• Secretaria do Turismo participa da abertura oficial do Festival de Inverno de Pedro II

    Conhecida como a “Suíça Piauiense”, a cidade de Pedro II recebe a 22ª edição do Festival de Inverno, um dos eventos culturais e turísticos mais importantes do estado. A cerimônia de abertura foi realizada na quinta-feira (19) e contou com representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), patrocinadora oficial do evento, o que reforça seu compromisso em promover o potencial turístico e cultural do Piauí.

    Foto: Reprodução

    O secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, destacou a importância do Festival de Inverno de Pedro II (FIP2) como vetor de desenvolvimento econômico e cultural para o município e a região. “Este festival é uma vitrine para o Piauí, integrando música, arte, gastronomia e o turismo sustentável, além de movimentar a economia local. Nosso papel é fomentar iniciativas como esta, que valorizam o nosso estado e geram oportunidades para a população”, afirma.

    O festival segue até domingo (22) e reúne artistas locais e nacionais em uma programação diversa, com shows gratuitos na Praça da Bonelle e em outros espaços culturais da cidade. Além da música, o evento oferece feira de artesanato, exposições de arte e gastronomia típica.

    Com o apoio da Setur e de outros órgãos estaduais, o evento também reforça o posicionamento de Pedro II como destino turístico sustentável, alinhado às diretrizes da política estadual de turismo. A expectativa é que o festival atraia milhares de visitantes de todo o Brasil, movimentando a rede hoteleira, os restaurantes e o comércio local.

    Sobre o FIP2

    O Festival de Inverno de Pedro II 2025, realizado de 19 a 22 de junho, traz uma programação diversificada em seis palcos espalhados pela cidade. No Palco Opala (Praça da Bonelle), se apresentam grandes nomes da música brasileira, tais como Marina Elali, Eduardo Lages, Baco Exu do Blues, Biquini Cavadão, Criolo, Xande de Pilares, Nenhum de Nós, Samuel Rosa e Detonautas.

  • Festival de Inverno ganha reforço com o projeto Pedro II Experience

    Integrado à programação do tradicional Festival de Inverno de Pedro II, o projeto Pedro II Experience será realizado de 19 a 22 de junho, oferecendo aos visitantes uma imersão única na “Terra da Opala”. A proposta vai além dos grandes shows musicais que marcam o evento, inclui vivências ecológicas, valorização da cultura local e experiências que integram natureza e turismo. Com atividades como trilhas, passeios ciclísticos, trekking e o projeto Bosque do Turista, o evento busca conectar o visitante ao território de forma afetiva e sustentável.

    Foto: Reprodução

    A programação do Pedro II Experience está dividida entre manhãs dedicadas ao ecoturismo e noites voltadas à música e cultura. Das 7h às 10h, os visitantes poderão participar de atividades como o passeio ciclístico pelos principais atrativos turísticos da cidade, trilhas ecológicas guiadas por profissionais experientes e trekking em povoados e cachoeiras da Serra dos Matões. Um dos destaques do projeto é o Bosque do Turista, que oferece uma trilha ecológica conduzida por profissionais, com percurso até a Cachoeira do Salto Liso. Durante a caminhada, os participantes serão convidados a plantar uma árvore.

    “O Pedro II Experience traduz o que temos de melhor, nossa cultura, música, gastronomia, ecoturismo e, acima de tudo, acolhimento. É um projeto que representa o nosso compromisso com a interiorização do turismo e com o fortalecimento da nossa identidade cultural”, afirma o secretário do Turismo do Piauí, Daniel Oliveira, destacando ainda que a iniciativa contribui para o desenvolvimento regional e impulsiona a cadeia produtiva do setor, com impactos positivos que permanecem mesmo após o encerramento do evento.

    Para Rafael Silva, organizador do projeto, o Pedro II Experience nasce com o propósito de inovar sem perder a essência do Festival de Inverno. “A ação é um convite à vivência completa. Queremos que o visitante se encante com os shows, mas também com o nascer do sol nas trilhas e com o rico artesanato. É um formato que une entretenimento e propósito”, afirma.

    O Pedro II Experience é uma realização da Impacto Serviços e Eventos, e conta com patrocínio do Governo do Estado por meio da Secretaria do Turismo (Setur).

  • Artesanato piauiense ganha as passarelas e novos olhares com desfile na CasaCor Piauí

    O artesanato piauiense assumiu o protagonismo da moda, da tradição, da sustentabilidade e da inovação no desfile Semeando Artesanato, realizado na CasaCor Piauí, nessa terça-feira (17). A ação, promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), integra a política pública de valorização do fazer artesanal e da identidade cultural do Estado.

