Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou nesta quarta-feira, 10, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Oeiras. Nesta primeira etapa serão imunizadas gestantes e crianças de 06 meses até menores de 06 anos. Na zona urbana, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Rodagem de Picos, Jureminha, Canela, Oeiras Nova, Pedro Barbosa (Centro), Hailton Alves (Rosário) e Paulo de Tarso (Rodagem de Floriano). 

Na segunda etapa da vacinação, que acontece a partir do dia 22 de abril, além das gestantes e crianças de 06 meses até menores de 06 anos, também serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, trabalhadores da saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e particulares. A campanha ocorre até 31 de maio.

 

Comentar

Nesta terça-feira (09/04), na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM), o prefeito Zé Raimundo, de Oeiras, participou da reunião com a bancada federal piauiense.

A reunião aconteceu à noite, após a manifestação de prefeitos para a votação dos Royalties do Petróleo.

No momento, de extrema importância, os prefeitos puderam fazer suas reivindicações para melhoria dos municípios.

 

Comentar
Na CNM · 08/04/2019 - 21h19 | Última atualização em 09/04/2019 - 07h40

Prefeito de Oeiras já está inscrito na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Zé Raimundo, de Oeiras, já está marcando presença na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

A marcha se iniciou nesta segunda-feira (08/04) com a realização do credenciamento dos participantes.

A marcha é o maior evento municipalista do país. Onde todos os prefeitos, secretários, vereadores e outras autoridades políticas municipais têm a oportunidade de levar reivindicações de melhorias para sua cidade e estado.

Uma equipe do 180graus realiza a cobetura completa do evento.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A professora Tiana Tapety, secretária municipal de Educação de Oeiras, participa do programa Debate, do Canal Futura, que será exibido nesta terça-feira, 09, às 21h. Na participação, Tiana fala sobre a experiência exitosa da cidade de Oeiras no processo de alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino.

Com o tema ‘Quais os desafios para combater o analfabetismo e o analfabetismo funcional no Brasil?’, o programa foi gravado na última quinta-feira e transmitido ao vivo, através da página do Futura no Facebook – clique aqui e confira. O Debate é um espaço para o espectador refletir sobre diferentes pontos de vista relativos aos assuntos abordados. O programa conta com convidados de formações distintas, que apresentam um amplo leque de abordagens sobre o tema destacado, contribuindo para formação de opinião.

 

Comentar

Completando três anos de atuação, o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada em IST/AIDS e Hepatites Virais (CTA/SAE) de Oeiras atende, mensalmente, cerca 300 pessoas e desponta como referência em atendimento especializado no Território Vale do Canindé.

“Os atendimentos incorporam todos aqueles pacientes que vêm em busca de informações, testes rápidos e aqueles que, sabidamente, já são portadores de alguma enfermidade e são acompanhamos por nós. Então, a movimentação mensal aqui chega em torno de 300 pessoas, que passam por aqui para fazer uso do serviço do CTA”, afirma o médico infectologista, Luciano Mourão.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Museu de Arte Sacra de Oeiras receberá durante a Semana Santa a exposição “Impressões Afetivas da Velha Urbe”, de autoria do artista plástico e arquiteto oeirense, Evandro Veras. A abertura da exposição acontecerá no dia 12 de abril, Sexta-Feira de Passos, às 09h da manhã, na Sala Pe. Miguel de Carvalho no MAS.

O artista visual Evandro Veras se vale da memória para compor pequenos retalhos de impressões sobre a sua cidade natal, Oeiras, Primeira Capital do Piauí; expressando caoticamente com lapsos imagéticos de sua comunidade. Na exposição “Impressões Afetivas da Velha Urbe” fica claro a tentativa de experimentar estalos e sensações que emitem memória.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A agência do Banco do Brasil de Oeiras retornou às suas atividades normais nesta segunda- feira, 01. O local foi invadido e explodido por uma quadrilha fortemente armada no dia 02 de agosto de 2018.

Desde então, a agência ficou impossibilitada de realizar diversos serviços e passou por reparos estruturais por conta das avarias causadas pelo arrombamento. “População e comerciantes voltam a ter uma opção de movimentar dinheiro nos caixas e TAA (Terminal de Autoatendimento)”, garante o gerente do BB, Tiago Pereira.

A notícia da reabertura foi dada na manhã desta segunda-feira, oito meses após o assalto, numa reunião na sede do BB que contou com a presença das principais autoridades de Oeiras, entre elas o prefeito José Raimundo, o presidente da Câmara José Alberto, o juiz José Osvaldo de Sousa, o Major França do 14º BPM, o vereador Adalberon Morais e demais autoridades.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da 5ª Promotoria Criminal de Teresina, órgão de execução integrante do NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar), participou das atividades comemorativas do Dia Internacional da Mulher realizadas em Oeiras no dia 11 de março, no auditório da Universidade Estaadual do Piauí(UESPI), Campus Possidônio Queiroz.

Realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Oeiras, em parceria com a Câmara de Diretores Lojistas – CDL, Rotary Club e a Universidade Estadual do Piauí – UESPI, a programação contou com a participação do promotor de Justiça, Francisco de Jesus.

Francisco de Jesus realizou palestra sobre a Lei Maria da Penha – Mecanismos de Defesa da Mulher e Combate ao Feminicídio. Na ocasião, foram apresentados os programas preventivos de enfrentamento aos crimes de feminicídios, desenvolvidos pelo MPPI. 

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Promovendo atividades comemorativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o município de Oeiras acolheu o programa "Lei Maria da Penha nas escolas: desconstruindo a violência e construindo diálogos".

Na última segunda-feira, (11/03), o promotor de Justiça Francisco de Jesus, coordenador do programa, apresentou a iniciativa aos gestores, coordenadores, diretores e professores da rede municipal de ensino da primeira capital do Piauí.

A fala do representante do Ministério Público do Piauí ocorreu durante o encontro pedagógico realizado pela secretaria municipal de educação. A OAB/PI (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí), subseção de Oeiras, também colaborou com as discussões.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Oeiras sediará o I Congresso Internacional de Diretos Culturais, evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), previsto para acontecer até o primeiro semestre de 2020. A decisão foi anunciada durante o I Colégios de Presidentes de Subseções da OAB-PI de 2019, realizado em Teresina, nos dias 14 e 15 de março.

A Primeira Capital também vai sediar o próximo encontro de Presidentes Subseções da OAB-PI, no segundo semestre deste ano. Segundo a OAB, o objetivo é tornar Oeiras um centro permanente de eventos jurídicos e institucionais em razão de seu potencial cultural, histórico, arquitetônico, intelectual, turístico e religioso. 

 

Comentar

A Secretaria Municipal da Agricultura, e em parceria com o Sebrae, promoveu entre os dias 15 e 17 de abril, o curso de Técnicas para Criação de Peixe em Viveiros Escavados. Com o objetivo de fomentar e incentivar a piscicultura para geração de renda no campo, a capacitação foi oferecida a produtores de diversas comunidades rurais do município.

Ao todo, 40 famílias de agricultores foram beneficiadas com a possibilidade de ingresso na atividade. Desenvolvido em aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado pelo agrônomo Luís Segundo, instrutor do Sebrae, que abordou habilidades básicas, específicas e gerenciais, voltadas para a criação de peixes em tanque escavado.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nessa quarta-feira (13/03) aconteceu o primeiro dia da programação da 14° Balada Literária, em Oeiras. O evento contou com mesas redondas de tema: Itinerário Poético: Das Performances de Rua à Afirmação da Negritude e A Leitura do Mundo Precede a Leitura das Palavras e também shows culturais. As apresentações foram no campus da UESPI Professor Possidônio Queiroz e no Mirante Morro da Cruz.

A  palestra de abertura foi ministrada pelo professor e poeta Élio Ferreira, onde o docente fez uma análise e leu a carta de Esperança Garcia. “Fizemos uma análise da carta de acordo com os parâmetros literários. É uma narrativa dos escravos de reivindicação dos direitos humanos, e a partir disso fizemos essa leitura observando o papel que ela exerce como texto percursor da literatura brasileira”, pontuou.

No final das discussões literárias, os participantes tiveram a oportunidade de assistir um show lítero-musical da Banda Mustang, no Morro da Cruz.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Ccom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público de Oeiras através do promotor Vando da Silva Marques instaurou inquérito para apurar possíveis danos ambientais cometidos pelo proprietário do bar denominado "Antigo Gela Guela", situado a avenida Transamazônica, bairro Rodagem de Picos, relativos a realização de shows e apresentações musicais no estabelecimento.

O promotor fez diversas recomendações ao proprietário, dentre as quais que se abstenha imediatamente de realizar apresentações musicais, shows/ paredões no interior do seu estabelecimento ou nas imediações, sob pena de ajuizamento de ação de obrigação de não fazer, com pedido de interdição das atividades da empresa e imposição de multas. Recomenda ainda que providencie junto a Prefeitura de Oeiras, a obtenção da devida licença ambiental, caso prossiga o interesse na realização de tais atividades.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Diocese de Oeiras divulgou nesta segunda-feira, 11, a programação da Semana Santa 2019, que acontece de 11 a 21 abril. Na programação estão contemplados os tradicionais rituais da Igreja Católica, responsáveis por atrair milhares de fiéis para a cidade, que ostenta o título de Capital da Fé.

