Suspendeu efeitos anterior · 30/03/2020 - 10h55

Mão Santa acata decisão judicial; veja novo decreto


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Mão Santa acatou a decisão judicial da 4ª Vara Cível de Parnaíba e em novo decreto suspendeu os efeitos do anterior, determinando ainda que devem ser adotadas providências para o cumprimento da decisão, noticiou o Sam Post em 1ª mão.

Veja novo decreto:

 

Comentar
Mesmo na crise do coronavírus · 30/03/2020 - 10h08 | Última atualização em 30/03/2020 - 10h11

Secretários pré-candidatos a vereador devem se desincompatibilizar dos cargos


Compartilhar Tweet 1



Até o momento, os prazos eleitorais não sofreram alterações. Por isso os secretários pré-candidatos a vereador devem deixar suas pastas até o dia 04 de abril, seis meses antes das eleições, como previsto em norma.

Na Prefeitura, por exemplo, temos Samuel Silveira, Caio Bucar, Zé Filho, Venâncio Cardoso, Sheyvan Lima, dentre outros.

Comentar
Decisão da 4ª Vara Cível · 29/03/2020 - 09h10 | Última atualização em 29/03/2020 - 09h37

Wellington Dias fala sobre decisão que suspendeu decreto de Mão Santa em Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias, após ter ciência da decisão da juíza da 4ª Vara Cível de Parnaíba suspendendo o decreto do prefeito Mão Santa, falou ao Sam Post.

“O Povo agradece aos que trabalharam por esta vitória: Ministério Público e Procuradoria que entrou como litisconsorte. E ao judiciário que de forma ágil e pelo compromisso com o povo decidiu respeitando a lei e pela vida. Vamos fazer cumprir”.

Comentar
Marcada para este sábado (28) · 27/03/2020 - 13h57 | Última atualização em 27/03/2020 - 18h27

Grupo fará manifestação pelo retorno das atividades econômicas em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Grupos ligados à direita no Piauí, alinhados com o discurso de Jair Bolsonaro, marcaram para sábado (28) manifestação pela modificação do decreto de fechamento total das empresas e atividades comerciais e serviços. A notícia é do Sam Post.

Segundo a advogada Rubenita Lessa, que participa da organização do evento, tudo ocorrerá “dentro dos limites do decreto estadual e municipal, visto que não haverá aglomeração de pessoas nem carros de som. Apenas nos deslocaremos no interior dos carros como forma de mostrar ao Governador e Prefeito que precisamos manter as medidas de prevenção e precaução da transmissão do covid-19, sem matar o sustento das pessoas e empresas”.

    Divulgação

 

Comentar
Diante da decisão · 27/03/2020 - 12h27 | Última atualização em 27/03/2020 - 18h28

Wellington Dias reage à decisão de Mão Santa de abrir o comércio em PHB


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias diz que o Ministério Público e a Procuradoria do Estado estão estudando juridicamente uma solução para Parnaíba, diante da decisão do prefeito Mão Santa de liberar atividades econômicas.

Dias afirma que a preocupação de proteger a economia é valida, mas que o atual momento envolve risco a vida, principalmente ao considerar que Parnaíba é um polo, atraindo pessoas de outros estados.

Como antecipado pelo Sam Post, Wellington Dias procurou diálogo ainda ontem com Mão Santa, após o prefeito ter assinado decreto liberando as atividades econômicas a partir desta sexta-feira (27/03). Assessores do prefeito de Parnaíba afirmaram ao Sam Post, que não voltaria atrás no decreto.

Comentar
'Gestor eficiente' · 27/03/2020 - 08h47 | Última atualização em 27/03/2020 - 18h42

Senador Ciro Nogueira lamenta a morte do prefeito de São José do Divino


Compartilhar Tweet 1



O senador Ciro Nogueira lamentou e prestou condolências aos familiares do prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, falecido nesta madrugada, segundo o Sam Post.

“Duas vezes prefeito de sua cidade, fez gestão eficiente e buscou desenvolver o município para o bem de seus concidadãos.
Mesmo distante, abraço familiares, amigos e admiradores do prefeito, cuja morte abre um vazio na política e na gestão pública de São José do Divino”, escreveu o senador.

 

Comentar
Confira o decreto · 26/03/2020 - 19h24 | Última atualização em 26/03/2020 - 20h50

Prefeito Mão Santa libera atividades econômicas em Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, por meio de decreto, autorizou a retomada das atividades econômicas no município.

Conforme decreto, os estabelecimentos devem evitar aglomeração de pessoas e criar escalas de trabalho, organizar o espaço e adotar outras formas de evitar disseminação do coronavírus.

 

Comentar
Ato simples e fechado · 26/03/2020 - 11h55 | Última atualização em 26/03/2020 - 20h54

Sílvio Mendes se filia ao PP


Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Teresina Sílvio Mendes se filiou ao Progressistas. Teve até foto de Silvio para mostrar o feito.

“É com muita alegria que anuncio a filiação do ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, ao nosso partido.

O ato foi simples e fechado por causa da pandemia do Coronavírus. Mas a grandeza dessa filiação nos enche de orgulho e alegria”, informa Ciro.

 

Comentar
Agindo por telefone e WhatsApp · 25/03/2020 - 16h19

PEC para unificar eleições: Elmano diz que tem apoio de 14 senadores


Compartilhar Tweet 1



O senador Elmano Férrer é autor da PEC que propõe transferência das eleições municipais para 2022. Para a PEC começar a tramitar no Senado, ela precisa de pelo menos 27 assinaturas. Elmano informou ao Sam Post que já fechou com 14 senadores.

O senador está agindo por telefone e WhatsApp em busca de convencer seus pares.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os vereadores de Teresina participaram nesta quarta-feira (25/04) da primeira votação eletrônica a distância.

É importante ressaltar a mudança de paradigma no Poder Legislativo municipal, estadual e federal com a instituição da votação eletrônica telepresencial.

 

Comentar
Reagiu com emojis · 25/03/2020 - 16h11 | Última atualização em 25/03/2020 - 16h16

Bolsonaro apoia internauta que diz não poder deixar de trabalhar por causa do isolamento


Compartilhar Tweet 1



O presidente Jair Bolsonaro usou seu perfil no Twitter para comentar mensagem de uma internauta que afirmou não poder deixar de trabalhar por causa do isolamento.

“Tenho um pai idoso acamado, uma mãe idosa que é sua cuidadora. Tenho plena consciência dos cuidados que preciso ter com a saúde deles, deixando-os sem visitas, infelizmente, somente contato telefônico. E não posso deixar de trabalhar pq a minha renda é muito necessária”, postou a seguidora.

Bolsonaro reagiu com emojis de apoio.

 

Comentar
Hora de união e bom-senso · 25/03/2020 - 16h06

Flávio Dino: salvar vidas e proteger a economia


Compartilhar Tweet 1



O governador do Maranhão, Flávio Dino, não pretende deixar Bolsonaro usar do discurso pró-economia sozinho. Ele informou que participará de reunião com os governadores do nordeste, e depois com todos os estados.

Segundo postou: “É hora de união e bom-senso para vencer as dificuldades, salvar vidas e proteger a economia”.

 

Comentar
Responsabilidade sobre a vida · 25/03/2020 - 16h02

Frente Nacional de Prefeitos: Prefeitos repudiam declarações de Bolsonaro


Compartilhar Tweet 1



A Frente Nacional de Prefeitos, em nota oficial, declarou repúdio à fala de Jair Bolsonaro

No documento, a entidade reafirma sua responsabilidade sobre a vida das populações dos municípios, e questiona se o Ministério da Saúde corrobora o pronunciamento do presidente da República.

Leia na íntegra a nota:

 

Comentar
Governadores se esbaldam · 25/03/2020 - 13h55

Rede Globo destaca fala de Wellington Dias rebatendo Bolsonaro


Compartilhar Tweet 1



A fala de Wellington Dias rebatendo o pronunciamento de Jair Bolsonaro vem sendo destacada dentro do jornalismo da programação televisiva da Rede Globo. Jornal da Globo, Jornal Hoje e também no canal fechado Globo News são apenas alguns dos exemplos, segundo o Sam Post.

A sentença é simples. Governadores do Nordeste já “nasceram” contra Bolsonaro, diferente, por exemplo, de governadores como Dória e Witzel, que ficaram a personificação de Bolsonaro somente após os primeiros meses de seus mandatos. A Globo é contra Bolsonaro. Os governadores também: é juntar a fome com a vontade de comer.

Cabe ressaltar que Ronaldo Caiado, governador de Goiás, declarou que rompeu seu apoio político para Jair Bolsonaro, e Dória, governador de São Paulo, classificou como desastrosa a conversa de hoje com o presidente da República. Witzel, do Rio de Janeiro, disse que continuará seguindo as diretrizes da OMS.

Os governadores se esbaldam.

Comentar
Manifestou-se em vídeo · 25/03/2020 - 11h48

Wellington Dias rebate Bolsonaro: No Piauí a vida humana tem valor


Compartilhar Tweet 1



O governador do Piauí Wellington Dias manifestou-se em vídeo após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro.

WD diz que o corona vírus não se trata de uma “gripezinha”, que embora sua família tenha boa saúde, não quer expor ninguém ao vírus.

O governador diz que não se sabe como cada pessoa reagirá ao vírus, e que gripezinha não deixa pessoas semanas na UTI como tem acontecido.

Ele finaliza dizendo que mesmo com os problemas econômicos que virão, é hora de preservar a vida, que acredita em Deus, na ciência, e que no Piauí as vidas humanas importam.

Assista o vídeo na íntegra:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina Firmino Filho disse, durante entrevista à Tv web Política Dinâmica, que existe a possibilidade das aulas continuarem suspensas.

“Muito provavelmente teremos mais 15 dias, mas vamos viver um dia após um dia, uma semana após uma semana”, pondera Firmino. Ele ainda voltou a declarar que a prioridade nesse momento é fortalecer o isolamento social.

Comentar
Estava sentindo os sintomas · 24/03/2020 - 14h55

Firmino Filho testa negativo para coronavírus


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina, Firmino Filho, informou ao Sam Post que testou negativo para coronavírus. Ele resolveu realizar o teste porque se sentiu febril na noite de sexta-feira. Firmino informou também que realizou o teste no sábado e até receber os resultados estava totalmente isolado.

O prefeito fez a declaração durante transmissão ao vivo na TV Web do site Política Dinâmica. O Sam Post participou da entrevista de Firmino junto com os jornalistas Marcos Melo e Gustavo Almeida.

Comentar
Até a próxima semana · 24/03/2020 - 13h19 | Última atualização em 24/03/2020 - 14h22

Deputado Júlio Arcoverde e família estão em quarentena; sogro dele tem o coronavírus


Compartilhar Tweet 1



O deputado estadual Júlio Arcoverde informou ao Sam Post que ele e sua família toda estão em quarentena até a próxima semana.

O sogro de Júlio, Segisnando Alencar, foi diagnosticado com coronavírus e, embora ele esteja bem e já tenha sido liberado pelos médicos, a família precisa ficar em quarentena por ter tido contato.

“Estão todos bem aqui em casa, graças a Deus. É apenas uma questão de precaução”, afirmou Júlio.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O boletim oficial da Secretaria de Saúde do Piauí confirmou na noite desta segunda que seis pessoas estavam infectadas pelo coronavírus no Piauí. Os mesmo dados de ontem. Na sequência, o empresário João Claudino Júnior foi confirmado também com a covid-19. A dúvida surgiu: afinal de contas são seis ou sete pessoas confirmadas com o coronavírus no Piauí.

O Sam Post entrou em contanto com o coordenador de comunicação do governo do estado, Alisson Bacelar, que informou que o fato do empresário ter testado positivo para coronavírus será incluído no boletim oficial de amanhã (24).

“Os exames do João Claudino Júnior foram enviados para o Laboratório Hermes Pardini, e só chegaram em Teresina após o fechamento do boletim da Sesapi”, comunica Bacelar.

“Ele será incluído no boletim desta terça-feira. Os exames dele não foram feitos no Lacen do Piauí”, conclui o coordenador de comunicação.

Comentar
Presidente estadual · 23/03/2020 - 16h46 | Última atualização em 23/03/2020 - 16h56

Usando máscara, Evaldo Gomes filia Fábio Dourado ao Solidariedade


Compartilhar Tweet 1



O presidente estadual do Solidariedade, Evaldo Gomes, registrou o momento de filiação do vereador Fábio Dourado ao seu partido.

Ambos de máscara. Segurando a ficha de filiação com a ponta dos dedos.

 

Comentar

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, usou seu perfil no Facebook para pedir engajamento virtual dos usuários. Firmino sugere que internautas mudem a capa em seus respetivos perfis no Facebook.

“Para quem quer ajudar a informar e estimular as pessoas a entrarem nessa luta. Vamos mudar nossa capa de Facebook!”, postou Firmino.

 

Comentar
Covid-19 · 23/03/2020 - 16h31 | Última atualização em 23/03/2020 - 16h41

Iracema também defende que Fundo Eleitoral seja destinado ao combate à pandemia do coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Iracema Portella também declarou em suas redes sociais que defende a destinação do Fundo Eleitoral, no valor de R$ 2 bilhões, bem como dos recursos que seriam gastos no dia da eleição, de mais R$ 2 bilhões, para o combate ao coronavírus no país.

A parlamentar acompanha o posicionamento do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que defende o adiamento das eleições deste ano.

De acordo com Iracema, a Justiça Eleitoral recebe recursos de aproximadamente R$ 8 bilhões por ano e metade desse dinheiro também poderia ser doado para a Saúde.
Somando tudo, seriam mais R$ 8 bilhões aplicados no combate ao Covid-19.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O senador Marcelo Castro, que foi ministro da Saúde no governo Dilma, também foi questionado pelo Sam Post a respeito da possibilidade de se adiar as eleições municipais devido à pandemia do coronavírus.

“Sou a favor de que eleições devam seguir o calendário normal, mas se essa epidemia se prolongar muito, vamos perder as condições efetivas de fazer as eleições”, pondera Castro.

Marcelo diz que não tem um termômetro do Congresso, mas que conversa com outros senadores: “todos afirmaram que depende da evolução do coronavírus no Brasil”.

Caso a curva do coronavírus permaneça uma ameaça à população, Marcelo informou que apoia uma eleição próximo ano, com um mandato de cinco anos para coincidirem todas as eleições, ou prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos.

Comentar
Estava marcada para dia 23/3 · 22/03/2020 - 18h34 | Última atualização em 22/03/2020 - 18h43

Firmino Filho cancela anúncio do candidato; nova data ainda não foi definida


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Teresina, Firmino Filho, informou ao Sam Post que decidiu cancelar o anúncio oficial do candidato, que estava marcado para acontecer no dia 23 de março.

A nova data ainda não foi definida. Firmino e seus aliados consideram que não existe clima para tratar de outro assunto que não seja conter o avanço do coronavírus.

Comentar
Flexibilização de orçamentos · 20/03/2020 - 13h36 | Última atualização em 20/03/2020 - 13h50

Ciro Nogueira fala sobre aprovação do decreto de calamidade


Compartilhar Tweet 1



Segundo o senador Ciro Nogueira, uma vez aprovado o decreto de calamidade, haverá a flexibilização de orçamentos com o intuito de destinar recursos para o combate ao coronavírus.

Ele comentou sobre a importância do decreto em suas redes sociais. 

 

Comentar