Noventa e cinco famílias de Oeiras realizaram o sonho da casa própria no conjunto Wellington Gonzaga, localizado naquele município. A agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) construiu as moradias através de uma parceria entre os governos estadual e federal, que investiram os recursos financeiros para as obras.

A ADH também foi a responsável pelos 11.768,94 metros quadrados de pavimentação poliédrica do conjunto, que foram construídos com recursos do Estado. A obra trouxe conforto, segurança e dignidade para os moradores que esperavam ansiosamente pela sua moradia. 

 

Comentar
Números estavam suprimidos · 20/02/2019 - 11h16

PRF apreende motocicleta adulterada em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (19/02), no Km 198 da BR 230 em Oeiras, durante ronda de uma equipe de plantão Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi abordado uma motocicleta YAMAHA CRYPTON sem placa, conduzida pelo nacional de iniciais D. S. S. de 21 anos.

Iniciados os procedimentos, ficou constatado que os números do chassi e motor estavam suprimidos, impossibilitando assim a identificação do veículo, fato criminal tipificado como supressão de elementos identificadores do veículo.

Diante dos fatos, a motocicleta foi encaminhada a Delegacia de Polícia Civil de Oeiras, para serem tomados os procedimentos cabíveis.

 


Fonte: PRF/Picos
Comentar
Vice-prefeito · 18/02/2019 - 13h37 | Última atualização em 18/02/2019 - 14h28

Morre o vice-prefeito de Oeiras, Martinho Meneses


Compartilhar Tweet 1



Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, 18, o vice-prefeito de Oeiras Martinho Meneses, aos 82 anos.

O vice-prefeito estava internado desde sábado, e faleceu na UTI do Hospital Deolindo Couto.

Martinho Meneses era casado com dona Raimunda Emília de Sousa, conhecida como dona Neném. Desta união nasceram sete filhos: Arimateia, Gilberto, Edson, Paulinho, Iran, Meirinha e Martinho Filho, sendo que Arimateia e Paulinho já falecidos.

Nos seus 82 anos de vida foi desenvolvida uma história onde a perseverança, a doação, a resignação e a sabedoria se revelaram através de suas ações e conduta ética e moral, sendo a maior parte da sua vida dedicada a vida pública, ocupando um assento no legislativo municipal. Em outubro de 2016 foi eleito vice prefeito da cidade de Oeiras. 

 

Comentar

O Campus Oeiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) está completando 05 anos de ensino, pesquisa e atividades de extensão, transformando qualitativamente o cenário da educação no município e despontando como referência no processo de desenvolvimento social, econômico e cultural no território Vale do Canindé.

Inaugurado em 2013, o Campus Oeiras entrou em funcionamento no segundo semestre de 2014. 

Atualmente, o Campus Oeiras é responsável pela formação de 776 alunos, distribuídos em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. 

 

Comentar

Com soluções modernas e tecnológicas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) transforma a vida dos moradores de Oeiras com mais saúde e bem-estar. Além das ações voltadas para regularizar o fornecimento de água, possibilitando que as famílias tenham acesso à água potável e de qualidade, o SAAE realiza, mensalmente, a coleta e análise da água destinada ao consumo dos oeirenses.

A autarquia vem intensificando esse processo rotineiramente para que a população possa usufruir de uma água limpa e tratada. Além da coleta e análise da água, a equipe do SAAE realiza semanalmente a clorificação dos poços, etapa que possui fator relevante no processo de potabilidade da água consumida, executada de acordo com as exigências do Ministério da Saúde.

A coleta de água para análise contribui para o monitoramento e a avaliação da qualidade deste recurso, tomando como referência parâmetros como os estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

 

Comentar
Acidente · 10/02/2019 - 06h50 | Última atualização em 10/02/2019 - 09h05

Colisão entre carro e moto deixa cinco feridos na BR 230 em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Um acidente no início da tarde desta sexta-feira, 08, deixou cinco pessoas feridas em Oeiras.

O acidente aconteceu em uma curva da avenida Transamazônica, trecho urbano da BR 230, na altura do bairro Barrocão, quando um carro modelo Rural, que seguia no sentido Oeiras-Floriano, atingiu uma moto que seguia em sentido contrário.

Segundo testemunhas, o carro seguia pela contramão e a moto ainda tentou desviar para evitar o acidente, mas foi atingido pelo veículo que desceu o barranco, tombando logo em seguida. Ainda segundo as testemunhas, os ocupantes do veículo apresentavam sintomas de embriaguez.
 

.


Fonte: Mural da Vila
Comentar
Sisu · 10/02/2019 - 06h48 | Última atualização em 10/02/2019 - 09h59

Alunos da Escola Família Agrícola Dom Edilberto – EFADE IV comemoram aprovação no SISU


Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Educação (MEC) divulgou recentemente os resultados Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Escola Família Agrícola Dom Edilberto – EFADE IV, situada na Fazenda Caldeirões, zona rural do de Oeiras, comemora o desempenho de seus alunos, que tiveram aprovações em diversas áreas.

A EFADE IV é uma organização escolar que mantém a aprendizagem e qualificação profissional para os jovens do meio Rural. Adota a pedagogia da alternância, proporcionando aos jovens das EFAS, uma formação integral que abrange aspectos profissionais, humanitários  e sociais qualificando-os tanto para dar continuidade aos estudos, quanto para se dedicar à vida profissional.

 

Comentar
Andressa Tamires · 10/02/2019 - 06h47 | Última atualização em 10/02/2019 - 10h00

Mirando vaga em Tóquio 2020, oeirense Andressa Tamires busca patrocínio


Compartilhar Tweet 1



Em busca do sonho olímpico, a oeirense Andressa Tamires da Silva Sousa, 20 anos, luta para conseguir participar de competições nacionais e internacionais, mirando uma vaga em Tóquio, em 2020. Colecionadora de recordes de pontuação, Andressa deixou a casa dos pais e mudou-se para Brasília em 2017, com a finalidade de se formar biomédica. Moradora da Cidade Estrutural, a estudante chega a gastar R$ 500 por mês com munições durante os treinos na Federação Brasiliense de Tiro Esportivo (FBTE).

No primeiro ano como atleta, com apenas 15 anos, a piauiense bateu o recorde da prova de pistola de ar de 10 metros. O feito inédito garantiu a ela o título de campeã e despertou na então adolescente o gosto pela modalidade e pelos desafios encontrados em cada prova.

 

Comentar
Energia Solar · 10/02/2019 - 06h43 | Última atualização em 10/02/2019 - 10h03

Com energia solar, agricultores familiares de Oeiras comemoram alta na produção de milho


Compartilhar Tweet 1



O sol assumiu uma função extra no Assentamento Malhadas das Pedras, zona rural de Oeiras. Lá a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA), instalou uma placa de energia solar, que está sendo responsável pelo aumento da produtividade agrícola para 22 famílias que residem na comunidade.

Resultado: com menos de 1000 m² de área plantada, o assentamento alcançou uma produtividade de aproximadamente 2000 espigas de milho.

A alta na produção é motivo de comemoração para o presidente da associação de produtores agrícolas do Assentamento Malhadas das Pedras, José Francisco, e demais sócios, que se dizem satisfeitos a produção alcançada, que está sendo comercializada na própria região.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio do Promotor de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Oeiras, Vando da Silva Marques, firmou Termos de Ajustamento de Conduta, com fins à observância à legislação n.º 10.880/2004 (PNATE), nos autos dos Inquéritos Civis n.º 02/2015, nº 06/2015, nº 04/2015, nº 03/2015, que tinham como investigados os municípios de Oeiras,São Francisco do Piauí, Cajazeiras e Colônia do Piauí, respectivamente.

Os Municípios se comprometeram a rescindir os contratos administrativos e eventuais aditivos firmados em desconformidade com a Lei. Com a rescisão contratual, os Municípios assumirão a execução do seu objeto, com o objetivo de não prejudicar a continuidade do transporte escolar essencial à manutenção do ensino, efetivando-se, se necessário, a título emergencial, contratações diretas com os prestadores de serviços.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Em vigor no dia 1º de abril · 06/02/2019 - 15h14

TJ: Oeiras passará a ter audiências de custódia regionalizadas


Compartilhar Tweet 1



O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), regulamentou, por meio da Resolução nº 127/2019, aprovada na sessão plenária ordinária administrativa desta segunda-feira (04/02), novas disposições sobre a realização das audiências de custódia no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí. Segundo o novo normativo, que entra em vigor no dia 1º de abril, as audiências de custódia serão realizadas de modo regionalizado, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, abrangendo as prisões cautelares e definitivas.

