Eleições 2024 -

Instituto Estimativa está sendo pressionado para não divulgar pesquisa de Teresina

Toda a classe política aguardava com ansiedade a divulgação da nova pesquisa do Instituto Estimativa, prevista para ser divulgada nesta quarta-feira (26/06), com dados sobre as eleições de 2024 em Teresina. Oficialmente contratada pelo Portal R10, tanto o instituto quanto o portal pertencem ao empresário Marcelo Barrada.

Uma fonte interna do R10 informou a esta coluna que o atraso na veiculação da pesquisa se deu após uma conversa ocorrida ainda pela manhã entre Barrada e Jeová Alencar, principal interessado na pesquisa e suposto contratante extraoficial. O deputado estadual teria barrado a divulgação.

A mesma fonte garantiu que a pesquisa será divulgada ainda hoje (26/06). No entanto, caso não seja divulgada, qualquer partido pode solicitar a íntegra da pesquisa junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Este mecanismo de transparência garante que todas as partes interessadas possam obter as informações necessárias para a tomada de decisões informadas durante o processo eleitoral, de acordo resolução 23600/2019 do TSE.

O Instituto Estimativa tem um histórico significativo neste ano, tendo registrado 29 pesquisas eleitorais em diversos municípios piauienses. Essas pesquisas têm sido fundamentais para orientar estratégias políticas e fornecer uma visão mais clara do cenário eleitoral em diferentes regiões.

O espaço está aberto para os citados na reportagem.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco