Do Piauí · 13/08/2018 - 17h04

Modelo de Parnaíba vence Miss Mundo 2018


Compartilhar Tweet 1



A modelo Jéssica Carvalho, de 22 anos, de Parnaíba, ganhou o Concurso Nacional de Beleza 2018. No ano em que o Brasil comemora 60 anos de participação no Miss Mundo, a vencedora. O evento que deu o título inédito ao estado do Piauí foi na madrugada deste domingo (12/08), em Angra dos Reis (RJ). No ano em que o Brasil comemora 60 anos de participação no Miss Mundo.

No stories de sua conta do Instagram, a Miss Brasil Mundo comemorou bastante. "O sonho se tornou realidade! Olha essa coroa! Estou muito, muito, muito feliz com o resultado de ontem. Deus é fiel", disse, bastante empolgada com o confinamento.

A jovem que é natural da cidade de Parnaíba e estuda Medicina, foi premida com uma coroa com três pedras, uma na cor lilás em alusão ao combate a hanseníase, outra nas cores da Bandeira Nacional e mais uma nas cores de flor-de-lis representando a realeza.

Confia a matéria completa e fotos aqui

 

   

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça, e que atualmente responde também pela 1ª Promotoria de Justiça na cidade, realizou uma visita às obras da Ponte Simplício Dias em Parnaíba. Na ocasião, o Promotor de Justiça constatou o atraso na obra de recuperação e a ausência de trabalhadores.

A obra é executada com recursos do Tesouro Estadual e é orçada em R$: 4.841.224,24 (quatro milhões, oitocentos e quarenta e um mil, duzentos e vinte e quatro reais e vinte e quatro centavos). A empresa responsável é a RM estrutura e pavimentação LTDA. A obra se iniciou em agosto de 2017 e o prazo de conclusão era de 240 dias. Contudo, passado um ano desde o início das obras de recuperação e reforço estrutural da ponte, o serviço ainda não foi concluído e vem gerando transtornos para a população.

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A APAE de Parnaíba foi habilitada nesta quarta-feira (08/08), como Centro Especializado de Reabilitação (CER II), com essa habilitação, a entidade passa agora a receber recursos federais a partir do mês de setembro, o que vai permitir o atendimento de mais 400 crianças que estão na fila de espera. O senador Ciro Nogueira participou da assinatura do termo no ministério da Saúde.

“Com isso, iremos atender, ao todo, 1080 crianças de 11 municípios da região norte do Piauí”, explicou Edcarlos Gouveia, coordenador da APAE de Parnaíba, que também esteve presente no ato.
 

 

 


Fonte: AsCom parlamentar
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) inaugura no dia 25 de agosto a sede da Regional Parnaíba, que funciona desde janeiro em um espaço provisório no Shopping Parnaíba. A sede definitiva ficará no mesmo shopping.

A unidade atua desde o início do ano atendendo gestores e cidadãos e na fiscalização e acompanhamento de obras, licitações e outros serviços nos municípios da região da Planície Litorânea.

É a primeira das três regionais que o Tribunal está colocando em funcionamento no interior do Estado. As outras duas estão sendo instaladas em Picos e em Bom Jesus. A inauguração da Regional de Parnaíba ocorrerá dentro da programação de aniversário do TCE, que comemora 119 anos de criação no dia 28 de agosto, com uma vasta agenda de atividades e homenagens a personalidades.

O presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, explica que a instalação das regionais faz parte do processo de interiorização das atividades do Tribunal.

    Foto: Reprodução

 

 


Fonte: AsCom / TCE
Comentar

O promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça, e em substituição na 1ª PJ/PHB, em parceria com o BPTran, DETRAN, Guarda Civil Municipal de Parnaíba e Exército Brasileiro, realizaram na tarde da última quinta-feira, 26 de julho, blitz na Avenida São Sebastião, nas proximidades da praça do amor, em Parnaíba, com o objetivo de dar continuidade a campanha “Parnaíba em férias, trânsito seguro”.