As comarcas, incluindo suas unidades vinculadas, serão agrupadas em nove polos regionais, em cujas sedes ocorrerão as audiências de custódia relativas às prisões efetuadas na circunscrição dos respectivos polos. A comarca de Oeiras é uma delas.

Cada polo contará com um Núcleo de Audiência de Custódia, que será instalado a partir de ato conjunto da Presidência do TJ e da Corregedoria Geral da Justiça.

 


Fonte: TJ-PI
Comentar
Fiscalização e Segurança · 06/02/2019 - 09h02 | Última atualização em 07/02/2019 - 07h44

MPPI recomenda implementação de órgão municipal de trânsito em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



A 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras instaurou inquérito civil no intuito de investigar e combater a omissão na fiscalização e cumprimento da legislação e normatização de trânsito, pelos entes e órgãos responsáveis por essas funções: o próprio Município, o DETRAN e a Polícia Militar do Estado do Piauí. Aquele também vai apurar e fiscalizar o cumprimento da legislação vigente por parte de condutores e passageiros de veículos automotores.

O representante do Ministério expediu recomendação ao prefeito para que este determine a implantação e o aparelhamento de órgão ou entidade executiva de trânsito, de acordo com todas as normas constantes do Código Brasileiro de Trânsito, encaminhando o projeto correspondente à Promotoria de Justiça, no prazo de 45 dias. Ao Comando da PM, recomendou que seja implementada a fiscalização dos veículos automotores quanto aos aspectos que influenciem a segurança e a saúde das pessoas.

 


Fonte: MPPI
Comentar

O Ministério Público do Estado do Piauí através da 2ª Promotoria de Justiça de Oeiras, que tem como titular o promotor Vando da Silva Marques, emitiu uma recomendação em relação a poluição sonora em Oeiras e notificou um bar um restaurante na cidade.

O Ministério Público instaurou um Inquérito Civil com a finalidade de apurar poluição sonora gerada por Restaurante e Sushi Bar localizado à Avenida Rui Barbosa, e a partir deste inquérito emitiu uma recomendação a ser seguida pelo estabelecimento comercial, Polícia e Prefeitura.

Para discutir o assunto, o Ministério Público convoca  a sociedade e interesados a comparecerem em Audiência Pública na qual será discutido o tema "Pertubação do Sossego e Poluíção Sonora no Município de Oeiras no Estado do Piauí". A audiencia publica será realizada no próximo dia 13 de fevereiro, às 10 horas no auditório da sede das Promotorias de Justiça situado na Avenida Benedito Martins no Bairro Oeiras Nova.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Júnior Vianna um dos mais novos fenômenos forrozeiros da atualidade realiza um grande show nesta próxima sexta-feira, 01º de fevereiro, na AABB em Oeiras.

O show que terá a participação de David Ostentação será beneficente e os ingressos podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível que será doado a famílias carentes de Oeiras.

Os ingressos podem ser trocados a partir desta segunda-feira, 28, na Chaves Bebidas e na oficina Erbim Motos.

O jovem cantor Junior Vianna é de origem humilde, nasceu na cidade de Iracema, no interior do estado do Ceará, localizada há cerca de 300km de Fortaleza

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um hóspede foi encontrado morto no quarto de um hotel no Centro de Oeiras, na noite desta terça-feira (29/01). 

Identificado como Francisco Costa, de 54 anos, estava hospedado no hotel desde a noite da última segunda-feira. Ele era instrutor da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo (Funpapi) e estava em Oeiras ministrando um curso que é oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

De acordo com informações colhidas junto a gerência do hotel, pela manhã desta terça-feira, Francisco Costa não saiu do quarto para tomar café e como só ministraria o curso à noite, e com o ar-condicionado ligado, acreditou-se que ele estaria no quarto. Já na noite, a direção da empresa para a qual Francisco trabalha entrou em contato com o hotel, pedindo que abrissem o quarto, pois durante o dia ligaram para o instrutor e este não atendeu, como também não apareceu para ministrar as aulas.

 

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar
Juarez Tapety · 26/01/2019 - 15h26

Morre aos 87 anos, o ex-deputado Juarez Tapety


Compartilhar Tweet 1



O ex-deputado estadual, ex-prefeito de Oeiras, ex-secretário estadual de Segurança Pública e de Governo, Juarez Piauhyense Tapety, de 87 anos, no Hospital da Unimed, em Teresina, às 13h de sábado (26), em consequência de crise renal. Ele estava internado há 45 dias.

O corpo de Juarez Tapety será sepultado no Cemitério de Oeiras, mas antes será velado no Salão Nobre Francisca Trindade da Assembleia Legislativa , na noite deste sábado, no bairro Porenquanto, na zona Norte de Teresina.

Filho de José Nogueira Tapety e Maria Salomé de Freitas Tapety é bacharel em Direito com graduação iniciada na Faculdade de Direito do Recife e concluída na Faculdade Federal de Direito do Piauí (hoje Universidade Federal do Piauí) e logo sua condição de advogado foi reunida à de político.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Rally Piocerá 2019 é organizado pela Radical Produções e tem patrocínio do Consórcio Honda e Governo do Ceará. O evento também tem parcerias com o Sebrae e das Prefeituras de Oeiras, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Angical do Piauí, Francisco Ayres, no Piauí, além de Araripe e Jucás, no Ceará.

Programação – 2º dia Bikes – Oeiras (PI) – 23/1 – quarta-feira
Local: Centro Histórico de Oeiras
Praça da Vitória

6h00 às 6h45 – Início da entrega dos kits do Desafio Audax Bike Day
7h00 às 7h45 – Início da vistoria de largada e assinatura da súmula
7h45 às 8h00 – Briefing com as últimas informações
8h00 – Largada – Oeiras (PI)
12h00 – Chegada das primeiras bikes – Picos (PI) – Piauí Shopping
16h00 – Premiação do Desafio Audax Bike Dayv

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar
Tarifa social · 21/01/2019 - 11h14 | Última atualização em 21/01/2019 - 11h40

Tarifa Social oferece desconto na conta de água para famílias de baixa renda em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Com o objetivo de garantir preços mais baixos nos serviços de água e tratamento de esgoto para famílias de baixa renda, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está intensificando a Tarifa Social em Oeiras. O benefício oferece descontos na conta de água para famílias com menos rendimentos.

De acordo com o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, a Tarifa Social já existia antes da gestão do órgão, porém não havia divulgação desse projeto. “Como o município teve que assumir o abastecimento de vários bairros periféricos, tivemos uma noção da realidade. Muitas pessoas da periferia não têm condições de pagar a tarifa normal, pois muitas delas só sobrevivem com a renda do Bolsa Família. Então vimos a necessidade de divulgar mais e informar que existe essa tarifa, e atendendo a determinados critérios você tem direito a se enquadrar na tarifa social”, explica o diretor.

 

Comentar
Inscrições · 21/01/2019 - 11h12 | Última atualização em 21/01/2019 - 11h32

IFPI oferta 80 vagas no Sisu para cursos em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 podem concorrer a uma vaga nos cursos superiores do Instituto Federal do Piauí por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O IFPI está ofertando 2.105 vagas, em 16 municípios, para cursos de Licenciatura, Bacharelado e Tecnológicos.

As inscrições devem ser feitas no período de 22 a 25 de janeiro, em http://sisu.mec.gov.br.

Nessa edição, o sistema da lista de espera do Sisu terá mudanças. Até o ano passado, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira.  Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera.

O resultado da chamada regular será divulgado em 28 de janeiro. Nesse mesmo dia, será aberto o prazo para participação na lista de espera.

 

Comentar
Piocerá · 21/01/2019 - 10h53 | Última atualização em 21/01/2019 - 11h31

Oeiras está na rota das Bikes do Rally Piocerá 2019


Compartilhar Tweet 1



O Rally Piocerá 2019 vai agitar várias cidades do Piauí e Ceará. Uma delas é Oeiras (PI), local de partida do segundo dia da prova de Bikes, que conta com percurso diferenciado das demais modalidades. Os ciclistas chegam ao município no início da noite da terça-feira, 22 de janeiro. Às 20h será realizado o briefing na Praça da Vitória.

Os competidores, equipes e organização que acompanham os ciclistas fazem o pernoite para que no dia seguinte, 23 de janeiro, às 8h, seja dada a largada da disputa, no Centro Histórico de Oeiras. Serão 110 quilômetros de pedal, com um ganho total de ascensão de mais de 1.450 metros, uma trilha bem diferente da primeira etapa, com trechos mais técnicos, variedade de solo, além de subidas e descidas que vão exigir muito dos atletas. O destino é o Piauí Shopping, em Picos (PI).

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma dupla de suspeitos agiu na tarde desse sábado (19/01) em um posto de combustíveis da cidade de Oeiras, no interior do Piauí.

