• Sudarpi divulga edital para seleção de artesãos para o 18º Salão de Artesanato de São Paulo

    A Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), divulgou edital para a seleção de artesãos piauienses interessados em participar do 18º Salão de Artesanato de São Paulo - Raízes Brasileiras. O evento será realizado do dia (28/08 a 1º/09), no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

    Conforme o edital, serão disponibilizadas 15 vagas, sendo 12 para artesãos individuais e três vagas para entidades representativas. O objetivo é selecionar artesãos para a comercialização e divulgação de produtos artesanais piauienses, no espaço coletivo de 80 m², no 18º Salão de Artesanato de São Paulo - Raízes Brasileiras.

    De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a participação da Sudarpi em eventos nacionais de grande porte é uma oportunidade valiosa para a promoção da cultura e do artesanato local. “Já tivemos uma experiência muito positiva na edição anterior, em Brasília, e agora estamos ainda mais motivados para essa edição em São Paulo, uma oportunidade ímpar para promover o artesanato do nosso estado, destacando nossa cultura e tradição para um público diversificado e apreciador da arte”, destacou o gestor.

    As inscrições iniciam no dia (22/07) e seguem até o dia a (29/07), presencialmente na Sudarpi, que fica localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, ou virtualmente por meio do formulário disponível no site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br e nas redes sociais @artesanatopiauiense.

    Da seleção, poderão participar o artesão individual com idade mínima de 18 anos completos na data da inscrição; possuir cadastro no Sistema de Informações do Artesanato Brasileiro (Sicab); Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. 

    A Sudarpi  arcará com as despesas de transporte das mercadorias de Teresina a São Paulo (ida e volta), já os selecionados, deverão arcar com as despesas, a exemplo de hospedagem, alimentação e embalagens.

    Confira o edital clicando aqui.

    Cronograma:

    A inscrição e apresentação da documentação exigida: (22/07 a 29/07) de 2024;
    Análise e avaliação dos formulários: (31/07/2024)
    Divulgação da lista provisória: (02/08/2024)
    Prazo para encaminhamento de recurso: (05/08/2024)
    Divulgação da lista definitiva da seleção: (08/08/2024)
    Reunião preparatória: (15/08/2024)
    Entrega das peças artesanais das propostas selecionadas: (19/08 a 22/08) de 2024
    Período do evento: (28/08 a 1º/09) de 2024
    Devolução das peças não comercializadas: (05/09 a 06/09) de 2024.

  • Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale lança seu quarto livro nesta quinta; intitulado “Visão em Leque”

    O renomado neurocirurgião e escritor Benjamim Pessoa Vale está prestes a lançar seu aguardado quarto livro, intitulado “Visão em Leque”. O evento de lançamento está marcado para o dia (11/07), quinta-feira, às 19h, na Livraria Leitura do Shopping Rio Poty, em Teresina.

    A obra, que conta com um prefácio escrito pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho da Academia Brasileira de Letras, reúne crônicas, prosas, poesias e contos folclóricos que abordam questões sociais, reflexões sobre o trabalho, visões de mundo e as vivências do autor tanto em Teresina quanto em Coelho Neto, no Maranhão, sua terra natal, e no sertão nordestino.

    Foto: Reprodução.

    Benjamim Pessoa Vale compartilha em “Visão em Leque” suas experiências pessoais e profissionais, explorando temas como saudade, família, memórias do sertão e narrativas sobre sua carreira como neurocirurgião.

    “Espero que esta obra desperte nos leitores um novo olhar sobre diversas realidades, promovendo reflexões profundas sobre temas cotidianos e sociais”, destaca o autor sobre seu novo livro.

    Foto: Reprodução

    Além de “Visão em Leque”, Benjamim Pessoa Vale é autor dos livros “Alma Sertaneja”, “Quando eu voltar para o Sertão” e “Retrato Inconcluso”.

    Os interessados estão convidados a participar do lançamento de “Visão em Leque” na Livraria Leitura, localizada no Piso L3 do Shopping Rio Poty.

  • Antes de subir ao palco do Folguedos, Elba Ramalho participou de missa na Zona Leste de Teresina

    Antes de subir ao palco no encerramento dos Folguedos, Elba Ramalho participou de uma Missa na Igreja de Fátima, Zona Leste de Teresina. A cantora, uma das mais emblemáticas do país, com prêmios importantes na música, contagiou a multidão com todo seu gingado.