Na oportunidade, foi distribuído material educativo e realizada fiscalização em condutores que passavam pela via pública. Foram lavrados 24 autos de infração e os condutores receberam orientações sobre boas práticas de direção.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Em Parnaíba · 26/07/2018 - 15h19 | Última atualização em 26/07/2018 - 16h57

Ministério Público Federal organiza novo processo seletivo para estagiários em Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público Federal organiza novo Processo Seletivo que visa contratar e formar cadastro reserva de Estagiários para prestarem serviços na Procuradoria da República no Piauí e nas Procuradorias da República dos municípios de Corrente; Floriano; Parnaíba; Picos; e São Raimundo Nonato.

Os interessados devem se inscrever por meio do formulário que está disponível no endereço eletrônico www.mpf.mp.br, no dias 23 de julho até o dia 3 de agosto de 2018.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados em Prova Objetiva e Avaliação Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório, podendo variar de acordo com a área de preferência. As provas serão aplicadas nos municípios de Teresina, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato.

 


Fonte: PCI Concursos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste domingo (22), acontece o segundo vestibular da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) em 17 cidades no estado. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) desenvolve toda a coordenação pedagógica do curso de Administração ofertado pelo programa.
 

Com essa nova edição do programa, estão sendo ofertadas mais três mil vagas para mais 60 municípios. Somados aos 60 polos da primeira oferta, já são totalizados 120 cidades piauienses com curso superior ofertados pela UAPI. A expectativa é chegar a todos os 224 municípios do estado. O curso funciona com o sistema semipresencial. As aulas acontecem por mediação tecnológica, uma vez que os professores interagem por meio de vídeo e os alunos da mesma forma, em tempo real.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

O Promotor Ruszel Lima Verde Cavalcante, da 3ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, representou o Ministério Público do Estado do Piauí na comemoração alusiva ao aniversário de 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), solenidade realizada na nova sede do Conselho Tutelar de Parnaíba, na última sexta-feira (13/07).

    Foto:MPPI

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Projeto Seis e Meia deste mês apresenta dois artistas com grande trajetória no cenário musical brasileiro: Márcio Greyck e Markinhos Moura. Os artistas se apresentarão nas cidades de Teresina, Floriano, Piripiri e Parnaíba, respectivamente nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho.

Os ingressos já estão sendo vendidos no Espaço Cultural Maria Bonita (Floriano), no Memorial Espedito Resende (Piripiri), no Teatro Saraiva (Parnaíba) e em Teresina podem ser adquiridos a partir desta quarta-feira (18/07) na bilheteria do Theatro 4 de Setembro.

Com uma trajetória artística de sucesso no mercado nacional, Márcio Greyck, em seus mais de 40 anos de carreira, tem um currículo extenso de sucessos. Suas canções foram trilha sonora de várias novelas, como “A Indomada” e “Malhação”, da TV Globo, e suas composições foram gravadas por artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Fábio Júnior, Sorriso Maroto, Rita Ribeiro entre outros.

 


Fonte: Com informações da Ascom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um jovem identificado como Tiago da Silva Fontenele, que realizava assalto com outro suspeito em Parnaíba, foi pego pela população e quase sofreu um linchamento. A ação foi interrompida quando três mulheres chamaram a polícia, após o suspeito fingir desmaio.

Segundo reportagem exibida pela TV Clube, os suspeitos já haviam praticado dois assaltos, no último eles agrediram um rapaz para tomar seu celular e foram capturados. Um dos suspeitos conseguiu fugir, enquanto o outro foi jogado no chão e agredido com chutes, pontapés e socos pelos populares.

Três mulheres que estavam no local chamaram a polícia e ficaram entre o individuo e a população, impedindo que ele fosse morto. Uma delas chegou a se debruçar sobre o suspeito, protegendo-o, enquanto o mesmo fingia que estava desmaiado.

A situação foi controlada com a chegada da Polícia Militar, que levou o suspeito do local. De acordo com informações, ele já teria passagem pela polícia.

 


Fonte: Reprodução / TV Clube
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Educação realiza neste sábado (14/07), a revisão da 1° GRE Pré-Enem no Quadra Poliesportiva da Universidade Federal, Campus Ministro Reis Vellos no horário das 8h às 13h30, será realizada entrega de material e lanches gratuitos.

