Você não tem medo do novo -

Você não tem medo do novo — tem medo de se decepcionar consigo mesma

O passado frustrado ainda segura a sua mão quando você tenta avançar.

Você até pensa em mudar.

Imagina caminhos diferentes.

Sente vontade de tentar algo novo.

Mas, na hora de dar o passo, algo te puxa para trás.

Não é falta de coragem.

É uma voz silenciosa dizendo:

“E se eu tentar… e falhar de novo?”

Muita gente acredita que tem medo do desconhecido.

Na verdade, o medo é repetir a dor conhecida.

Você já tentou antes.

Já acreditou.

Já se entregou.

E, em algum ponto, se frustrou — com pessoas, promessas, resultados ou consigo mesma.

O cérebro aprende rápido: “não se exponha de novo”.

Assim, o medo passa a se disfarçar de prudência, maturidade ou realismo.

Mas o custo é alto: você começa a viver menor do que sente que poderia.

Em processos de reinvenção e consciência emocional que realizo em São Luís, Salvador, Teresina e Lisboa, escuto com frequência:

“Eu não sei se aguento me decepcionar outra vez.”

Essa frase carrega algo profundo:

você não desistiu de viver —

desistiu de sofrer de novo.

O problema é que, para não se decepcionar, você também evita se envolver, se comprometer e se escolher.

E, assim, troca a dor intensa por um vazio constante.

Proteger-se demais também machuca.

Só demora mais para aparecer.

Você não precisa ter certeza.

Precisa decidir mesmo com medo.

A coragem não elimina o risco de frustração.

Ela apenas afirma: “Eu não vou me abandonar de novo.”

Se este texto revelou algo importante para você, compartilhe com alguém que parou de tentar para não sofrer.

Marcos Mazullo

Mentor e Psicoterapeuta – CRT 46479

Instagram

Comentários

Canal Zap