    Foto: Reprodução

    O 46º Encontro Nacional de Folguedos encerrou neste domingo (07/07) com uma programação repleta de grandes atrações, garantindo uma despedida inesquecível. Entre os destaques estavam as apresentações de Joelma, Elba Ramalho, Raquel dos Teclados e Marcus Julião. 

    Além das atrações principais, a Praça das Tradições contou com a Orquestra Sanfônica, Lázaro do Piauí, o Grupo Afro Cultural Ylu Ayê e o Grupo Afro Coisa de Nego.

    O encerramento do evento foi marcado pela celebração do Bumba Meu Boi do Piauí, uma das maiores riquezas culturais do estado, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial conforme a lei nº 8.170. Os grupos que se apresentaram foram: Estrela da Noite, Capricho da Ilha, Dominador do Sertão, Mimo de Santa Cruz, Dominante da Ilha, Riso da Floresta e Rei da Floresta.

    O evento foi realizado pela New Produções em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Governo Federal, e patrocinado pela Coca-Cola e Equatorial Piauí, através da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec. A entrada foi gratuita e aberta a toda a população, oferecendo uma oportunidade imperdível para apreciar a rica cultura do nosso país.

  • Fábio Novo quer ampliar ensino de xadrez nas escolas de Teresina

    Ao participar do Festival Piauiense de Xadrez, realizado em Teresina, nesse domingo (07/07), o pré-candidato a prefeito, Fábio Novo, afirmou que um dos seus compromissos na área da educação é ampliar o ensino de xadrez e outros jogos nas escolas da rede municipal de ensino da capital.

    Pedagogo por formação, Novo comentou que essas modalidades são importantes para o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, como aumento da concentração, poder de memorização e influencia na socialização. O deputado afirmou também que os jogos são fundamentais para crianças autistas. 

    “Temos, hoje, em Teresina, uma geração de autistas que precisam de atendimento especializado nas escolas municipais. A capacitação dos nossos professores é o primeiro passo. Com isso, queremos ampliar o ensino de xadrez, por exemplo, para o desenvolvimento de autistas”, explicou.

    Foto: Reprodução

    O diretor-geral do Festival de Xadrez, Luís Carlos Sales, comentou que o evento já acontece desde 1995. Neste ano, participaram cerca de 300 alunos de escolas públicas, particulares e de projetos sociais de 15 municípios. No próximo ano, o Piauí será a sede do Festival Nacional de Xadrez.

    “É importante receber aqui o deputado Fábio Novo, porque é um líder político que tem uma visão de como o xadrez é importante para nossas crianças e jovens. Teresina tem um potencial muito grande nessa modalidade. O que necessitamos é de ajuda do poder público para ampliarmos nosso raio de atuação”, disse o professor.

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução

  • Pabllo Vittar e Luar do São João são destaques da penúltima noite do Encontro de Folguedos

    A quinta noite do 46º Encontro Nacional de Folguedos, realizada neste sábado (6/07), foi marcada por uma programação vibrante e cheia de emoções. O evento, que contou com o Nordestão celebrando 20 anos, trouxe as melhores quadrilhas do Nordeste para a competição, onde a quadrilha Luar do São João, do Piauí, consagrou-se campeã.

    Foto: Ascom Secult

    Resultado final do Nordestão:

    1º – Luar do São João-PI

    2º – Dona Matuta - PE

    3º – Fogueirinha -PB

    4º – Paixão Nordestina-CE

    5º – Lua de Prata-PI

    6º – Coração Nordestino-RN

    7º – Imperatriz do Forró -BA

    8º – Amanhecer do Sertão-AL

    9º – Matutos do Rei-MA

    10º – Rala Rala-SE

    Além das competições de quadrilhas, a noite foi abrilhantada com as atrações musicais, Júnior Maska, Henri Dantas, Leylianne Monteiro e Pabllo Vittar, que arrastou uma multidão e manteve a energia do público em alta com um show eletrizante.

    O secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, destacou a importância do evento: “Os folguedos deste ano trouxeram uma conotação nacional. O show da Juliette foi lindo, foi notícia em todos os blogs nacionais. O show da Pabllo Vittar, que é um show junino onde homenageia o Nordeste e o Norte com o batidão tropical, trouxe essa visibilidade. E o Nordestão, uma coisa linda, os nove estados se apresentaram aqui”, enfatizou.

    Foto: Ascom Secult

    Último dia de Folguedos

    O 46º Encontro Nacional de Folguedos encerrou neste domingo (7/07) com uma programação repleta de grandes atrações para garantir uma despedida inesquecível. Entre os destaques estão as apresentações de Joelma, Elba Ramalho, Raquel dos Teclados e Marcus Julião, prometendo animar o público piauiense.

    Horários dos shows:

    Joelma: 20h às 21h30

    Elba Ramalho: 22h às 23h30

    Raquel dos Teclados: 00h às 01h30

    Marcus Julião: 02h às 03h

    Programação da Praça das Tradições:

    Orquestra Sanfônica: 1h30

    Lázaro do Piauí: 20h30

    Grupo Afro Cultural Ylu Ayê: 21h30

    Grupo Afro Coisa de Nego: 22h15

    Celebração do Bumba Meu Boi do Piauí

    O encerramento do 46º Encontro Nacional de Folguedos foi marcado pela celebração do Bumba Meu Boi do Piauí, uma das maiores riquezas culturais do estado, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial conforme a lei nº 8.170. 

    Os grupos se apresentaram foram:

    Estrela da Noite

    Capricho da Ilha

    Dominador do Sertão

    Mimo de Santa Cruz

    Dominante da Ilha

    Riso da Floresta

    Rei da Floresta

    O evento, realizado pela New Produções em parceria com o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Governo Federal, e patrocinado pela Coca-Cola e Equatorial Piauí, através da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec, é gratuito e aberto a toda a população, sendo uma oportunidade imperdível para apreciar a rica cultura do nosso país.

  • Secretário Carlos Anchieta celebra sucesso do Encontro Nacional de Folguedos

    O Secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, ressaltou durante entrevista, na noite da última sexta-feira (06/07), durante o XLVI Encontro Nacional de Folguedos, a importância do Encontro Nacional de Folguedos, realizado em Teresina, como um evento que reúne a diversidade cultural de vários estados brasileiros. Mais do que uma celebração da tradição popular, o encontro também gera um impacto positivo na economia local.

    Foto: 180Carlos Anchieta
    Carlos Anchieta

    "O Encontro Nacional de Folguedos é uma junção de várias culturas, de vários estados aqui dentro do evento. Hoje a gente está recebendo aqui o Nordestão, que é a junção dos próprios estados do Nordeste concluindo a melhor quadrilha vai representar, no Arraiá Brasil lá em Brasília. Então os Folguedos representam tudo isso. É economia, é economia criativa, é a ativação do palco principal, é o movimento flocórico. É uma junção, é um encontro nacional dessas culturas“, destacou Anchieta.

    Encontro Nacional de Folguedos reúne grupos folclóricos de diversas regiões do país, proporcionando um intercâmbio cultural enriquecedor. As apresentações de bumba-meu-boi, quadrilhas juninas e outras manifestações folclóricas encantam o público e celebram a riqueza da cultura popular brasileira.

    As quadrilhas juninas, em especial, ganharam destaque no evento, atraindo grande público e demonstrando a força dessa tradição popular. A qualidade das apresentações e a criatividade dos grupos foram elogiadas por todos, consolidando o Encontro Nacional de Folguedos como um dos principais eventos folclóricos do Brasil.

    Além do impacto cultural, o Encontro Nacional de Folguedos também gera um importante retorno econômico para a cidade, através da criação de empregos, da movimentação do setor hoteleiro e do comércio local.

  • Final do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas marca a 4ª noite do Encontro de Folguedos

    Na quarta noite do 46º Encontro Nacional de Folguedos, a animação foi garantida com a final da série diamante do XIV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas da Fequajupi. O evento destacou e premiou as melhores quadrilhas juninas do estado.

    Foto: DivulgaçãoFinal do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas marca a 4ª noite do Encontro de Folguedos
    Final do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas marca a 4ª noite do Encontro de Folguedos

    Os grandes vencedores do festival foram:

    1º Lugar: Luar do São João de Teresina
    2º Lugar: Lua de Prata de Demerval Lobão
    3º Lugar: Explosão Estrelar de Teresina

    As quadrilhas "Luar do São João" e "Lua de Prata" terão a honra de representar o estado no Nordestão, que acontece neste sábado (6).

    O evento celebra uma rica diversidade de manifestações culturais do Nordeste e Norte do Brasil com o tema: "De Oeiras a Belém: Tradição que só a gente tem". Os destaques musicais no Palco Principal incluíram as vibrantes apresentações de Damásio Neto, Janaína e Banda, Juliette, e Canários do Reino, que agitaram o público.

    No Palco das Tradições, a magia continuou com as emocionantes performances do Boi Renascer do Sertão, Dança Cigana e Grupo Afro Cultural Ijexá (Gaci), que encantaram os presentes com suas apresentações autênticas e cativantes.

    Confira a programação deste sábado (6)

    A quinta noite promete ser igualmente emocionante com o Nordestão  20 anos, trazendo o maior encontro de quadrilhas juninas do Nordeste. Teresina será, pela quarta vez, o palco deste grandioso evento. As quadrilhas participantes são:

    - Piauí 1: Luar do São João
    - Piauí 2: Lua de Prata
    - Maranhão: Matutos do Rei
    - Ceará: Paixão Nordestina
    - Rio Grande do Norte: Coração Nordestino
    - Paraíba: Fogueirinha
    - Pernambuco: Dona Matuta
    - Alagoas: Amanhecer do Sertão
    - Bahia: Imperatriz do Forró
    - Sergipe: Rala Rala

    Além das apresentações das quadrilhas juninas, a noite será animada por uma programação musical de peso.

    Palco Principal:

    - Junior Maska: 20h
    - Henri Dantas: 22h
    - Pabllo Vittar: 23h
    - Leylianne Monteiro: 01h

    Palco das Tradições:

    - Marcos da Sanfona: 19h30 às 21h30

    Não perca essa noite repleta de cultura, tradição e muita animação! Venha celebrar conosco no 46º Encontro Nacional de Folguedos. O evento segue até o domingo (7), totalmente gratuito e aberto a toda a população.

    O 46º Encontro Nacional de Folguedos é uma realização da New Produções, Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Governo Federal, e patrocinado pela Coca-Cola e Equatorial Piauí, através da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura – Siec.

  • Murilo Huff se apresenta nesta sexta-feira (05) no “Viva São João de Teresina

    Em sua última noite de evento, o Viva São João de Teresina, evento idealizado pela Prefeitura de Teresina e realizado pela Fundação Municipal de Cultura promete levar centenas de Teresinenses para conferir Murilo Huff e outras atrações nacionais.

    O evento com entrada gratuita que está acontecendo na Ponte estaiada, Mestre João Isidoro França, tem como programação da noite de hoje, Murilo Huff, Pegadões do Forró, Meu Xodó de Pernambuco e Banda na Pressão.

    O Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Stanley Freire, comentou que os três primeiros dias de evento foi um sucesso, com muita organização e segurança.

    “Hoje, é o último dia de festão e ficamos felizes em dizer que tivemos um evento lindo, limpo e organizado com segurança e muita diversão. As atrações de hoje prometem muito ao público”, enfatizou Stanley Freire.

    O evento está previsto para começar às 19h com a banda na Pressão, às 20h com Pegadões do Forró, 22h meu xodó de Pernambuco e meia noite entra Murilo Huff.

  • Joelma é confirmada como atração surpresa para o encerramento do Folguedos em Teresina

    A cantora Joelma foi oficialmente confirmada como atração principal do show de encerramento do 46º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí, que acontecerá neste domingo (07/07), na Arena do Teresina Shopping. O evento, que celebra a cultura e tradições populares com o tema “De Oeiras a Belém: Tradição que só a gente tem”, contará com diversas atrações musicais e culturais.

    Inicialmente, rumores circulavam sobre a possível participação da cantora paraense no evento, mas a ausência de seu nome na lista oficial de atrações gerou dúvidas entre os fãs. A confirmação oficial veio como uma surpresa agradável para os admiradores da artista, que aguardam ansiosamente por sua apresentação.

    Foto: reproduçãoEsperantina prepara uma das maiores festas juninas do Piauí com Joelma Calypso e grandes atrações

    Além de Joelma, o domingo será repleto de outras apresentações musicais, incluindo a Orquestra Sanfônica, Marcus Julião, Raquel dos Teclados e Elba Ramalho. As apresentações prometem encerrar o evento com chave de ouro, proporcionando ao público uma noite inesquecível.