    Foto:Extra Parnaíba

 

 


Fonte: Portal Extra Parnaíba
Comentar

Neste período de férias são esperados cerca de 100 mil turistas no mês de julho, principalmente a partir da segunda quinzena. A Agespisa preparou um esquema especial de trabalho para garantir o abastecimento regular nas cidades do litoral durante o período de férias.

O plano de ação incluiu serviços de manutenção nos sistemas de abastecimento de água de Parnaíba, Luís Correia e da praia de Barra Grande, um dos locais mais procurados do litoral piauiense. A equipe de técnicos da Agespisa, encarregada da "Operação Férias no Litoral", priorizou o trabalho de manutenção no sistema de recalque (ou bombeamento) de água tratada em Parnaíba, com a substituição de bombas, dentre outros serviços.

“Como medida preventiva, estamos encaminhando dois conjuntos de bombas de reserva para o sistema de captação dos poços do povoado Barrinha, em Cajueiro da Praia”, informa Genildo Oliveira Batista, gerente de Manutenção Eletromecânica da Agespisa.

 

 


Fonte: AsCom / Agespisa
Comentar

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, ingressou com ação civil pública contra o Governo do Estado e os Secretários de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fazenda (Sefaz) em decorrência da situação deficitária do Hospital Estadual Colônia do Carpina.

Segundo o promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante, que responde pela 1ª PJ de Parnaíba, a unidade de saúde enfrenta diversos problemas, como infraestrutura precária, falta de medicamentos e alimentos para os usuários do hospital, falta de pagamento aos servidores contratados e aos fornecedores. Ao tomar conhecimento das dificuldades, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar a situação.

    Foto:MPPI

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Piauí está liberando, já nos próximos dias, R$ 327,6 mil para 63 famílias que vivem na Reserva Extrativista (Resex) Marinha do Delta do Parnaíba. Na manhã do dia (30/06), o superintendente do Incra no Piauí, Sérgio Ricardo Soares Viana, esteve na sede da Associação de Moradores e de Pescadores de uma das ilhas do Delta do Parnaíba (Ilha Canárias) para anunciar a liberação dos investimentos e dar mais esclarecimentos sobre o uso dos recursos em prol do desenvolvimento do Delta do Parnaíba. 

 “É importante frisar que a área da Resex tem algumas peculiaridades. Aqui é um paraíso turístico importante para o Estado do Piauí e esses recursos devem ser utilizados em atividades e equipamentos que respeitem e preservem o meio ambiente, além de outras normas ambientais”, lembrou Sérgio Ricardo.

 

 


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Governador Wellington Dias e comitiva participa por volta das 16h nesta quinta-feira (05/07), de inaugurações das instalações da Policlínica de Parnaíba com apoio da Secretaria de Estado da Saúde , O Governador se deslocará às 18h para Pedra do Sal com a Ordem de Serviço de Obra de Mobilidade Urbana.

 


Fonte: CCOM
Comentar
Educação em Parnaíba · 19/06/2018 - 15h42

Parnaíba realiza I Encontro de Grêmios Estudantis


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 1ª Gerência Regional de Educação, realiza o I Encontro Regional de Grêmios e Líderes Estudantis da Rede Pública Estadual de Ensino na cidade de Parnaíba. O evento acontece do dia (21/06), das 8h às 17h, no Liceu Parnaibano.

Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar sua capacidade de atuação. A Supervisão de Grêmios Estudantis (Sugres) está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios estudantis nas escolas da rede estadual, o que já ocorreu em Coivaras, São João do Piauí, Teresina e outros municípios.

    Foto:CCOM

 

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Parnaíba recebe investimentos em mobilidade urbana para o desenvolvimento e o crescimento da frota veicular geraram a necessidade de intervenções para dar fluidez ao tráfego. Lideranças políticas do litoral, como o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; o deputado estadual dr. Hélio Oliveira e o suplente de deputado Zé Hamilton Castelo Branco discutiram com o governador os pontos mais críticos que merecem atenção.