O tema escolhido pela Diocese para a Semana Santa deste ano é ‘Com Bom Jesus dos Passos, pela justiça e pela paz’ e está relacionado à temática proposta pela Campanha da Fraternidade – ‘Fraternidade e Políticas Públicas’.

Além das cerimônias religiosas, a cidade oferece uma vasta programação cultural, que deve ser anunciada nos próximos dias pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Maior manifestação religiosa do Piauí, a Semana Santa de Oeiras reúne, todos os anos, mais de 30 mil fiéis na Romaria do Bom Jesus dos Passos e em outras cerimônias, como as procissões do Fogaréu e do Senhor Morto.

Programação AQUI!

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



‘Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’. Este é o tema da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Oeiras, que vai discutir as políticas públicas e estratégias que vão nortear as ações na área da saúde. Promovida pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a conferência acontece dias 03 e 04 de abril, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência conta com a participação da população em geral, entidades ligadas à área da saúde, gestores e prestadores de serviços em saúde. O evento propicia a avaliação, discussão e análise do resultado das ações e serviços prestados pela rede de saúde.

 

Comentar

 Uma ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil de Oeiras, prendeu em flagrante no final da tarde deste domingo (10/03), dois irmãos acusados de tráfico de drogas.

A prisão aconteceu após populares comunicarem a polícia que Lucas de Freitas Barbosa Júnior, o "Juninho Play" e seu irmão Fernando Martins de Freitas foram vistos efetuando disparos de arma de fogo, na Rua Coronel Benedito Nunes, no bairro Canela. Segundo a polícia, os disparos foram efetuados para intimidar desafetos que moram na Vila Cajueiro.

Imediatamente uma equipe da Polícia Militar com apoio da Polícia Civil saiu em diligência, e ao chegar à residência dos irmãos, na Vila Santa Teresa encontraram a arma usada para os disparos e uma quantidade de maconha.

Lucas, o Juninho Play e Fernando foram capturados e conduzidos a Delegacia Regional, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico e disparo de arma de fogo em via pública.

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar

O Promotor de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Oeiras/PI, Vando da Silva Marques, presidiu audiência pública referente ao Inquérito Civil nº 011/2019, que investiga a omissão de fiscalização e cumprimento da legislação e normatização de trânsito pelo Município de Oeiras, pelo Detran-PI e pela Polícia Militar do Estado do Piauí, bem como fiscaliza o cumprimento da legislação vigente por parte de condutores e passageiros de veículos automotores.

A audiência pública teve por objetivo a ampliação do debate sobre omissões e irregularidades no cumprimento da legislação e normatização de trânsito, abordando práticas preventivas e repressivas que deverão ser adotadas para fins de coibição de infrações contumazes no município de Oeiras/PI.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Na BR-230 · 07/03/2019 - 12h27 | Última atualização em 07/03/2019 - 14h10

Ônibus que saiu de Oeiras colidiu na traseira de carreta em rodovia do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O ônibus da empresa Líder que saiu de Oeiras às 9h desta quinta-feira (07/03), com destino a Teresina, sofreu um acidente na BR-230, na entrada da cidade de Nazaré do Piauí. As informações são do Mural da Vila.

Segundo o motorista, a carreta que seguia no mesmo sentido, freou para evitar um acidente com um motoqueiro que seguia a sua frente com o pneu da moto furado, e mesmo tentando evitar a colisão, não obteve êxito.

Mesmo como o impacto, o motorista e os passageiros do coletivo não sofreram ferimentos, tendo apenas um grande susto. 

Com parte da frente destruída, os passageiros ficaram em Nazaré do Piauí aguardando outro ônibus para seguirem viagem.

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar

“Um carnaval sem preocupação tem sempre camisinha à mão”. Esse é o tema da campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) desenvolvida, em Oeiras, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado – CTA/SAE.  Lançada nesta quarta-feira, 27, a campanha dá continuidade à nova abordagem adotada pelo Ministério da Saúde, intitulada Prevenção Combinada, que visa fortalecer as diversas formas de prevenção às ISTs, como o HIV/Aids, junto ao público jovem.

A campanha mira, principalmente, os homens de 15 a 39 anos, tendo em vista a alta taxa de detecção do vírus entre o público masculino. “A campanha busca chamar a atenção do folião para a conscientização do uso do preservativo. 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Grande homenageado na 7ª edição da Feira Literária de Oeiras – FLOR 2019, que acontece em novembro, o escritor Ilan Brenman visitou a cidade nesta terça-feira, 26, e participou de um bate-papo com cerca de 400 professores da rede municipal de ensino, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.