    Durante o fim de semana, o evento também contará com shows de grandes nomes da música brasileira. Na sexta-feira, 5 de julho, a ex-BBB Juliette subirá ao palco, enquanto no sábado, 6 de julho, será a vez da drag-queen Pabllo Vittar agitar o público teresinense.

    Os organizadores do 46º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí ainda não divulgaram o horário exato em que Joelma se apresentará, mas a expectativa é alta para sua performance, que promete ser um dos pontos altos do evento.

    O Encontro Nacional de Folguedos do Piauí é uma celebração anual que reúne diversas manifestações culturais e artísticas, promovendo a riqueza das tradições populares da região. Com uma programação diversificada e atrações de peso, o evento se consolida como um dos principais festivais culturais do estado, atraindo turistas e moradores locais em busca de entretenimento e cultura.

  • Primeira noite do Encontro Nacional de Folguedos reúne cerca de 5 mil pessoas

    A noite de abertura do 46º Encontro Nacional de Folguedos, nessa terça-feira (2), foi um sucesso, marcando o início de uma semana repleta de cultura, tradição e muita animação. As atrações foram o Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, da Fequajupi, que lotou as arquibancadas, e a programação musical que reuniu mais de 5 mil pessoas na arena dos shows.

    Foto: DivulgaçãoPrimeira noite do Encontro Nacional de Folguedos reúne cerca de 5 mil pessoas
    Primeira noite do Encontro Nacional de Folguedos reúne cerca de 5 mil pessoas

    “É quase meio século de programação, de festival, um evento consolidado que os teresinenses e piauienses aguardam ansiosamente. Quando o ano começa, as pessoas já ficam perguntando: 'quando vão ser os Folguedos?' Este ano fazemos homenagens ao Pará e à cidade de Oeiras, com atrações como Pinduca e Gaby Amarantos, misturando estilos que também fazem parte dos Folguedos e da cultura popular. O movimento junino está forte aqui, com 11 quadrilhas por dia competindo para escolher a melhor do estado do Piauí", comentou o secretário da Cultura, Carlos Anchieta. 

    A abertura das atrações musicais ficou por conta de Gonzaga Lu e Trio Asa Branca, que trouxeram um forró autêntico e contagiante, seguido pelo carisma e ritmo de Pinduca, um dos ícones da música paraense. Para fechar a noite com chave de ouro, Whashington Brasileiro animou o público com seu repertório de sucessos, garantindo que ninguém ficasse parado. 

    Programação do segundo dia

    O Piauí é referência no movimento junino, com quadrilhas de norte a sul, todas bem trabalhadas, ensaiadas e produzidas. Este ano, além dos Folguedos, tem o Nordestão, que traz as nove melhores quadrilhas do Nordeste para uma linda disputa.

    E o segundo dia do 46º Encontro Nacional de Folguedos promete ser igualmente emocionante como o primeiro dia, com uma programação rica e diversificada. Nesta quarta-feira (3), a partir das 19h, o Festival Estadual de Quadrilhas Juninas da Fequajupi continua com as seguintes apresentações:

    - Nossa Fé – Cocal

    - Paixão Matuta – Palmeirais

    - Farrapos – Barras

    - Rainha do Cangaço – Buriti dos Lopes

    - Paixão Nordestina – Cajueiro da Praia

    - Asa Branca do Agreste – Teresina

    - Estrela Junina – Cajueiro da Praia

    - Tradição Nordestina – Barro Duro

    - Dona Zabumba – São Miguel do Tapuio

    - Marruás – Porto

    - Fole da Sanfona – Teresina

    Além das apresentações das quadrilhas juninas, a noite será animada por uma programação musical de peso. A partir das 20h30, Junior Viana subirá ao palco, trazendo seu estilo único e carisma. Em seguida, às 22h, será a vez de Gaby Amarantos, conhecida por sua energia contagiante e hits que misturam ritmos regionais da região Norte com influências modernas. Para fechar a noite, a banda Mastruz Com Leite promete fazer todo mundo dançar com seus clássicos do forró.

    O 46º Encontro Nacional de Folguedos segue até o domingo (7), totalmente gratuito e aberto a toda a população. Realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura, governo federal, e patrocinado pela Coca-Cola e Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), celebrando a diversidade e a riqueza da cultura do Norte e Nordeste com muita música, dança e alegria.

Carregar mais
Trabalhe Conosco