“São corredores fundamentais que ligam os bairros, onde precisamos acabar com pontos de estrangulamento. As regiões de Raul Bacelar, Lagoa da Prata, Portinho e Céu são algumas que defendemos intervenções”, pontuou Florentino Neto.

    Foto:CCOM

 

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A 9ª jornada da Caravana Lula Livre chega em Parnaíba que se Inicia nesta sexta-feira (15/06 e 16/06). A comitiva, composta por militantes petistas e representantes de movimentos sociais e sindicais, irá percorrer nove municípios ao Norte do Estado, assim, concluindo a região.

“Neste final de semana iremos concluir a região Norte do Piauí. Por onde tem passado a Caravana tem sido um sucesso. Temos recebido o apoio de representantes de movimentos sociais e sindicais, lideranças locais como vereadores, prefeitos e, principalmente, o apoio do povo que tem pedido justiça a Lula por terem a convicção de sua inocência.”, pontua João Pereira, secretário de Organização do PT Estadual.

Com apenas dois meses de atividades, a Caravana Lula Livre já passou por 83 cidades, incluindo Teresina. Ao final, desta 9ª jornada, terá percorrido 92, sendo a meta visitar os 224 municípios do Estado.

    Foto:AsCom

 

 


Fonte: AsCom
Comentar
Em Parnaíba · 14/06/2018 - 14h43 | Última atualização em 14/06/2018 - 17h34

Ministério Público realiza reunião para discutir o despejo de resíduos hospitalares


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí realiza reunião, nesta quarta-feira (13/06) para discutir o despejo de resíduos hospitalares de entidades privadas em Parnaíba. Participou também o Promotor de Justiça Ruszel Lima Verde Cavalcante.

A reunião aconteceu na sede do Ministério Público e contou com a presença de Sebastião Fortunato Araújo, representante da Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Parnaíba; Maurício Vieira de Carvalho, representante da Santa Casa de Misericórdia; Jéssica Fiama Machado de Menezes, representante do Instituto Praxis de Parnaíba-PI; além do representante da Prefeitura Municipal de Parnaíba-PI, Lisandro Ayres Furtado.

    Foto:MP-PI

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Jovem Advocacia · 13/06/2018 - 18h04 | Última atualização em 14/06/2018 - 08h40

CEJA itinerante acontece em Parnaíba com programação especial para advogados


Compartilhar Tweet 1



O Conselho Estadual do Jovem Advogado (CEJA) da OAB-PI promoverá na próxima quinta-feira (14/06) e sexta-feira (15/06) o CEJA Itinerante. A iniciativa propõe congregar a advocacia local para fortalecer a classe através do conhecimento jurídico. O evento ocorrerá na sede da Subseção da OAB/Parnaíba. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online pelo site da OAB-PI.

A programação terá início às 14h da quinta-feira (14/06) com o Encontro da Jovem Advocacia na sede da OAB/Parnaíba. A programação seguirá com a realização do Workshop da Jovem Advocacia, no mesmo local, a partir das 16h.

O segundo dia de CEJA Itinerante, dia 15, terá a Visita ao Fórum e aos Juizados de Parnaíba no turno da manhã. Durante a tarde, o vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, ministrará o curso Advocacia e Teoria do Delito: Construindo Teses de Defesa a partir das 16h, na sede da OAB/Parnaíba.

 


Fonte: AsCom/OAB
Comentar

Os promotores de Justiça Denise Aguiar, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), e Cristiano Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba realizam na tarde de quinta-feira, (07/06), audiência pública para discutir a situação da Lagoa do Portinho. A intenção dos membros do Ministério Público foi ouvir os cidadãos parnaibanos sobre o estado de um dos patrimônios ambientais mais visitados da região norte do Piauí.

