Pós meteoro -

Estudo mostra que tempestades de fogo mataram dinossauros em poucas horas

Uma pesquisa liderada pela Universidade Purdue, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica JGR Biogeosciences, revelou novos detalhes sobre os impactos causados pelo asteroide que atingiu a Terra há 66 milhões de anos, provocando a extinção dos dinossauros. Segundo o levantamento, o evento gerou tempestades de fogo tão intensas que foram capazes de vitimar animais em poucas horas após o impacto.

Foto: Gerado por IAAsteroide que matou os dinossauros causou tempestades de fogo letais

A nova teoria destaca que a queda do objeto espacial vaporizou toneladas de rochas, lançando detritos na atmosfera que retornaram à superfície em forma de esférulas aquecidas. Ao contrário de estudos anteriores, os pesquisadores identificaram que uma fina camada de poeira de silicato atuou como um "cobertor isolante", retendo o calor no planeta e expondo a vegetação e os animais a temperaturas até 17 vezes superiores ao limite térmico suportado por seres humanos.

De acordo com os cientistas, apenas espécimes que conseguiram abrigo sob a água ou no subsolo conseguiram resistir à fase inicial do desastre. No entanto, o bloqueio subsequente da luz solar pela poeira desencadeou um inverno prolongado, resultando no colapso de ecossistemas em todo o globo. Por enquanto, as evidências materiais que sustentam esse modelo específico de incêndio em escala global foram identificadas na América do Norte, e pesquisadores seguem em busca de rastros em outras regiões do planeta. As informações são do Metrópoles.

Instagram

Comentários

Canal Zap