Compartilhar Tweet 1



Os povos indígenas da região de Piripiri, acionaram através de uma representação, o Ministério Público Federal do Piauí que ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar de urgência na Justiça Federal contra a União e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para garantir o funcionamento e reestruturação da Coordenação Técnica Local (CTL) , naquele município.

A ação, que  tramita na 5ª Vara da Justiça Federal, visa a declaração de ilegalidade do Decreto nº 9.010/2017, que extinguiu 21 Coordenações Técnicas Locais, dentre elas a CTL de Piripiri, única representação da FUNAI no Piauí.

Os povos Tabajara de Piripiri, Tabajara-Tapuio de Lagoa do São Francisco e Cariri de Queimada Nova são organizados em oito comunidades e ocupam terra não demarcadas. Leia a matéria completa.

  Decreto da União dá fim à única Coordenação Técnica Local, de apoio a indígenas no Piauí Foto: Agência Brasil

(Equipe de Municípios)


Fonte: Apoliana Oliveira/180graus

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (15/09) o Governador Wellington Dias esteve em Piripiri visitando a primeira ExpoAgro no Parque de Exposição Carolina Freitas, iniciada no dia (13/09) e segue até hoje (17/09).

Além de assinar autorizações de obras o governador aproveitou a ocasião para entregar certificados aos concludentes do curso de Construção Civil, proporcionado pela secretaria de Trabalho e Emprendedorismo, com duração de 80h e raquetes de palma forrageira e kits de irrigação a pequenos produtores por meio da ação da Coordenadoria de Combate a Pobreza Rural.

 


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (15/09) o Governador Wellington Dias esteve em Piripiri visitando a primeira ExpoAgro no Parque de Exposição Carolina Freitas, iniciada no dia (13/09) e segue até hoje (17/09).

Além de conversar com os criadores envolvidos no evento e conhecer melhor o projeto, Dias assinou autorizações para o asfaltamento do trecho que liga o Parque de Exposição a BR- 222, assim como o asfaltamento das vias internas do Parque; a perfuração de um poço para garantir o funcionamento do mesmo, e ainda a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional Chagas Rodrigues, no valor de aproximadamente R$ 1,2 milhões.

 

Feira de agronegócios · 17/09/2017 - 10h56

Governador Wellington Dias prestigia ExpoAgro em Piripiri


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (15/09) o Governador Wellington Dias esteve em Piripiri visitando a primeira ExpoAgro que ocorreu no município, no Parque de Exposição Carolina Freitas, que iniciou no dia (13/09) e segue até hoje (17/09).

O evento atrai produtores, criadores e empresas ligadas ao agronegócio, sendo um local de oportunidades de geração de negócios não só para Piauí, mas também para vários estados da região.

"Não conheço lugar no mundo que seja desenvolvido que não tenha contato com a iniciativa privada. A ideia desse momento nasceu dos produtores.Temos aqui o momento de cultura com os shows, mas sem perder a noção que objetivo principal desse evento é desenvolver o campo e dar melhores condições para crescer a economia. É importantes também destacar a integração de diversos líderes, independente de partidos políticos para a realização desde evento", disse o Governador. 

 


Compartilhar Tweet 1



Não se sabe quem fez a foto e nem a identidade da motociclista, mas a imagem está em em viralização . Para quem não identificou o local do registro, foi na Avenida 4 de Julho, próximo ao Banco do Brasil, no momento em que o sinal do semáforo estava vermelho.

FOTO: Piripiri Repórter

(Equipe de Municípios)


Fonte: Piripiri Repórter

Compartilhar Tweet 1



Um idoso, de aproximadamente 85 anos, morreu vítima de um acidente grave ocorrido nesta sexta-feira (21/07) na cidade de Piripiri, norte do Estado.

No cruzamento das avenida Tomaz Rebelo e Pádua Mendes, o idoso, que estava em uma bicicleta, foi colhido por um caminhão.

A vítima se desequilibrou e caiu. Em seguida uma das rodas do veículo passou por cima do idoso, que morreu na hora.

Segundo o site Veja Piripiri, a vítima trabalhava como topógrafo em uma empresa de construções.

