Além de outros municípios · 12/12/2018 - 18h45

Rally Piocerá 2019 promete movimentar a economia de Oeiras


Compartilhar Tweet 1



A cada edição, o Rally Piocerá/Cerapió conta com diversas cidades que recebem os participantes durante todos os dias de prova. Em 2019, a tradicional competição off-road do Brasil movimentará 34 municípios do Piauí e Ceará. Com largada em Teresina (PI) e chegada inédita em Juazeiro do Norte (CE), o evento terá também como dormitório, entre 21 a 25 de janeiro, as localidades de Amarante (PI), Floriano (PI), Oeiras (PI), Picos (PI) e Iguatu (CE).

Além dessas, outras cidades farão parte do trajeto da disputa, seja como neutro (ponto de parada para abastecimento, alimentação e pequenos ajustes nos veículos) ou simplesmente como rota de passagem das motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes.

Independente do tempo que a caravana ficará em cada local, a movimentação aquece a economia de cada cidade em diversos setores.

    Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Aniversário de Oeiras · 05/12/2018 - 11h55

Confira as atrações do Aniversário de Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Oeiras comemora 301 anos no próximo dia 26 de dezembro. Ao longo do mês, será realizada uma série de inaugurações de obras públicas, como a do prédio-sede do SAMU e da pavimentação e saneamento do Morro do Urubu, no bairro Rodagem de Floriano.

O ponto alto das celebrações acontece no dia 25 de dezembro, quando a Prefeitura de Oeiras promove uma grande festa popular, animada pelas atrações musicais Luan Estilizado, Toca do Vale e David Ostentação.

Nos intervalos dos shows, acontecerá o sorteio de 01 moto zero km, fogão, geladeira, TV 32’’ e aparelhos smartphones – prêmios do IPTU Premiado 2018. Para participar do sorteio, os contribuintes devem apresentar seus impostos quitados no setor de tributos e arrecadação da Prefeitura de Oeiras, preencher um cupom e depositá-lo numa urna. É indispensável, ainda, que o contribuinte apresente o CPF no ato do preenchimento do cupom.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugura neste domingo, 09, às 20h, na Praça de Eventos, a decoração e iluminação natalina da cidade.

Intitulada ‘Natal Iluminado’, a cerimônia natalina contará com apresentações culturais dos serviços mantidos pela Semas, dança, um grande espetáculo de acendimento das luzes da cidade e, o mais esperado: a chegada do Papai Noel. Além disso, acontecerá o maior desfile de Natal do Piauí.

 

Comentar
FLOR · 05/12/2018 - 11h53 | Última atualização em 05/12/2018 - 12h06

Espetáculo reúne 320 alunos no encerramento da VI Feira Literária de Oeiras – FLOR


Compartilhar Tweet 1



Um grande espetáculo de dança e arte encerrou na noite de sábado (1º/12) a VI Feira Literária de Oeiras (FLOR). Intitulado ‘Cabrobó’, o show teve a participação de 320 alunos de escolas da rede municipal de ensino, contando em diversos atos a história do município de Oeiras. Em sua sexta edição, a FLOR homenageou a escritora Roseana Murray, autora de dezenas de livros dedicados ao público infanto-juvenil e de poesias.

A obra de Murray foi alvo de análises e estudos em projetos desenvolvidos nas 29 escolas da rede municipal de Oeiras, durante todo o ano, e materializada em poesias, livros, danças, artes plásticas e apresentações culturais nos três dias de Feira Literária. “Desde que cheguei fui testemunha do maior milagre de todos quantos já vivi e minha vida é cheia de milagres.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Ir além das aulas, no Sobrado Major Selemérico, e da cidade de Oeiras, já é realidade para os novos talentos que tocam bandolim, instrumento tradicional da primeira capital do Piauí. A Orquestra de Bandolins de Oeiras está circulando o estado e se apresenta nesta quinta-feira (06/12), em Teresina, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), às 12h. Os concertos também ocorrem em Piripiri, na sexta-feira (07/12), e Parnaíba, no sábado (08/12), e encerram a turnê em Oeiras, no dia 14.