    Foto: Coleção Cactus/Fotos Gilásio Sousa

    O desfile teve como proposta apresentar criações artesanais desenvolvidas pelos artesãos da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, selecionados por sua criatividade e alinhamento ao tema da mostra deste ano.

    Para o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o trabalho da Casa do Artesão Design Mestre Albertino  vai muito além da exposição de produtos. “A Casa do Artesão é um programa de curadoria do artesanato piauiense. Temos um processo de seleção para garantir que o que chega ao público realmente represente a riqueza das nossas tradições. Atuamos tanto no espaço físico, na Central de Artesanato Mestre Dezinho, como de forma itinerante, o que nos permite estar presentes em eventos, como a CasaCor”, explica.

    Essa política de circulação e visibilidade tem permitido que o artesanato alcance espaços antes inimagináveis. “Estamos com 30 modelos desfilando peças que representam diferentes técnicas artesanais, todas feitas com materiais locais e por mãos piauienses. Contamos com o elenco da CasaCor e também com arquitetos convidados desfilando. O resultado tem sido incrível e prova que, quando a gente acredita e investe no que é nosso, o reconhecimento vem”, complementa Ícaro.

    O evento se consolida como um ponto de encontro entre artesãos, arquitetos e designers, promovendo uma integração entre tradição, inovação e identidade piauiense. Na passarela, o público conferiu peças autorais das marcas Bordados da Caatinga, Isa Moema e Casa Cactus, responsáveis por todos os looks apresentados no desfile. Para complementar os visuais, os acessórios foram desenvolvidos pela artesã Daniela Costa e pelo grupo Recaseando, trazendo ainda mais autenticidade às produções.

    A diretora da Sudarpi, Denise Almeida, destacou que o evento é fruto de um trabalho contínuo na valorização da cultura e geração de renda para os artesãos piauienses. “O nome ‘Semeando Artesanato’ representa o que temos feito nesta gestão. Estamos colhendo frutos reais desse trabalho, que envolve cuidado, escuta e valorização do que é nosso. Cada artesão apoiado, cada espaço conquistado, como este na CasaCor, é parte dessa colheita de pertencimento e orgulho do fazer artesanal piauiense”, ressalta.

    Entre os destaques do desfile está a participação da marca Bordados da Caatinga, representada pela artesã Ana Paula, de Dom Inocêncio, no semiárido piauiense. “É uma emoção muito grande. A Fundação Ruralista já desenvolve esse trabalho há mais de meio século e, agora, poder mostrar tudo isso aqui, com tanta visibilidade, é muito gratificante”, comemora.

    Ana Paula destaca que as peças apresentadas seguem a identidade das coleções da marca, com referências da caatinga, elementos florais, inspirações na natureza e na cultura local. “Esse apoio da Casa do Artesão tem sido essencial para divulgar nosso trabalho, criar conexões e encontrar pessoas que realmente valorizam o artesanato feito à mão”, afirma.

    O desfile também contou com a participação de arquitetos da própria CasaCor, que aceitaram o convite para valorizar o artesanato de forma ainda mais simbólica. Laisa Nogueira, uma das profissionais convidadas, falou com emoção sobre a experiência. “É uma honra estar aqui, desfilando para os Bordados da Caatinga e para o artesanato piauiense. Estamos muito felizes de poder demonstrar um pouco da nossa arte e valorizar esse trabalho tão lindo”, destaca.

    A arquiteta Lia Freitas reforçou o sentimento coletivo que uniu artesãos, modelos e convidados. “É muito gratificante contribuir com a divulgação do nosso artesanato, com esse ato maravilhoso de desfilar pela primeira vez. O mais importante é essa oportunidade de mostrar para todos a beleza do que é feito aqui”, frisa.

    O superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, explica que, ao longo do calendário de ações, há um trabalho voltado para dar visibilidade a diferentes tipologias do artesanato, considerando o período e o perfil de cada evento. “Buscamos dar destaque a várias tipologias, desta vez, o foco foi nos bordados e na costura, tudo feito à mão, com muito cuidado e identidade. Esse tipo de oportunidade é fundamental para ampliar o olhar das pessoas sobre o que é o artesanato piauiense”, enfatiza.