- Foto: Veja Piripiri

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem das inciais A.S.R. com CNH falsa, durante uma abordagem de rotina no km 189.0 da BR 343, no município de Piripiri/PI, na região norte do Piauí. A ação foi na noite de quarta-feira (05).

Os Policiais abordaram o veículo modelo Fiat/Siena Elx, cor branca, placa NIG-0845. Após solicitação dos documentos do veículo e do condutor, constatou-se, através de consultas aos sistemas, que a carteira nacional de habilitação (CNH) do motorista era falsa. Sobre o fato, o motorista disse que pagou R$ 1.600,00 para receber o documento falso em São Paulo/SP no ano de 2007.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Realidades em Foco

Compartilhar Tweet 1



Férias, enfim! E com elas a programação do fim de semana para quem gosta de ocupar o seu tempo livre em um bate papo com amigos e desfrutando com a e família. Os piripirienses tem como opção predileta a AABB de Piripiri!

Na AABB ele tem como lazer parque aquático, piscinas, música, cerveja gelada e vai ficar curtir as férias dos seus filhos com muito mais prazer. A AABB é um clube da Fundação Banco do Brasil.


Fonte: Portal Sem Fronteiras

Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Piripiri, Odival Andrade, foi liberado após pagar fiança de 10 salários mínimos, arbitrada pela justiça. Ele foi detido durante a Operação Acheion, deflagrada pela Polícia Civil na última quarta-feira (21006), quando 65 caixas com documentos públicos foram apreendidas em sua residência.

Segundo o delegado Jorge Terceiro, o ex-prefeito foi autuado em flagrante pela prática, em tese, de delito de ocultação de documento público (art. 305 do CPB).

Os documentos originais encontrados com Odival, deveriam estar no acervo da prefeitura. São dados sobre pagamentos, balancetes da prefeitura de Piripiri e cópias de contratos firmados pela gestão, entre os anos de 2013 e 2016, tudo recuperado por força de mandado de busca e apreensão.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Blog da Apoliana Oliveira

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil prendeu o ex-prefeito de Piripiri, Odival Andrade, na manhã do último dia (21/06), acusado de ocultação de documento público, operação deflagrada na localidade Salgado.

Em várias cidades do Piauí, a PF está realizando operações por desvio de dinheiro público. Em São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio, ocorreu prisões.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Clique Piripiri
Assalto aos correios · 19/06/2017 - 16h43

Criminosos vestidos de carteiro assaltam correios de Piripirí


Compartilhar Tweet 1



A agência dos Correios de Piripiri foi roubada, na manhã desta segunda-feira (19/06). Os criminosos chegaram vestidos de carteiros e fugiram no carro da agência.

Segundo apurou o site Piripiri Repórter, com riqueza de detalhes, era por volta de 7h quando chegaram dois homens vestidos de carteiro e, armados, renderam sete funcionários que estavam na porta lateral da agência. Eles foram colocados todos para dentro de uma sala pela dupla armada com pistolas 380.

Conforme chegavam funcionários e clientes, eles eram sendo rendidos e colocados trancados em uma sala, chegando a ter cerca de 20 pessoas rendidas e trancadas, inclusive o gerente e o vigilante, que quando chegava chegou a perceber e tentou correr, mas foi pego por um terceiro assaltante.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Piripiri Reportér
Nenhum ferido · 08/06/2017 - 15h15 | Última atualização em 09/06/2017 - 08h10

Piripiri: fogo destrói fábrica de estofados no município


Compartilhar Tweet 1



Uma fábrica de estofados, localizada na Rua Dom Pedro II, no bairro Fonte dos Matos, pegou fogo. Felizmente, ninguém ficou ferido. O fato ocorreu no início da manhã desta quinta-feira (08/06).

Parte da casa dos proprietário, que fica ao lado, chegou a ser atingida. Em setembro de 2013, a mesma fábrica também sofreu incêndio.

