Dia "D" · 19/09/2019 - 11h41 | Última atualização em 19/09/2019 - 12h16

Valença do Piaui | Multidão vai às ruas numa caminhada de valorização a vida


Compartilhar Tweet 1



Em Valença do Piauí uma multidão foi as ruas, na manhã desta quinta-feira (19/09), numa caminhada alusiva ao Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio.

A concentração foi às 7 horas em frente ao Terminal Rodoviário.

A ação contou com apoio da Prefeitura Municipal de Valença do Piaui, Secretaria de Saúde, Saúde da Família, CAPS e CAPS ad.

 


Fonte: AsCom
Comentar
Prevenção ao suicídio · 18/09/2019 - 16h37 | Última atualização em 18/09/2019 - 16h58

Valença do Piauí | Hospital Regional realiza ações do Setembro Amarelo


Compartilhar Tweet 1



O Hospital Regional Eustáquio Portela em Valença deu início nesta segunda-feira (16/09), as atividades do Setembro Amarelo que trata sobre a prevenção ao suicídio. Com informações do Portal V1.

De acordo com a diretora Lucilia Marreiros as ações estão concentradas na realização de rodas de conversas na recepção e no pronto socorro e visitações as enfermarias.

Na sexta-feira está prevista a realização de uma missa nas dependências do hospital. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório que aponta que uma pessoa se suicida a cada 40 segundos em todo o mundo e para cada concretização, são realizadas em média três tentativas.

No Brasil, o movimento Setembro Amarelo iniciou-se em 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1
    Foto: reprodução/Portal V1

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Será realizado no Ginásio Poliesportivo de Valença do Piaui, na próxima quarta-feira (18/09), às 19h, um amistoso de futsal entre as equipes JES, atual campeã piauiense e vice-campeã da taça de futsal X Selecionados de Valença.

Ainda terá uma preliminar com futsal feminino com as equipes Real Sociedade (Inhuma) e Opção (Valença).

A entrada custa apenas 02 kg de alimento.

O evento será realizado pelo vereador Leilivan Martins e conta com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Esportes e Lazer de Valença.

 

 


Fonte: AsCom
Comentar
Campo Simão Torres · 09/09/2019 - 23h30 | Última atualização em 10/09/2019 - 08h32

Abertura do 3º campeonato rural de futebol amador acontece no povoado Isidoria, em Valença


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu a abertura do 3º campeonato rural de futebol amador, neste sábado (07/09), no povoado Isidoria, no campo Simão Torres “Irati”, zona rural de Valença do Piaui. As informações são do Valença News.

A primeiro jogo foi entre as equipes Isidoria x Flamenguinho, terminando com o placar de 03 a 02 para Isidoria, que comemorou a primeira vitória.

A prefeita Ceia Dias, esteve presente com a secretária de saúde Ilana Reis, onde na oportunidade a administração municipal, através da secretaria obras, serviços e transportes, entregaram a construção de uma arquibancada e bancos de reservas para melhor acomodar a torcida e os atletas.

Os moradores agradeceram pelas melhorias no campo e também estão muito animados pela volta do campeonato do povoado.

    Foto: Reprodução/Valença News
    Foto: Reprodução/Valença News
    Foto: Reprodução/Valença News
    Foto: Reprodução/Valença News

 


Fonte: Reprodução/Valença News
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Valença do Piaui, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e a Superintendência do Ministério da Agricultura do Piaui, realizará a 1º Feira de Agricultura Famíliar e Artesanato Rural, dia 18 de setembro, a partir das 08:00 horas da manhã na praça Teodomiro Lima Verde, centro de Valença.

    AsCom

 


Fonte: AsCom
Comentar
Independência do Brasil · 09/09/2019 - 09h22 | Última atualização em 09/09/2019 - 09h26

Veja como foi o 7 de Setembro em Valença do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Em Valença do Piauí, o 7 de setembro não passou despercebido, mesmo não havendo desfile oficial, a população foi a rua prestigiar o desfile do Centro Estadual de Tempo Integral Maria Antonieta que desfilou com 370 pessoas entre alunos e educadores apresentando a temática “Nossa Educação, Meio Ambiente Nossa Fonte de Vida”. As informação são do Portal V1.

O desfile foi abrilhantado com a participação do Grupo de Idosos Bem Viver e da polícia militar. 

    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1
    Foto: Reprodução/Portal V1

 


Fonte: Reprodução/Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Valença do Piauí completa 257 anos no dia 20 de setembro, e para comemorar, a prefeitura municipal vai promover dois dias de muita festa com excelentes atrações.

No dia 19, terá muita música com o cantor Bill Coimbra, Banda Forró Bandido e João Velloso, no CSU, a partir das 22 horas. Já no dia 20, a festa fica por conta de Felipe Envolvente, Caninana e Tome Forró, no Parque Deyanne Lima Verde, a partir das 22 horas.