A orquestra nasceu por meio da evolução dos alunos da Escola de Bandolins Dona Petinha, inaugurada em 2016, e que funciona no Sobrado Major Selemérico.

Atualmente, a instituição atende 25 alunos, sendo que 13 deles estão se apresentando pelo Piauí em turnê com a orquestra. O grupo, composto por jovens que têm entre 9 e 13 anos de idade, já se apresentou em Floriano, Corrente e Bom Jesus.

 


Fonte: Pi.gov.br
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais um carro forte foi alvo dos bandidos, na BR 230, próximo a Oeiras, no final da manhã desta quarta-feira, 28.

Desta feita, os bandidos explodiram um carro forte da empresa PROSEGUR, no povoado Paquetá, próximo a cidade de São João da Varjota.

Fortemente armados e usando explosivos, os bandidos emparelharam com o carro forte, no momento em que o motorista diminuiu a velocidade para passar em um quebra molas e detonaram os explosivos, provocando a destruição do mesmo, e pânico entre os moradores do povoado.

Em 16 de agosto, outro carro forte foi estourado por bandidos, na localidade conhecida como Café da Rosa. O carro foi alvejado por homens que estavam em três carros, uma L 200, SWD 4 e um Fiat Toro, e de dentro de um dos veículos dispararam contra o carro forte, obrigando-o a parar, para efetuar a explosão e levar todo o dinheiro.
 

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O ator Edson Oliveira foi escolhido melhor ator revelação do Estado do Piauí, pelo troféu “Os Melhores do Teatro Piauiense”, premiação realizada a noite da última quarta-feira, 21, em Teresina. Edson Oliveira é natural de Oeiras e com apenas 18 anos tem trabalhos consagrados na dramaturgia piauiense.

Ele interpreta Jesus na Paixão de Cristo de Floriano, considerada a segunda maior encenação de teatro a céu aberto do Brasil, e já contracenou com grandes nomes da dramaturgia nacional, entre eles: Carlos Vereza, Felipe Simas, Nívea Maria, Werner Schunemann, Anderson Di Rizzi, Solange Couto e Zezé Motta.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dando sequência às atividades alusivas à campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) disponibilizou nesta quarta-feira, 21, uma equipe de profissionais para realizar a avaliação de Hiperdia – avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e checagem de peso e circunferência abdominal – no centro de Oeiras.

Direcionada para o público que atua nas lojas e empresas do centro comercial, a avaliação aconteceu numa tenda, instalada pela Semusa no pátio do Mercado Velho. O objetivo foi conscientizar a população oeirense sobre os sintomas, a prevenção e o tratamento do diabetes. Nesta quarta-feira, 22, a avaliação de Hiperdia aconteceu na sede da Semusa e teve como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O advogado Adriano Dantas foi eleito neste sábado, 24, o novo presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Oeiras. Adriano que encabeçava a chapa 01- A Ordem é Renovar concorreu com o advogado Noac Almeida da Chapa 02- Muito+ Pela OAB.

Com a vitória, Adriano Dantas, vai presidir a OAB em Oeiras pelo triênio 2019-2021. O advogado vai substituir a atual presidente Sania Mary Mesquita.  

Em nível estadual, Adriano Dantas apoiou a chapa 01 – OAB ABERTA, encabeçada pelo advogado Lucas Villa que perdeu a eleição para Celso Barros Neto.

A chapa vencedora, A Ordem é Renovar era encabeçada por Adriano Dantas e Fidelman Fontes. Já a chapa concorrente era composta pelos advogados Noack Almeida e Kairo Fernando.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após investigações, a Polícia Civil e o Núcleo de Inteligência da Polícia Militar de Oeiras conseguiu identificar e prender nesta terça-feira (20/11) os suspeitos de matar Josevan José Damasceno, 38 anos, com diversas perfurações na madrugada do dia 4 de novembro.

Os suspeitos são quatro homens e um menor de 15 anos, todos já têm passagem pela polícia. 

De acordo com o delegado da Polícia Civil de Oeiras, Antônio Nilton, a investigação aponta fortes indícios de que os homens são de fato os autores do crime. A prisão foi decretada por 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30, prazo em que encerrarão as investigações. O delegado disse ainda que durante as buscas nas residências dos suspeitos, foram encontradas armas brancas e alguns aparelhos de celulares.

 


Fonte: Com informações do portal Mural da Vila
Comentar
Troféu 180graus · 19/11/2018 - 12h49 | Última atualização em 19/11/2018 - 13h47

Confira fotos da entrega do Troféu 180Graus Destaque Empresarial 2018


Compartilhar Tweet 1



Confira fotos da cerimônia de entrega do Troféu 180Graus Destaque Empresarial . A festa contou com a participação de empresários e prestadores de serviços da cidade de Oeiras que foram escolhidos em votação popular na internet. A animação ficou por conta de Nayara Sá, David Ostentação e dj Tiago Carlos.

 

 


Fonte: Fotos por Tiago Drone Oeiras
Comentar
Festa da imaculada · 19/11/2018 - 11h14 | Última atualização em 19/11/2018 - 13h25

Confira a programação da festa da Imaculada Conceição em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Venha participar da festa da Imaculada Conceição em Oeiras!!! Participe desse momento de profunda espiritualidade, comunhão, partilha e evangelização,
Neste festejo de 2018 temos como tema: Como a Virgem Imaculada Conceição, chamados e enviados em missão; e lema: “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lc 1,38). Depois de celebrarmos o ano do laicato e iluminados pelo Sínodo da Juventude de outubro próximo passado convocado pelo Papa Francisco, agora, olhando para Maria, somos chamados a assumir de forma mais incisiva a necessidade de mais vocações e de estar mais atentos quando o Senhor nos diz “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei para dardes frutos e para que o vosso fruto permaneça” 

Com o tema vocação-missão, somos chamados a assumir uma atitude de permanente conversão pastoral, que envolve escutar com atenção e discernir “o que o Espírito está dizendo às Igrejas”

 

Comentar

Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente no final da tarde desta quinta-feira, na PI-143, rodovia que liga Oeiras a Colônia do Piauí.

Segundo o portal 'Mural da Vila', o acidente aconteceu próximo à Ladeira da Onça, quando um carro, ocupado por cinco pessoas, que moram no povoado Buriti do Rei, e que seguia para Oeiras, tombou após ter um dos pneus estourado.

O condutor disse que após o pneu estourar foi impossível controlar o veículo, que tombou várias vezes, deixando os ocupantes presos às ferragens.

Os feridos foram socorridos por pessoas que passavam pela rodovia, que ajudaram a desvirar o veículo e acionaram o SAMU, que os conduziram para a Unidade de Pronto Atendimento. Dos ocupantes, apenas uma mulher sofreu uma forte pancada na cabeça. Os demais tiveram apenas escoriações.

 


Fonte: Com informações do Mural da Vila
Comentar

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, prestaram homenagens e se despediram nesta segunda-feira, 12, do médico Dennys Barreto Perez. Ele faz parte do Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dennys reside em Oeiras desde 2015 e atua na Estratégia Saúde da Família do povoado Contentamento, zona rural do município. Ele e outros médicos cubanos vieram ao Brasil numa missão, para realizarem suas funções durante três anos. Com o período do contrato encerrado, ele retorna à terra natal, onde dará continuar aos seus trabalhos na medicina.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um motociclista, identificado como Adelson dos Santos Silva, 28 anos, morreu na noite desse domingo (11/11) após colidir com uma carreta na BR-230, em Oeiras. Segundo informações, o jovem seguia no meio da pista. 

Adelson se dirigia para Floriano e o veículo, no sentido oposto. De acordo com a perícia da Polícia Civil do município e a Polícia Rodoviária Federal, a vítima estava na faixa central da pista no momento do acidente.

“Após a colisão, o corpo da vítima foi arremessado para fora da pista, caindo no acostamento. Adelson teve fraturas expostas nos braços, pernas, cabeça e um corte profundo no abdômen, com morte imediata ainda no local do acidente”, afirmaram os agentes.

O corpo do Adelson Silva foi encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras para ser liberado para a família após os procedimentos. A vítima era natural da localidade Brôco, zona Rural de Oeiras.

Não há informações sobre o paradeiro do motorista da carreta.

 

 


Fonte: Portal Integração
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O oeirense Lusbbery Moura de 34 anos, morreu vítima de acidente no final da tarde desta sexta-feira, 09, no estado do Maranhão.

O oeirense que trabalhava como caminhoneiro perdeu a vida após o caminhão que conduzia ter caído de uma ponte próximo a cidade de Balsas no estado do Maranhão.

De acordo com informações, Lusbbey Moura teria perdido o controle do caminhão ao trafegar por uma ponte. O veículo caiu de uma altura considerável, pegou fogo e ficou praticamente destruído.

Com o forte impacto, o corpo do motorista ficou preso as ferragens do caminhão. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

 

Comentar
Remédios para emagrecer · 04/11/2018 - 22h49

Oeiras: Jovem de 23 anos morre após tomar remédios para emagrecer


Compartilhar Tweet 1



Uma jovem de 23 anos da cidade de São João da Varjota morreu na noite deste domingo, 04, após passar mal em sua cidade e ser conduzida a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras.

Luana Raquel Eufrásio, estudante de administração, na cidade de Picos, chegou a UPA em estado grave sendo imediatamente atendida por toda equipe médica. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Segundo informações de familiares a amigos que estavam na UPA, Luana, há alguns dias vinha fazendo uso do medicamento REDUFITE, usado para emagrecer e que foi comprado pela internet.

O corpo de Luana foi levado para a cidade de São João da Varjota onde será velado e sepultado.

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Entre os dias 23 e 27 de outubro, o “MP em Ação - Procon Itinerante” esteve nos municípios de Oeiras, onde atendeu os consumidores daquela região. Com os atendimentos realizados na semana passada, o órgão do Ministério Público do Piauí (MPPI) completou o ciclo de 15 cidades visitadas, só em 2018, alcançando mais de 670 mil consumidores no Piauí.

O objetivo da iniciativa “MP em Ação - Procon Itinerante” é facilitar o acesso dos cidadãos piauienses a solução extrajudicial de conflitos entre consumidores e fornecedores. Uma das ferramentas utilizadas para atender os consumidores é a "CIP Eletrônica", que é uma espécie de notificação extrajudicial. As demandas mais apresentadas pelos consumidores de Oeiras estavam relacionadas a bancos, cartões de crédito, telefonia, energia elétrica, produtos com vícios, dentre outras.

 

 


Fonte: Ministério Público do Piauí
Comentar
Troféu 180graus · 31/10/2018 - 18h05 | Última atualização em 01/11/2018 - 09h35

Entrega do Troféu 180graus acontece dia 17 de novembro


Compartilhar Tweet 1



A entrega do Troféu 180graus Destaque Empresarial acontece dia 17 de novembro, sábado, na AABB de Oeiras, a partir das 20h30. A animação fica por conta de Nayara Sá e David Ostentação. Gildeon Carvalho, o organizador do evento, entrará em contato com todos os vencedores, nos próximos dias.

 

Comentar

Ato de reconhecimento pelos saberes compartilhados. Foi este o nome dado ao evento que marcou oficialmente a comemoração pelas conquistas da Rede Municipal de Ensino de Oeiras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com os resultados alcançados, a cidade tornou-se referência para o Piauí quando o assunto é educação de qualidade. Para celebrar, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), organizou uma grande homenagem aos professores, realizada na noite desta segunda-feira, 29, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes.

Tiana Tapety diz que o ato de reconhecimento aos professores contribui para a valorização dos docentes e para o desenvolvimento da Educação no município de Oeiras. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O advogado Noac Almeida formalizou sua candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Oeiras nesta quinta-feira (25/10). A chapa foi intitulada "Muito Mais pela OAB" .

Em primeira eleição à presidência da OAB, Noac Almeida aposta em diretoria formada em sua maioria por jovens advogados.

Essa será a primeira eleição na qual o advogado disputa o cargo de presidente da OAB.

Para a Diretoria indicou o advogado Kairo Fernando Lima como vice-presidente; Francisca Gomes como Diretora Financeira; Emiliana Ribeiro Carvalho como Secretária e Noelson Silva como Secretário Adjunto.
 

 

Comentar

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está investindo em ações para melhorar a qualidade de água fornecida aos oeirenses. Esta semana, o laboratório do SAAE ganhou novos equipamentos para a realização de testes físico-químicos e microbiológicos na água.

As análises atestam a ausência de coliformes fecais e totais e ausência de microrganismos que podem transmitir doenças através do consumo da água. “Nos testes físico-químicos são analisados os seguintes parâmetros: pH, Turbidez, Cloreto, Dureza, Nitrito, Alcalinidade, Ferro, Nitrato e Sulfato. O teste microbiológico é realizado através do reagente de Colillert, o qual disponibiliza resultados em 24h, para constatação de Escherichia colli e Coliformes fecais e totais”, explica a farmacêutica Débora Rêgo, responsável pelo laboratório do SAAE.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na manhã desta quinta-feira, 25, um evento alusivo ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias – comemorado no último dia 04 de outubro. Na confraternização, realizada no auditório da Semusa, o prefeito José Raimundo destacou a importância dos profissionais para promoção do cuidado à saúde da população.

O encontro contou com a participação de 90 agentes comunitários de saúde e 25 agentes de combate às endemias que atuam no município. “Esses profissionais estão sendo homenageados por todo o trabalho prestado ao município de Oeiras. Lembramos também aqui de servidores que destas duas categorias profissionais que já não mais se encontroam entre nós, pessoas que prestaram serviço e colaboraram com o município, "comenta Auridene Freitas, secretária municipal de Saúde.

 

Comentar

A equipe da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio participa nesta quinta-feira, 25, da Mostra de Empreendedorismo do Campus de Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O evento tem início no turno da tarde com palestras, no Cine Teatro, sobre experiência de empreendimentos com projetos de software, negócios inovadores e robótica educativa. À noite, a partir das 19h, acontece a Exposição da IV Mostra em Empreendedorismo, na Praça de Eventos. Na ocasião, os profissionais da Semic farão atendimentos para formalização de micro e pequenos negócios na cidade de Oeiras.

Através da atuação da Semic/Sala do Empreendedor os participantes terão à disposição orientações sobre procedimentos para abertura de negócios e encaminhamento para instituições financeiras; abertura, alteração e baixa para o Micro Empreendedor Individual (MEI); legislação do MEI; emissão de documento de arrecadação, dentre outras ações.

 

Comentar
Fiscal de meio ambiente · 19/10/2018 - 10h47 | Última atualização em 19/10/2018 - 23h11

Câmara aprova projeto que cria cargo de Fiscal de Meio Ambiente em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



O plenário da Câmara dos Vereadores aprovou nesta segunda-feira, 15, o projeto de lei que altera a estrutura organizacional da Prefeitura de Oeiras. A mudança promovida contempla a criação do cargo de Fiscal de Meio Ambiente e aumenta o número de vagas para a função de Agente Municipal de Trânsito. Os cargos serão preenchidos através de concurso público.

Para o cargo de Fiscal de Meio Ambiente será disponibilizada uma vaga, bem como serão criadas duas vagas para o cargo de Agente Municipal de Trânsito, totalizando, assim, oito vagas.

O texto da matéria diz que as alterações na estrutura organizacional do Poder Executivo são necessárias e urgentes, tendo em vista que a Administração Municipal já organiza procedimento licitatório para realização de concurso público, objetivando o preenchimento de vagas para os cargos de Fiscal de Meio Ambiente, Agente Municipal de Trânsito e Fiscal de Tributos Municipais.

Comentar