  • Livraria Espírita Ramiro Gama da FEPI marca presença no SALIPI 2025

    A Livraria Espírita Ramiro Gama, da Federação Espírita Piauiense (FEPI), instituição religiosa e social, marca presença mais uma vez no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), que realiza sua 23ª edição. O evento deste ano acontece até o dia 15 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos-UFPI. Durante a programação, o público que aprecia a leitura poderá visitar o stand da livraria espírita Ramiro Gama de 9h às 21h30 e conhecer o acervo diverso de obras espíritas que abordam desde temas infantojuvenis até a literatura científica espírita.

    Foto: ReproduçãoLivraria Espírita Ramiro Gama da FEPI marca presença no SALIPI 2025

    Importante destacar que os livros espíritas trazem mensagens consoladoras ao estimular consciência social, individual, compromisso com o meio ambiente, o mundo e as responsabilidades de cada um e da sociedade para a evolução espiritual pautados nos ensinos de Jesus Cristo, o modelo e guia de amor da humanidade. Por isso, as obras se adequam aos diversos perfis de leitores: simpatizantes com a Doutrina Espírita, iniciantes e, também, para aqueles que realizam estudos mais aprofundados.

    Para saber mais informações sobre obras espíritas e horários de atendimentos, entre em contato pelo WhastApp (86) 3221-3021 ou pelo Instagram @livraria_fepi. Importante destacar que a FEPI é uma instituição que realiza diversas ações sociais gratuitas de atendimento à população. 

    Sobre a FEPI
    A Federação Espírita Piauiense (FEPI) foi fundada em 27 de novembro de 1950 e tem como missão social compartilhar a Doutrina Espírita de Jesus com amor, fraternidade e compromisso com o Evangelho. A Federativa é um Instituição localizada na Rua Olavo Bilac, 1394 - Centro - Cep. 64001.280 - Teresina – PI CNPJ - 09.590.068/0001-42. Por meio do Instagram @fepiaui é possível saber mais.

  • Arraiá em Teresina leva festas juninas para os bairros da capital

    O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), está patrocinando o evento Arraiá em Teresina, uma grande celebração junina que tem como principal objetivo descentralizar as festas de São João e levar arte, cultura e tradição para os bairros de todas as zonas da capital.

    Foto: Reprodução

    Com apresentações de quadrilhas juninas, danças típicas, atrações musicais, comidas regionais e muito mais, o evento movimenta a economia criativa local, promovendo a valorização dos artistas e empreendedores dos próprios bairros. A ação reforça o papel social e cultural das festas juninas como expressão de identidade popular e inclusão cultural, além de ser uma oportunidade para geração de renda e fortalecimento das comunidades.

    O Arraiá em Teresina será realizado em diversas localidades, ocupando ruas, praças e quadras com alegria, cores e tradição.

    Confira abaixo a programação completa: 

     Aroeiras

    5º Arraiá da Amizade
      21/06 –  19h30
      Quadra S

     Matinha

    Arraiá da Rua Ceará
      21/06 –  19h
      Rua Ceará, 299

     Santa Maria da Codipi

    Arraiá da Associação de Mães – Festival de Quadrilhas
    26/06 –  19h
      Rua Lourival Mesquita

     Santa Maria da Codipi III

    Arraiá da Amizade
      27/06 –  19h
      Rua Raimundo Doroteia

     Conjunto São Joaquim

    Arraiá do ConSAJO
      28/06 –  19h
      Bairro São Joaquim

     Dirceu II

    Arraiá Cumpade Alberto
      29/06 –  19h
      Praça do Mercado – Dirceu II

     Mocambinho

    Arraiá Movimento e Saúde
      20 e 21/06 –  19h
      Praça da Telemar

     Vila Confiança

    5º Arraiá da Vila Confiança
      21/06 –  19h
      Rua Luiz Ferraz

     Mafrense

    Arraiá do CCBM Mafrense
      29/06 –  19h
      Rua Princesa Isabel

     Macaúba

    Arraiá da Macaúba
      05/07 –  19h
      Associação de Moradores

     Vale Quem Tem

    6º Arraiá da Rua Alagoinha
      05/07 –  19h
      Rua Alagoinha

     Angelim

    Arraiá do Teresina Cristina
      12/07 –  19h
      Clube do IPMT

     Morro da Esperança

    Arraiá das Famílias
      05/07 –  20h
      Rua Alcides Freitas

     Santa Maria das Vassouras

    Arraiá São João Batista
    15 e 17/06 –  19h
    Praça da Comunidade

  • Operadores internacionais percorrem a Rota das Emoções e conhecem potencial turístico do Nordeste

    Até este sábado (14), o Nordeste brasileiro é palco da Famtour Experience Brasil – Rota das Emoções, ação estratégica promovida pela Embratur, em parceria com o Sebrae e com o apoio das Secretarias de Turismo dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como um destino de natureza com infraestrutura, autenticidade e hospitalidade para acolher turistas internacionais.