    AsCom

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Maria Antonieta realizará neste sábado (07/09), Dia da Independência do Brasil seu tradicional desfile cívico. Cerca de 370 alunos desfilarão pelas ruas da cidade com saída da Praça da Prefeitura e percorrendo as ruas de Valença.

O desfile contará também com a participação da 2ª Companhia da Policia Militar, Grupo de Idosos Bem Viver e da Ordem DeMolay.

Para esse ano o tema do desfile será: Nossa Educação, Meio Ambiente Nossa Fonte de Vida. O desfile está marcado para as 07h da manhã.

 


Fonte: Reprodução/Portal V1
Comentar
Em Valença do Piauí · 28/08/2019 - 10h40 | Última atualização em 28/08/2019 - 13h19

'Setembro Amarelo' será aberto com palestra na Câmara dos Vereadores


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira (28/08), a partir das 18:00 horas no plenário da Câmara de Vereadores, palestra de abertura da Campanha Setembro Amarelo com o tema: “valorização da vida”.

O mês se setembro, será dedicado a prevenção do suicídio e as autoridades, buscando junto sociedade mecanismos que possam evitar esse tipo de acontecimento.

A secretaria de saúde vem desenvolvendo várias ações para levar divulgar as informações e junto com sociedade prevenir fatalidades. A iniciativa conta também com o apoio dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), Regina Reis e João Rufino.

A secretária de saúde Ilana Reis, agradece a presença de todos, neste evento importantíssimo para a população valenciana.

 


Fonte: Portal Valença News
Comentar
Vítima de parada Cardíaca · 28/08/2019 - 10h20

Falece em Teresina a esposa de ex-vereador de Valença do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Faleceu a senhora Neuza Maria, esposa do ex-vereador de Valença, Tico Adriano, devido a uma parada cardíaca, na noite desta terça-feira (27/08), em Teresina.

Segundo o filho da senhora Neuza, Fabio Adriano, ele e sua mãe estavam em Teresina, onde ela realizava exames, quando após a consulta, ainda na parte da manhã, passou mal e foi levada para a UPA do Promorar, onde foi atendida, no entanto, no final da tarde, ela sofreu uma parada cardíaca e apesar dos esforços não foi possível salvá-la.

O velório acontece na sua residência na rua Areolino de Abreu, bairro Amando Lima. Dona Neuza que era natural da região de São João da Canabrava.

 


Fonte: Portal Valença News
Comentar
Com atividades já tradicionais · 27/08/2019 - 13h00

SEMAS de Valença do Piauí promove dia de lazer para os Idosos do CCI


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS), com o apoio da Prefeitura municipal de Valença do Piauí, promoveu mais um dia de lazer para os idosos nesse domingo (25/08), no Centro de Convivência dos idosos (CCI), bairro Valencinha.

O evento contou com as já tradicionais atividades como os jogos de dama, baralho, dominó e o forró pé de serra ao vivo, além do lanche e almoço para todos os presentes.

    Foto: Portal Valença Online.com

 


Fonte: Portal Valença Online.com
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Valença do Piauí, em parceria com os técnicos do CRAS I e CRAS II, realizou na quinta-feira (22/08), uma reunião com as pessoas carentes e deficientes sobre o Passe Livre Intermunicipal.

O Passe Livre Intermunicipal é um benefício respaldado pela Lei 5.583, de 11 de julho de 2006, que garante às pessoas com deficiência física, mental, auditiva, visual, autismo e síndromes similares comprovadamente carentes, o direito de viajar gratuitamente entre as cidades do Estado do Piauí

Na reunião foi tratado sobre a documentação necessária para dar requerer o benefício, renovar e viajar, também foi ressaltado que o passe é um direito assegurado por Lei e deve ser garantido.

    Foto: Reprodução / Facebook

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Toda a comunidade de Valença do Piauí é convidada a participar dos festejos de São Raimundo Nonato, que acontecem entre os dias 22 e 31 de agosto de 2019 no bairro Lavanderia. Veja o convite na integra:

"Amados do eterno, eis que nosso padroeiro nos convida para um encontro com Cristo através dos Festejos em preparação a grande festa de São Raimundo Nonato e sempre inspirados em nossa mãe e intercessora Maria Santíssima, trabalhamos este ano com o tema: “fazei tudo o que ele vos disser”  (Jô 2,5). Desse modo, obedientes a palavra, estaremos realizando um dos mais ardentes e criativos festejos.

A sua presença, de seus familiares e amigos nos alegrará imensamente. Agradecemos em nome dos Padres Antônio Carlos pároco, Pe. Klebert Viana vigário paroquial, Balbino e Evandro diáconos e a coordenadores da comunidade São Raimundo Nonato."

