“Ao trazer mais gás, de uma forma c -

Presidente da Abegás se reúne com Ciro Nogueira. Associação vem defendendo substituição do diesel

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

_Ministro Ciro Nogueira (Foto: Divulgação)
_Ministro Ciro Nogueira    Ascom

O presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Augusto Salomon, esteve em audiência, última quarta-feira (09), com o ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira. O encontro ocorreu um dia antes do grande e histórico anúncio de aumento nos preços dos combustíveis. 

A Abegás vem defendendo o uso do gás como combustível para caminhões e tem pedido agilidade na conclusão de mudanças regulatórias. 

Em recente entrevista para o site Petro Notícias, o diretor de estratégia e mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, avaliou “que o processo de abertura de gás natural no Brasil tem sido muito lento”.

“Na prática, a Petrobrás continua como agente dominante e isso deixa poucas opções para os demais agentes. O que nos preocupa é que diversas medidas regulatórias previstas dentro desse processo de abertura do mercado ainda estão muito distantes de serem resolvidas dentro da agenda regulatória da Agência Nacional do Petróleo (ANP)”, chegou a afirmar Mendonça.

“Ao trazer mais gás, de uma forma competitiva, outros mercados serão viabilizados. Por exemplo: uma utilização que já vem sendo amplamente difundida em outros países é o gás natural substituindo o diesel. Essa tecnologia já está disponível dentro do Brasil, sendo aplicada em alguns caminhões. Essa é uma questão que poderíamos estar desenvolvendo de uma forma mais ampla. Isso teria uma importância significativa para o Brasil”, pontuou.

Marcelo Mendonça também disse em sua entrevista que “nesse ponto, a Abegás está trabalhando junto com o governo e outros agentes na elaboração de corredores sustentáveis. São corredores logísticos de abastecimento desses veículos que usam gás natural como combustível. Isso certamente vai trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais”.

Veja também:

- Ciro esteve reunido com o presidente da Petrobras antes do anúncio de aumento

Comentários

Trabalhe Conosco