria veiculada pelo Portal 180graus, que relatava denúncias feitas pela população sobre o fechamento das unidades de saúde na manhã desta segunda-feira (1º/07).

Foto: 180graus

O Município de Canto do Buriti, no sul do Piauí, amanheceu no primeiro dia de julho de 2024 com parte de suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos de saúde fechados. A equipe do Portal 180graus visitou algumas localidades após denúncias de populares e constatou a situação. Às 9h08, a UBS Matadouro estava fechada. A mesma situação foi encontrada na UBS Nossa Senhora de Fátima às 9h26 e na UBS Aeroporto às 9h30. Por outro lado, a UBS Centro, a UBS Santo Antônio e a UBS Santa Luz estavam abertas, mas com atendimentos parciais.

Entre em nosso grupo de notícias de Canto do Buriti

Em conversa com o secretário de Saúde, Dr. Carlos Henrique, ele informou que as unidades de saúde estavam fechadas devido à realização de uma conferência, mas que após às 14h estariam funcionando normalmente. No entanto, não houve comunicado oficial prévio sobre o fechamento, o que gerou desconforto e transtornos para a população. Muitas pessoas, inclusive vindas do interior, não conseguiram atendimento e foram encaminhadas ao Hospital Estadual Domingos Chaves, gerido pelo Governo do Piauí. A falta de informação prévia sobre o fechamento das UBSs prejudicou significativamente a população local. Algumas UBSs nem sequer tinham um comunicado impresso em uma página A4 para notificar a população, e as mídias oficiais do gestor informavam sobre a conferência, mas esqueceram de deixar claro a suspensão das atividades nas unidades de saúde.

Após a publicação da matéria pelo Portal 180graus, o secretário de Saúde, Dr. Carlos Henrique, reagiu fortemente, chamando a cobertura de "palhaçada". "Palhaçada esse tipo de matéria, conferência o município é obrigado a realizar e todos os profissionais precisam participar. Conferência foi organizada há muito tempo e foi comunicada a todos. O CEO, CAPS, SAMU está em pleno funcionamento", declarou o secretário.

Foto: Montagem 180graus

Em resposta
Este veículo de comunicação repudia a tentativa de desmerecer, descredibilizar ou tentar podar o que é uma denúncia válida ou não. Uma vez que uma denúncia seja feita, daremos voz e, como foi feito, as autoridades competentes serão notificadas. O espaço segue aberto para eventuais esclarecimentos.

Esta resposta do secretário não apenas desrespeita os cidadãos que foram prejudicados pela falta de atendimento, mas também ignora a responsabilidade de comunicar mudanças nos serviços públicos de forma clara e antecipada. A tentativa de desqualificar a denúncia não muda a realidade enfrentada pela população, que depende dos serviços de saúde para suas necessidades básicas.

O Portal 180graus mantém seu compromisso com a verdade e a transparência, e continuará a dar voz às denúncias da população, exigindo explicações e soluções das autoridades competentes.

Esclarecimentos através do (61) 99650-2473

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco