
Wellington Dias defende ampliação de políticas sociais para combater fome e pobreza no mundo
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, defenderam a ampliação de investimentos e da cooperação internacional para acelerar o combate à fome e à pobreza e avançar nas metas da Agenda 2030.
Em artigo publicado no jornal espanhol elDiario.es, os ministros destacaram a atuação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência brasileira do G20, em 2024. Atualmente, a iniciativa apoia programas nacionais de grande escala em 19 países, em diferentes etapas de implementação.
O texto cita dados das Nações Unidas segundo os quais apenas 36% das 139 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que possuem dados disponíveis estão no caminho adequado ou apresentam avanços moderados. Os ministros também destacaram dados da FAO que apontam redução no número de pessoas afetadas pela fome, de 733 milhões em 2023 para 645 milhões em 2025.

Wellington Dias e Albares defendem o fortalecimento de políticas sociais, alimentação escolar, apoio a pequenos produtores, inclusão econômica e ações de adaptação às mudanças climáticas. Para os ministros, os próximos quatro anos serão decisivos para transformar compromissos internacionais em medidas concretas e ampliar os mecanismos de financiamento e cooperação.
Brasil e Espanha também têm atuado na liderança da Aliança Global. Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, os dois países reuniram governos e parceiros para discutir estratégias de enfrentamento à fome e à pobreza até 2030.