    Foto: Ascom Setur

    Durante o famtour, quatro operadores de turismo da Espanha e quatro do México percorrem mais de 500 quilômetros da Rota das Emoções, que conecta três dos destinos naturais mais emblemáticos do Brasil: Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE) e Lençóis Maranhenses (MA)

    De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação é fundamental para fortalecer a presença do Brasil nos catálogos e roteiros das principais operadoras internacionais. “Nosso foco é consolidar o Brasil como um destino desejado, competitivo e sustentável. A Rota das Emoções traduz com perfeição esse propósito, ao oferecer experiências que integram natureza, cultura e vivências em comunidades locais”, afirmou Freixo.

    O presidente do Sebrae, Décio Lima, também destacou o papel da rota como produto turístico estruturado e com alto potencial de internacionalização. “A Rota das Emoções é objeto de desejo no mercado internacional. Ações como esta fortalecem e posicionam o destino no exterior, ampliando o mercado para produtos como o turismo de base comunitária, esportes e sol e praia, com foco na diversidade da oferta turística brasileira”, declarou.

    A programação do famtour inclui experiências imersivas que aliam aventura, cultura e sustentabilidade, como passeios de buggy, caiaque em manguezais, revoadas de pássaros, jantares nas dunas e encontros com comunidades locais. Os operadores também têm a oportunidade de degustar a gastronomia regional e conhecer o artesanato típico da região.

    Além das vivências turísticas, os participantes participam de rodadas de relacionamento com prestadores de serviços locais, realizadas nos municípios de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). O objetivo é fomentar oportunidades de negócios e promover a inclusão da rota em pacotes turísticos voltados ao mercado internacional.

    “A aproximação entre operadores estrangeiros e fornecedores locais é essencial para transformar o interesse em negócios concretos. Essa ponte impulsiona não apenas o turismo, mas a economia local de forma sustentável”, acrescentou Freixo.

    O secretário Estadual do Turismo, Daniel Oliveira, reforçou a relevância da ação para a promoção internacional do Brasil.“A Famtour Experience é mais do que uma visita técnica: é uma vitrine da nossa capacidade de receber bem, com qualidade, diversidade de experiências e compromisso com o desenvolvimento regional. A presença dos operadores estrangeiros aqui é uma etapa estratégica na inserção do Brasil nos grandes roteiros internacionais”, afirmou.

    Potencial dos mercados espanhol e mexicano

    Em 2024, Espanha e México estiveram entre os principais emissores de turistas para o Brasil. A Espanha ocupou a 11ª posição, com 132.484 visitantes, enquanto o México foi o 15º maior emissor, com 99.137 turistas no ano.

    Segundo dados da GlobalData (2024), o perfil do público espanhol revela forte interesse por turismo de sol e praia (59,7%), cultural (44,2%), gastronômico (33,8%) e ecoturismo (19,8%). Já os mexicanos demonstram preferência por aventura e esportes (32,3%), turismo sustentável (27,6%), bem-estar (22,8%), além de experiências LGBTQIA+ (4,6%).

    A Rota das Emoções reúne atributos altamente atrativos para ambos os mercados, com paisagens naturais únicas, diversidade cultural, estrutura receptiva e forte apelo ao turismo sustentável, consolidando-se como um dos roteiros com maior potencial de internacionalização do Brasil.

  • Secult anuncia o retorno do Projeto Boca da Noite

    A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) anuncia o retorno do projeto Boca da Noite, marcando mais um importante momento na programação especial que celebra os 10 anos de implementação do órgão no Piauí.  

    Foto: Reprodução

    Fundado em 13 de agosto de 1997, o Boca da Noite é um dos mais tradicionais projetos culturais do Estado. Com entrada franca, os shows ocorrem todas as quartas-feiras no Espaço Osório Júnior, localizado no Complexo Clube dos Diários, em Teresina. O evento leva ao palco sempre uma banda piauiense, com a proposta de valorizar a produção musical autoral, exigindo que pelo menos 60% do repertório apresentado seja composto por músicas próprias dos artistas. 

