Veja detalhes -

Guardas municipais ganham protagonismo na segurança pública, diz secretário Chico Lucas

O fortalecimento das guardas municipais foi apontado como uma tendência importante no sistema de segurança pública brasileiro pelo secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas.

A declaração foi feita durante painel da II Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2026, evento que está sendo acompanhado pelo Portal 180graus diretamente de Brasília.

Foto: 180grausChico Lucas
Chico Lucas

De acordo com o secretário, os municípios têm papel estratégico no enfrentamento da criminalidade por estarem mais próximos da população.

“O município é o ente mais próximo do cidadão e tem contato direto com os problemas do dia a dia da população”, afirmou.

Ele destacou ainda que as guardas municipais vêm ganhando protagonismo principalmente em cidades de médio e grande porte, contribuindo para ampliar a presença do poder público na prevenção da violência.

Para ele, a integração entre guardas municipais, polícias estaduais e forças federais é essencial para fortalecer o sistema de segurança pública.

Instagram

Comentários

Canal Zap