A fábrica pertence aos proprietários da loja Pufolândia e Casa do Sofá.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Piripiri Repórter
Menor envolvido · 07/06/2017 - 15h50 | Última atualização em 08/06/2017 - 08h21

Quadrilha de arrombadores é presa pela polícia no município de Piripiri


Compartilhar Tweet 1



Uma quadrilha de arrombadores foi presa pela Força Tática, da Polícia Militar, e por seguranças da AVIP, na madrugada de terça-feira (06/06). Os assaltantes são acusados de ainda na noite de ontem, dia 5, terem arrombado a Panificadora Pão Gostoso, localizada à Rua Professor Bem, no centro de Piripiri.

Os presos foram identificados como Vanderlei e Abraão, e um menor de 14 anos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal Sem Fronteiras

Compartilhar Tweet 1



A equipe da Força Tática da Polícia Militar prendeu fechou boca de fumo e prendeu três suspeitos de tráfico de drogas, em Piripiri, no Residencial Parque Recreio. Com eles foi apreendido 1 kg de maconha.

Os policiais faziam ronda quando os acusados correram ao avistar a viatura. A atitude suspeita chamou atenção da polícia que observaram de onde eles haviam saído, uma casa onde havia dois homens.

Um dos homens ainda tentou colocar o tablete de maconha dentro da geladeira, mas a ação foi flagrada pelos PMs.

Com os dois também foi apreendido um menor.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal Sem Fronteiras
Acusado tentou se suicidar · 07/06/2017 - 15h42

Natural de Piripiri, jovem é morta pelo ex-marido em São Paulo


Compartilhar Tweet 1



A piripiriense Adriana Santos, da comunidade Palmeira dos Urquizas, zona rural de Piripiri, foi assassinada pelo ex-marido, Francisco José, de 31 anos, conhecido como "Pequeno", em Suzano, São Paulo.

O acusado do assassinato, que também é natural de Piripiri, da localidade Vertentes, tentou cometer suicídio após ter praticado o crime. Ele está internado na Santa Casa, em Suzano.

Adriana Santos deixa um filho de sete anos, que presenciou o crime.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal Sem Fronteiras

Compartilhar Tweet 1



O acidente ocorreu na BR 343, entre as cidades de Piripiri e Brasileira, por volta de 6h40min. Dentro do veículo, estavam cinco pessoas, dois homens e três mulheres. Sem o uso do cinco de segurança, ocupantes chegaram a ser sacados do carro. O motorista dormiu ao volante.

O motorista foi submetido ao teste de bafômetro e não constatou presença de álcool no sangue.

Segundo informações, Ferdinando foi o ocupante que ficou com lesões mais graves. Após dar entrada no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, junto com os demais, ele teve que ser transferido para o Hospital de Urgência de Teresina.

(Equipe de Municípios)

Licitação duvidosa · 31/05/2017 - 12h08

Piripiri licita R$ 14 mil para trabalho de apenas dois meses


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Piripiri anunciou a contratação de empresa para reforma da Capela Mortuária, no valor de R$ 14.048,95 com validade de apenas 60 dias.

O curioso nesta licitação, é que ela foi contratada por “Dispensa de Licitação” que é uma modalidade restrita, onde o ente público poderá contratar diretamente com a pessoa jurídica sem precisar abrir um certame licitatório.

Vem se observando que a Dispensa e a Inexigibilidade de licitação passaram a ter uma popularidade maior entre os municípios do Piauí, tendo em vista a ineficiente fiscalização e o pouco interesse da maioria.

Confira a matéria completa

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180graus / Blog Licitações
Imprudência no trânsito · 30/05/2017 - 16h01

Carro fica destruído após ser atingido por caminhão em município


Compartilhar Tweet 1



Um veículo, modelo Siena, ficou destruído após ser atingido por um caminhão na manhã desta terça-feira (30/05). O Acidente aconteceu na Rua Antônio Alves, em frente à Câmara Municipal.