Marcando oficialmente o início do ano letivo, o bate-papo com Ilan Brenman aconteceu no lançamento do projeto ‘Aprendendo Com’, que este ano tem como objeto sua obra. A FLOR é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto aplicado durante todo o ano nas escolas municipais, com o propósito de estimular o hábito e o prazer pela leitura nos alunos da rede.

 

Comentar

Depois de passar por Picos, Campo Maior e Floriano, a equipe do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho - “Bem Viver no MP” - esteve hoje (18) na cidade de Oeiras. Durante toda a manhã, membros, servidores, estagiários e funcionários terceirizados lotados na região participaram de uma dinâmica com o tema “Ano Novo – Tempo de cuidar de si”.

Mais uma vez, a Subprocuradora-Geral de Justiça Administrativa do MPPI, Carmelina Moura, a Analista Ministerial de Psicologia Liandra Nogueira e o Técnico Ministerial Márcio Douglas conduziram dinâmicas sobre planejamento pessoal, sucesso, sonhos, relações interpessoais e educação financeira.

Estavam presentes os Promotores de Justiça Santiago Júnior, Vando Marques e Carlos Rubem Reis, além do Defensor Público Roosevelt Mendes e dos colaboradores convidados.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Reunião sobre a 13ª Edição da Balada Literária. Foto: ASCOM

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) receberá  13ª edição da Balada Literária de São Paulo nos campus de Oeiras, Floriano, Parnaíba e Teresina. Esse ano terá como homenageados o educador Paulo Freire (PE) e o poeta Élio Ferreira (PI), ambos nordestinos e vozes compromissadas com um Brasil mais justo e solidário. 

O primeiro dia do evento dedicado a música, literatura e artes acontece no dia dias 13 de março, no Campus Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras.

A Balada Literária tem se firmado, ao longo desses 13 anos, como um dos eventos culturais mais importantes do Brasil. Celebrando sempre a arte nacional, desde o nascedouro, em suas mais diversas manifestações. A programação dessa edição do evento conta com o corpo docente da UESPI das áreas de Letras, História e Pedagogia, além de atrações convidadas.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O suplente de deputado B. Sá Filho (Progressistas) tomou posse como deputado na Assembleia Legislativa do Piauí, na manhã desta terça-feira, 26. Ele assume a vaga no lugar do deputado Júlio Arcoverde, que passa a comandar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de Teresina.

B. Sá afirma que terá como bandeira a defesa da agricultura irrigada e o abastecimento de água no interior. Na solenidade de posse, ele estava acompanhado pelo pai, o ex-prefeito B. Sá, que permanece no comando da Coordenadoria de Fomento à Irrigação (COFIR); e do primo José Raimundo de Sá Lopes, prefeito de Oeiras.

“Serei mais um Progressista procurando trabalhar pelo estado e desempenhar função pública. As prioridades são a defesa na irrigação, abastecimento de água e questões voltadas para saúde. A saúde é um quesito em que apresentei projetos quando estive nessa casa”, afirmou.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Oeiras vai sediar pela primeira vez o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento acontece de 25 a 27 de fevereiro.

Valorizando a ciência e a tecnologia, o EREA está em sua 77ª edição e tem como objetivo capacitar 120 professores da rede pública municipal e estadual e da rede privada de Oeiras em ensino de astronomia e ciências espaciais. A programação do evento contempla palestras, oficinas e observações astronômicas.

O evento é capitaneado pelo professor, físico e astrônomo João Batista Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e uma das maiores autoridades em ciências espaciais da América Latina.

 

Comentar

Visando simplificar a vida dos oeirenses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oeiras (SAAE) está disponibilizando mais um canal de relacionamento com os consumidores: trata-se de uma plataforma online, que facilitará ainda mais o acesso aos serviços prestados pela autarquia. O site foi lançado nesta sexta-feira, 22, e já pode ser acessado através do endereço www.saaeoeiras.com.br.

Na página, os clientes podem obter informações sobre as atividades do SAAE, enviar mensagens para tirar dúvidas sobre os serviços prestados e têm a possibilidade de solicitar 2ª via da conta de água.

Além do site, o SAAE disponibiliza ainda aos consumidores o atendimento por meio do telefone 3462-4604 ou WhatsApp, pelo número (89) 99466-9381. A autarquia também mantém a loja de atendimento, localizada na Rua André Holanda, 716, Centro.

 

Comentar