Se passando por clientes, os dois teriam chegado ao estabelecimento para abastecer a motocicleta que usavam. No momento em que um frentista do local foi atendê-los um dos suspeitos anunciou o assalto, apontou o revólver e exigiu o dinheiro que estava com ele.

A dupla tomou o dinheiro, cerca de R$ 1.500, e fugiu no sentido do bairro Rosário. A polícia foi acionada e está em diligência com o objetivo de identificar e prender os suspeitos.

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar
Preso à disposição da Justiça · 16/01/2019 - 16h31

Homem é assaltado e ferido no Centro de Oeiras e Polícia prende acusado; Veja


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Oeiras prendeu Francisco Eduardo, conhecido como "Dudu de Raimundo Macumbeiro", acusado de roubar e ferir um homem no Mercadinho, no Centro de Oeiras. As informações são do Mural da Vila.

O caso aconteceu nesta segunda-feira (14/01), por volta das 15h, quando Daniel Antônio foi abordado por Eduardo Leal, que lhe aplicou um golpe conhecido como 'gravata', tomando a sua carteira e roubando R$ 150,00 e lhe ferindo com cortes no rosto e próximo a orelha e ainda ameaçando de morte caso chamasse a polícia.

Dudu de Raimundo Macumbeiro que tem diversas passagens pela Polícia e 13 processos da Justiça foi preso nas proximidades da Praça da Juventude, usando a camisa pelo lado avesso e que tinha manchas de sangue, em decorrência dos cortes feitos na vítima. Com ele a polícia encontrou uma quantia de R$ 7,00 e uma carteira de cigarros. Na delegacia, o acusado foi reconhecido pela vítima. Ele permanece preso à disposição da Justiça.

    Foto: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Sesc Piauí lançou o edital nº 01/2019 que consta o Processo Seletivo para estagiário em cursos de diversas áreas.

O candidato interessado deverá fazer sua inscrição no site do Sesc e no período de 22 a 25 de janeiro do corrente ano entregá-la nas unidades indicadas, no horário de 9h às 11h e das 13h às 16h, juntamente com a documentação necessária discriminada no edital.

Clique aqui e confira o edital

 


Fonte: Sesc-PI
Comentar
Em Oeiras · 16/01/2019 - 09h47 | Última atualização em 16/01/2019 - 20h52

Oeiras participará da Expedição Científica Sertão Colonial


Compartilhar Tweet 1



O Piauí receberá no próximo final de semana um evento que será uma verdadeira imersão na história do estado. Nos dias 18 e 19 de janeiro a Expedição Científica Sertão Colonial vai passar pelas cidades de Oeiras, Amarante, Campinas do Piauí, Simplício Mendes e Santo Inácio do Piauí, com o objetivo de debater sobre políticas de conservação e proteção do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico piauiense.

Programação de 19 de Janeiro
8h - Partida para Campinas do Piauí

9h - Santo Inácio do Piauí (visita ao Banheiro dos Padres Jesuítas)

10h - Visita a Fábrica de Lacticínios (Campinas do Piauí)

12h - Almoço (Leitura e subscrição da Carta de Campinas do Piauí)

14h - Retorno a Teresina

14h30 - Simplício Mendes (Homenagem à memória do médico e humanista Dr. Isaías Coelho na praça que leva seu nome)

Confira mais clicando aqui

 

 

Comentar
Na zona rural · 15/01/2019 - 11h51

Oeiras | Idosa sofre ataque de marimbondos e morre


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher identificada como Vitalina Figueiredo, de 62 anos, morreu vítima de ataque de uma enxame de marimbondos no caminho de roça, na localidade Riacho Fundo, zona rural da cidade de Oeiras. As informações são do Folha de Oeiras.

O fato incomum chamou bastante atenção de populares que relataram que a aposentada estava preparando uma terra para plantio na companhia de uma irmã e dois sobrinhos.

Eles contam que em um dado momento, a senhora saiu em direção a sua residência quando parou próximo uma casa de cupins (cupinzeiro) e colocou folhas secas para atear fogo em um enxame de marimbondos que havia no local.

Nesse instante, o enxame passou a atacar a aposentada que seguiu correndo tentando fugir, mas não conseguiu se livrar da investida dos insetos.

A idosa teria caído praticamente sem vida após as picadas. Foi socorrida, mas já chegou ao hospital sem vida.

Veja a matéria completa

 

Comentar