O outro lado do Paraíso -

Saiba identificar o que é o ciúme doentio, como o de Gael na novela

Na atual novela das 9h da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”, o personagem Gael, vivido pelo ator Sergio Guizé, morre de ciúmes de Clara, interpretada pela atriz Bianca Bin. Ele, por exemplo, não gosta de vê-la cumprimentando amigos ou mesmo que ela tenha um celular.

Casos assim não acontecem apenas na ficção. Por esse motivo, é importante estar atento para que a pessoa não se torne obsessiva como Gael ou se tornar alguém que aceita esse tipo de comportamento, assim como Clara na novela.

De acordo com a psicóloga Ellen Moraes Senra, o que difere um ciúme normal, daqueles que todos nós sentimos, de um ciúme doentio, geralmente, são as manifestações do indivíduo.

Segundo a especialista, quem manifesta um nível doentio de ciúme vê ‘maldade’ em tudo, não importa se é um familiar, uma criança, alguém de seu convívio ou qualquer pessoa fora de seu relacionamento. “Todos esses elementos representam uma ameaça real para a pessoa ciumenta, ainda que não seja de fato”.

- Logo, se seu parceiro ou parceira se sente constantemente ameaçado, isso pode ser um sinal alarmante de que o ciúme está se tornando patológico – alerta.

Ellen comenta que o tratamento para o ciúme doentio é o mesmo para qualquer emoção disfuncional ou desregulada: a psicoterapia focada no problema. “Existem abordagens e técnicas específicas para o tratamento e o próprio grupo psicoterapêutico de apoio pode ser uma saída.”

A psicóloga relata que a melhor maneira do parceiro ajudar é sendo sincero e apontando os momentos exatos em que os comportamentos do outro está sendo exagerado ou prejudicial. “É importante alertar o companheiro. O portador do ciúme só buscará ajuda quando for capaz de enxergar sozinho que está apresentando um problema emocional.”

- A cura só existe após essa identificação e reconhecimento como um problema. Quem sente ciúmes doentio precisa entender que seu sentimento está fora dos padrões da normalidade e reconhecer que está prejudicando o seu funcionamento normal, social e sua relação amorosa – conclui.

Fonte: Com informações do Notícias ao Minuto

Comentários

Trabalhe Conosco