    O projeto, que já conquistou o público da capital, expandiu sua atuação para mais nove cidades piauienses, consolidando-se como um espaço permanente de visibilidade, valorização e fomento à música produzida no Estado. 

    Após uma pausa iniciada em 2021, em razão da pandemia da Covid-19, a Secult adaptou parte do calendário cultural ao formato virtual, buscando garantir que a classe artística seguisse atuante e remunerada, mesmo diante das restrições sanitárias. Agora, o Boca da Noite retorna ao seu formato presencial, reafirmando seu papel essencial na cena musical do Piauí. 

    Segundo o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o retorno do projeto é motivo de comemoração e compromisso. “O Boca da Noite já é tradicional no nosso calendário e, mesmo com esse desafio que temos enfrentado, não podíamos deixar que o projeto parasse. Ano passado conseguimos concluir todas as apresentações de Teresina, enquanto estávamos estudando a melhor forma de realizar essas lives nas outras cidades. Agora, com o retorno presencial, reafirmamos nosso compromisso com os artistas piauienses e com o público que acompanha fielmente o projeto há tantos anos”, pontuou o secretário de estado da cultura. 

    O lançamento do edital que marca o retorno oficial do projeto ocorre, na sexta-feira (27), dentro da programação das comemorações pelos 10 anos da Secult. 

  • Cidade Junina celebra cultura nordestina com programação gratuita no Teresina Shopping

    A festa mais aguardada do mês de junho em Teresina está prestes a começar. O Cidade Junina, com patrocínio da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) por meio do Sistema de Incentivo ao Turismo (Sietur), acontece nos fins de semana de 13 a 15 e de 20 a 22 de junho, na arena do Teresina Shopping. Com entrada gratuita, o evento promete momentos inesquecíveis para toda a família.

    Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí
    Governo do Piauí

    Com uma ampla programação, que inclui concertos de nomes nacionais como Washington Brasileiro, Raquel dos Teclados e Desejo de Menina, o público do Cidade Junina poderá aproveitar uma programação diversificada que valoriza a cultura regional, com apresentações de quadrilhas, shows de artistas locais e nacionais, feira de artesanato e praça de alimentação com delícias típicas da culinária nordestina.

    O secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, ressalta que este é um momento importante para oferecer lazer gratuito e de qualidade para a população. “É um momento para as pessoas se divertirem, mas sem esquecer das nossas raízes e tradições. Um evento como este gera emprego e renda, além de fortalecer toda uma cadeia turística de Teresina. São pessoas que vêm de cidades e estados vizinhos para aproveitar toda a programação”, ressalta.

    O apoio da Setur reforça a importância do evento para o fortalecimento do turismo cultural no estado. Além de atrair visitantes de outras cidades e aquecer o turismo de eventos, o Cidade Junina movimenta a economia local e exalta o rico patrimônio imaterial do Piauí.

    Sobre o Cidade Junina

    O Cidade Junina é um evento anual que celebra a rica cultura nordestina, reunindo música, dança, culinária típica e artesanato em uma programação diversificada e gratuita. O evento se consolida como uma das principais tradições juninas de Teresina, promovendo entretenimento e valorizando as raízes culturais do Piauí.

    Serviço

    Local: Arena do Teresina Shopping
    Datas: 13 a 15 e 20 a 22 de junho
    Entrada: Gratuita

  • Salipi 2025 celebra cultura e literatura; evento segue até o domingo (15)

    Teresina respira literatura, arte e educação com a 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que segue até o próximo domingo (15), no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com entrada gratuita, o evento tem reunido milhares de pessoas, consolidando-se como um dos maiores eventos literários do país e o maior do Nordeste neste segmento.

    Foto: Reprodução

    Com programação diversificada, o Salipi inclui palestras, oficinas de escrita criativa, lançamento de livros, shows musicais e o 28º Seminário Língua Viva, que promove debates acadêmicos com escritores, linguistas e professores de renome nacional e internacional. Neste ano, o Salipi homenageia a professora, advogada e ativista Sueli Rodrigues, figura marcante na defesa dos direitos humanos e na formação de gerações no estado.

    Para o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o evento reforça o papel do Piauí como polo cultural e formador de leitores e escritores. “O Salipi não é apenas um evento literário, é um movimento de valorização da educação, da arte e da cultura. É com alegria que apoiamos o evento que amplia o acesso à formação literária e fortalece o protagonismo de autores piauienses e nacionais”, afirma o gestor.