Confira abaixo a programação:

 

 


Fonte: Portal Valença News
Comentar
Em unidade escolar · 21/08/2019 - 08h50 | Última atualização em 21/08/2019 - 08h52

Secretaria de Saúde de Valença do Piauí realizou atividades sobre higiene bucal


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Valença do Piauí realizou nesta terça-feira (20/08), uma serie de atividades na unidade escolar professor João Calado no bairro São Francisco.

Foram realizadas palestras sobre os cuidados com a saúde bucal, após as palestras foi feita aplicação tópica de flúor nas crianças, jovens e adultos presentes, também foi assunto os cuidados com a escovação correta para proteger os dentes.

As palestras foram feitas pelo Dr. Dávillo e a participação da equipe de profissionais da unidade básica de saúde (UBS) do bairro Iêda Lima Verde, enfermeira Anna Kaline e técnica bucal Francimere.

    Foto: Portal Valença News

 

 


Fonte: Portal Valença News
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma caminhada pelas principais ruas de Valença marcará a abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A programação começa nesta quarta-feira, 21 e se estenderá até o dia 28 de agosto.

O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Para esse ano o tema escolhido é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

A APAE Valença, em nome do seu presidente Dr. Luiz Roberto Santos Martins e senhora Rosa Santos Martins de Castro e toda equipe agradecem a participação de todos. Em novembro próximo, a APAE Valença completará 36 anos de fundação. 

 

 

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Valença do Piauí realizará a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla entre os dias 21 e 28 de agosto.

Confira a programação do evento:

Dia 21:

Caminhada pelas principais ruas de Valença.

Dia 22 (a partir das 08h da manhã):

Apresentação de peça teatral na Sede da APAE Valença.

Dia 23 (a partir das 08h da manhã):

Apresentação do Grupo de Flauta com o professor Carlos Tenório na Sede da APAE na Rua Ozires Martins 322 no Bairro Novo Horizonte.  

Dia 24 (das 07h às 11h):

Brechó no Terminal Rodoviário

Dia 25 (às 19h):

Santa Missa.

Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo no Bairro Novo Horizonte.

Dia 26:

Show de calouros com a participação da cantora Raquel Moura.

Dia 27:

Apresentação do grupo junino Tindolelê e atividades recreativas com a equipe do Centro de Treinamento Funcional na Sede da APAE

Dia 28:

Atividades de lazer no Clube do Sinte.


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Muncipais de Educação, o Prof. Kássio Gomes, Dirigente Municipal de Educação de Valença do Piauí, aproveitou para conversar com o Dr Alexandre Lopes, Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)sobre Censo Escolar, funcionamento de creches e outras ações do instituto que é o maior órgão estatístico do MEC.

Na pauta, o funcionamento regular da creche Pro-Infância Deyanne Lima Verde que desde a sua inauguração há quase uma década vem sendo mantida pela Secretaria Municipal de Educação e pela Prefeitura.

“A nossa expectativa é que nos próximos anos a creche possa receber recursos para a sua manutenção”, ressaltou o Prof. Kassio Gomes.

    Foto: Ascom

 

 


Fonte: Ascom
Comentar

A Secretária de Assistência Social Ielva Melão realizou, nesta quarta-feira (14/08), uma palestra facilitada pelos psicólogos técnicos do CRAS I e CRAS II junto as futuras mamães que integram o Grupo Ser Gestante.

O momento aconteceu no espaço destinando as atividades de grupo, o Centro Social Urbano (CSU). A palestra teve como temática a Importância da Prevenção de Psicopatologias na Gestão e Pós-Parto.

O momento foi de muito diálogo, esclarecimentos e troca de experiências entre as gestantes que integram o grupo, momentos como este tornam-se de extrema importância para as gestantes, pois propõe trabalhar o cuidado tanto durante o processo gestacional, quanto após o nascimento do bebê, sempre buscando orientar sobre os procedimentos de prevenção necessários para obtenção de um bem estar coletivo.

    Foto: Reprodução Facebook

 

 


Fonte: Reprodução / Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Valença do Piauí, vem trabalhando as atividades do mês “agosto dourado” e nesta quarta-feira (14/08), foi realizado com sucesso um evento na unidade básica de saúde (UBS) do bairro Iêda Lima Verde.

As gestantes receberam as orientações dos profissionais do posto, onde os cuidados com alimentação materna, teste da linguinha, pré-natal odontológico e como devem ser os procedimentos com os recém nascidos foram bem debatidos.

As palestras foram proferidas pela enfermeira Kallyne, fonoaudióloga Elaine Moura e pelo dentista Dávilo. No final todas as futuras mamães receberam os kits bucal e outras orientações importantes.