Segundo informações de populares, o motorista, um senhor de 82 anos, perdeu o controle do caminhão e atingiu a lateral do Siena, que no momento do acidente estava estacionado. Ninguém ficou ferido.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Repórter 10

Compartilhar Tweet 1



No último domingo (28/05), um carro desgovernado, derrubou um poste que ficava na calçada da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios de Piripiri, conforme populares a colisão ocorreu na madrugada.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Repórter 10

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Piripiri prendeu a última segunda-feira (29/05) um homem acusado de tentar estuprar uma menina de 11 anos. A criança foi atacada enquanto passava na rua, à luz do dia, e arrastada até um matagal, e só conseguiu escapar do agressor por que colegas de escola avistaram a situação.

Quem relata o caso é a delegada Lucivânia Carvalho, titular do 1º DP de Piripiri. Segundo ela, a menina estava indo para o colégio, por volta de meio dia, quando passou pelo acusado. “Ele deixou ela passar, e então pegou ela, botou a mão na boca para que não gritasse e a levou para o matagal, onde tentou tirar blusa dela. Lá no matagal ele chegou a botar um pano na boca dela”, relata a delegada.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Saraiva Reporter

Compartilhar Tweet 1



As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do Campo e da Floresta estará no município de Piripiri de 31 de maio a 2 de junho.

Os ônibus adaptados fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro. Neles são oferecidos serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

“Faremos a capacitação da rede de atendimento às mulheres para que possamos firmar parcerias em ações de combate à violência. Os questionários nos darão uma visão a respeito dos tipos de agressões que mais ocorrem em cada uma das cidades para que atuemos no enfrentamento dessas”, destacou Josefa Lima.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piauí Hoje

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar, através da equipe Delta da Força Tática, conseguiu recuperar mais uma moto roubada em Piripiri. Um homem, acusado de receptação, disse ter comprado por R$ 250, valor absurdamente abaixo do preço real da moto.

A equipe da FT, composta por Sgt Eduardo e soldados Diego e Xavier, na tarde do último sábado (28/05), recebeu informações do "Reservado" da PM da localização da moto, no residencial Petecas, na casa do suspeito de receptação, identificado como Levir.

A moto é uma Honda Fan, cor vinho, placa OEE - 9377 - Piracuruca - PI.

Levir Rodrigues, que tentou ser humorista, hoje se apresenta como DJ. Ele estava com a moto e disse ter comprado por R$ 250, mas não revelou quem vendeu. Antes disso, no dia anterior, havia dito à sua mãe que era emprestada.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Em menos de uma semana a Polícia Militar por meio da Força Tática apreendeu cinco menores envolvidos com roubo e tráfico de drogas.

Na noite de ontem, o grupamento Força Tática apreendeu o menor de inicial H, na Praça da Bandeira, centro de Piripiri.

De acordo com informações de polícia, a moto havia sido furtada na cidade de Capitão de Campos e já estava com o número de chassi raspado.

O menor apreendido é morador do Bairro Jenipapeiro, tem 16 anos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Sem Fronteiras

Compartilhar Tweet 1



Uma mulher foi vítima fatal em acidente registrado em Piripiri. Maria Eliane Passos dos Santos, moradora do Bairro Vista Alegre, pilotava uma moto.

Segundo testemunhas, a vítima seguia na avenida Nelson Resende sentido estádio, quando um veículo L 200 reduziu a velocidade e ela chocou-se na traseira, fazendo com que caísse no asfalto e, o pior, uma caçamba veio no sentido contrário e colheu a motociclista. A morte foi imediata.

(Equipe de municípios)


Fonte: Com informações do Portal PiracurucaAgora

Após assembleia, o SINTE decidiu por uma paralisação, marcada para dia 30, terça-feira, com concentração dos professore da rede municipal a partir das 7h30min na sede do sindicato. Os professores cobram, desde janeiro, o reajuste salarial realizado nos últimos anos no início do primeiro semestre.

Os professores cobram 7,64% de reajuste, percentual recomendando pelo Governo Federal. A prefeitura está com o projeto de 5.5%, alegando que a folha não suporta tal aumento e que pode haver um desequilíbrio nas contas do Fundeb, causando o atraso de pagamento, porém, os professores ressaltam que recentemente foi aprovado o aumento de até 130% para o pessoal em cargo comissionado e a lotação de contratados em escolas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Piripiri Repórter