    O coordenador do Salipi e presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, destacou que esta edição é uma das maiores já realizadas. “O evento tornou-se ainda mais diversificado e plural, pois além da programação que acontece simultaneamente em vários espaços, o SaLiPi recebe instituições como o TRT, TRE, TJ, TCE, Defensoria Pública, entre outras instituições que oferecem além de uma rica e diversificada programação cultural, vários serviços. A presença dessas instituições no SaLiPi 2025, se soma à parceria que temos com o Governo do Estado do Piauí”, ressalta.

    Um dos destaques desta edição é a Imersão Enem, ação realizada pela Secretaria da Educação (Seduc), que levou centenas de estudantes da rede estadual para uma grande revisão dos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio. A iniciativa reforça a preparação dos jovens em áreas como redação, ciências humanas e matemática, com material didático gratuito, camiseta e aulas-shows.

    Para muitos estudantes, o Salipi é uma experiência transformadora. “É enriquecedor, traz novas perspectivas para nós, como leitores e indivíduos. A gente se conecta com a literatura clássica, mas também com o que é regional, produções que muitas vezes não são tão divulgadas e que estão aqui, produzidas pelos nossos conterrâneos, contando nossas histórias. Isso é muito lindo e importante para a construção da nossa identidade cultural como piauiense”, expressa David Ferreira, estudante de Letras da Ufpi.

    A 23ª edição do Salipi é uma realização da Fundação Quixote e da Ufpi, com apoio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação (CCom), da Secretaria da Cultura (Secult) e da Secretaria da Educação (Seduc). A programação completa do Salipi está disponível no site oficial do evento www.salipi.com.br.

    A programação desta quarta-feira (11) inclui o seminário do jornalista e escritor Lima Neto; o bate-papo “Vozes Negras na Justiça: Reflexões sobre raça, gênero e trabalho – desconstruindo muros e construindo pontes”, com a participação de desembargadores e juízes; além de outras conversas temáticas, como “Desvendando raízes: uma jornada arqueológica pelas histórias de identidade do Piauí”, com Igor Dreidy; “Retalhos históricos”, com o professor Romero; e “Português descomplicado”, com professor Newton Neto. No auditório do Cine Teatro, haverá ainda conferência e mesa-redonda sobre educação inclusiva. A apresentação musical da noite será com Teófilo Lima , a partir das 21h.

  • Castelo do Piauí recebe 2ª edição do Circuito Pedra do Castelo

    No próximo 15 de junho, o município de Castelo do Piauí será palco da segunda edição do Circuito Pedra do Castelo, evento que reúne ciclismo de aventura, adrenalina e turismo de natureza em um dos cenários mais impressionantes do estado: o Parque Municipal Pedra do Castelo.

    Foto: ReproduçãoCastelo do Piauí recebe 2ª edição do Circuito Pedra do Castelo

    A competição, que já se firmou como uma das principais provas do calendário esportivo e turístico da região, reunirá atletas de diversas partes do Piauí e de estados vizinhos. O percurso oferece trilhas desafiadoras, em meio a formações rochosas, mirantes naturais e vegetação nativa — uma combinação que proporciona aos ciclistas uma experiência intensa e imersiva nas belezas naturais do território piauiense.

    O evento conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Piauí (Setur), por meio do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur), reforçando o compromisso da gestão estadual com o estímulo ao turismo esportivo e sustentável.

    “O Circuito Pedra do Castelo é uma prova de que esporte e turismo caminham juntos. Apoiar iniciativas como essa é fortalecer as economias locais, promover nossos atrativos naturais e valorizar o talento dos nossos atletas. É o turismo gerando desenvolvimento”, afirma o secretário do Turismo, Daniel Oliveira.

    A Pedra do Castelo, que dá nome ao parque e ao evento, é uma das formações geológicas mais emblemáticas do Piauí. Cercado por lendas e belezas naturais, o local atrai turistas, ciclistas e curiosos interessados em conhecer mais sobre a história, a geografia e a singularidade da região.

    Além da competição esportiva, o circuito contará com uma programação cultural e serviços de apoio aos visitantes, contribuindo para movimentar a cadeia produtiva do turismo local — como hospedagem, gastronomia, artesanato e transporte.

    Com a proposta de integrar saúde, lazer, esporte e valorização ambiental, o Circuito Pedra do Castelo fortalece a imagem de Castelo do Piauí como destino de turismo de aventura e ecoturismo, consolidando sua posição no cenário estadual.

Carregar mais
Trabalhe Conosco