    Foto: AsCom / Secretaria de saúde de Valença do Piauí

 

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Valença do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Participou da abertura oficial do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, o Secretário de Educação do município de Valença do Piauí, Professor Kássio Gomes.

O evento foi aberto com a palavra do Presidente Nacional da Undime, Aléssio Costa, e contou com a presença do Governador da Bahia, Rui Costa. Outras autoridades também estiveram presentes no evento, entre elas, o senador Flávio Arns; o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira, e o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Carlos Endo Macêdo.

 Logo após a abertura, os educadores participaram da conferência "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", ministrada em conjunto pelo professor e pesquisador, José Marcelino de Rezende Pinto; o filósofo, Cipriano Carlos Luckesi, e a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin.

 

 

Comentar
17º Fórum Nacional · 14/08/2019 - 13h20 | Última atualização em 14/08/2019 - 13h47

Evento da Undime conta com participação do secretário de educação de Valença do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O Secretário Municipal de Educação de Valença do Piauí, Professor Kássio Gomes, estará participando entre os dias 13 e 16 de agosto do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

O evento da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), acontece na Costa do Sauípe, em Mata de São João, município baiano, e reúne aproximadamente 2 mil Secretários de Educação dos 5570 municípios brasileiros. Kássio Gomes faz parte da Delegação piauiense que participa do Fórum.

Ele é um dos Delegados que escolherão a nova Diretoria Nacional da Undime, instituição da qual ele também faz parte. Entre os assuntos a serem discutidos no evento estão o financiamento, a gestão e a aprendizagem, pilares da educação brasileira.

Confira mais detalhes sobre o evento na página do fórum.

    Foto: Divulgação

 

 


Fonte: AsCom
Comentar

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SeMAS) de Valença do Piauí, através da secretária Ielva Melão, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu, neste domingo (11/08), mais um dia de lazer para os idosos no Centro de Convivência dos Idosos (CCI). O evento foi o primeiro a ser realizado no 2º semestre deste ano e ao mesmo tempo alusivo ao “Dia dos Pais” com direito a lanche e um farto almoço para todos e ainda muito forró pé de serra e jogos de dama, baralho e dominó além de outras atividades.

A secretária Ielva Marcou presença junto com a coordenadora Maisa Alencar e as demais colegas que promovem o evento e se mostraram felizes. O portal valencaonline.com conversou com alguns idosos que disseram que a secretária municipal de assistência social Ielva Melão é muito atuante, e ela sempre trata aos idosos, com atenção, carinho e dedicação.

 

 


Fonte: Por Portal Valença Online
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) realizou, nesse fim de semana no município de Valença, o projeto Caravana Juventude Ativa que beneficiou jovens com oficinas de break, de rima e poesia, além da organização de batalha de MCs.

As atividades aconteceram em alusão ao Dia do Estudante e ao Dia da Juventude, celebrados nos dias 11 e 12 de agosto, respectivamente.

"Tivemos a participação de jovens que já fazem parte de outros movimentos no município, como grupos de valorização das culturas afrodescendentes. Foi a partir da organização desses jovens que se organizou a batalha de MCs. O objetivo também foi mostrar aos jovens de Valença a cultura hip hop como uma cultura de resistência”, disse a coordenadora técnica Maria Simone.

No sábado (11/08), ainda ocorreu uma gincana com perguntas e respostas para estudantes das escolas de Valença e um desfile de moda.

    Foto: Cássia Sousa

 

 


Fonte: CCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

O Campus Valença do Instituto Federal do Piauí (IFPI) publicou nesta terça-feira (13/08), o resultado final da chamada pública para vagas nos cursos técnicos em Administração e Agropecuária.
Os candidatos que quiserem interpor recursos contra o resultado poderão fazê-lo nos dias 14 e 15 de agosto, das 9h às 16h, no Serviço de Protocolo do Campus.

Confira os resultados preliminares:

Administração

Agropecuária

Lista geral - aprovados e indeferidos

 

 


Fonte: IFPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Valença do Piauí promoveu nesta manhã (12/08), uma linda comemoração em alusão ao dia dos pais que foi nesse domingo dia (11/08), foi servido um belo café da manhã e sorteios de presentes para os pais que exercem alguma função na administração pública.

A prefeita Ceiça Dias deu início a solenidade com uma linda homenagem para os pais, onde mencionou a importância de que um pai tem para à família, e pediu a eles que buscassem o fortalecimento espiritual para melhor orientação aos seus filhos.

O secretário de esportes e lazer Jeová Bonfim em nome de todos os pais presentes, agradeceu a prefeita pela homenagem e pelo café ofertado, afirmou o quanto se sente feliz por ser pai e compartilhar essa alegria com os demais colegas.

    Foto: Secom/ Valença do Piauí

 

 


Fonte: Secom/ Valença do Piauí
Comentar