"Nossa intenção é apresentar aos cidadãos parnaibanos a real situação da Lagoa do Portinho, e não só da lagoa, porque ela está inserida na bacia hidrográfica do Portinho que contempla quase quatro municípios: Parnaíba, Luís Correia, Bom Princípio e Buriti dos Lopes. É importante verificar o trabalho realizado pelos órgãos municipais e estaduais para preservação dessa bacia", pontuou promotor de Justiça Cristiano Peixoto.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Obras em andamento · 10/06/2018 - 09h12 | Última atualização em 10/06/2018 - 16h37

Deputada Rejane Dias visita obras do novo Centro de Reabilitação em Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



A deputada Rejane Dias juntamente com o secretário de Estado de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, na tarde dessa sexta-feira (08/06),visitaram as obras do novo Centro de Reabilitação (CER IV), em Parnaíba.

Os recursos da obra foram garantidos no período em que a deputada assumiu a Secretaria de Estado e Educação, obtendo emenda de R$ 4.5 milhões para o andamento da obra.

"Quem tem um filho e passa a vê-lo ficando atrofiado, sem ter como ajudá-lo, sabe como é o sofrimento" esclareceu Rejane.

O senador Ciro Nogueira e o deputado estadual Dr. Hélio também participaram da visita.

Uma equipe do Portal 180graus esteve no local acompanhando toda a visita.

 

Comentar
Leilão de automóveis usados · 05/06/2018 - 09h50

Detran realizará leilão de automóveis usados em Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) terá mais uma edição do tradicional leilão de veículos usados nas cidades de Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina, no dia 08 de junho, a partir das 10h. Os valores terão até 40% abaixo do preço do mercado.

Serão disponibilizados a arremate 321 veículos. Deste total, 296 são motocicletas e 25 automóveis. Os interessados poderão conhecer os lotes no depósito Vip Leilões, em Teresina, e nas Ciretrans das cidades. A visitação será das 8h30 às 17h30.

"Não temos dúvidas que o leilão realizado pelo Detran, quase que todas as semanas, seja uma oportunidade de se comprar um veículo em bom estado. O preço também é um atrativo, visto que as pessoas têm a oportunidade de adquirir um veículo com um preço muito abaixo do mercado", comenta Valério Carvalho, diretor de Infrações do Detran.

 


Fonte: Com informações da CCOM
Comentar
Em Parnaíba · 29/05/2018 - 15h53 | Última atualização em 29/05/2018 - 16h00

Promotoria de Justiça de Parnaíba toma providências sobre greve de agentes e escrivães


Compartilhar Tweet 1



A 5ª Promotoria de Justiça de Parnaíba tomou providências para que fique assegurada a continuidade dos serviços de polícia judiciária, atualmente prejudicados por conta da greve de agentes e escrivães. O movimento paredista teve início nos primeiros dias do mês de abril, e já dura mais de 50 dias. Embora o Supremo Tribunal Federal já tenha reconhecido a ilegalidade da greve dos profissionais da área de segurança pública, os servidores permanecem paralisados. 

Preocupado com o grande número de crimes registrados nesse período e com a suspensão das investigações, o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura expediu uma recomendação aos agentes de segurança com orientações para que os policiais militares sejam incumbidos de lavrar boletins de ocorrência e para que todos os policiais civis lotados em setores de natureza burocrática voltem a desempenhar suas atribuições originais, pelo menos enquanto perdurar a greve. 

    Fotos: MPPI

 


Fonte: MPPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí (Nead/Uespi), irá realizar nos dias 15 e 16 de junho, no campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, o I seminário de Matemática e suas aplicações: desafios em torno do ensino e da pesquisa. O evento visa contribuir com novos métodos e conteúdos aos interessados pela área de exatas.

Em sua primeira edição, a programação inclui diversas atividades. Abertura e credenciamento serão realizados no dia 15. Já palestras, mesa-redonda e minicursos serão ministrados por seis especialistas no dia 16, das 8h às 18h.

O prazo de inscrição e envio de resumos será 08 de junho e pelo site do evento. Os interessados devem escolher entre as modalidades de ouvintes (R$ 15) e participantes (R$ 20). Os trabalhos submetidos devem ser enviados para o e-mail: seminariomatematicaead@hotmail.com. A relação dos aprovados será divulgada no site do evento a partir do dia 11 de junho.


Fonte: CCOM
Comentar