Compartilhar Tweet 1



O Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) receberá, de 5 a 11 de setembro, inscrições para a seleção de professor substituto de Língua Portuguesa. Está sendo ofertada uma vaga.

As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico https://csep.ifpi.edu.br. O processo seletivo contará com duas etapas: prova de títulos e prova de desempenho didático.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 27 de setembro. O candidato selecionado terá regime de trabalho de 40 horas semanais, distribuídas em dois turnos de trabalho a serem estabelecidos pela Diretoria de Ensino do Campus.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mais saúde e qualidade de vida para os moradores da zona rural de Oeiras. Na manhã desta segunda-feira, 09, o prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram o Ponto de Atendimento do Assentamento Nova Terra, espaço que serve de referência para os assentamentos e comunidades rurais, situados nas proximidades da BR-230 (sentido Floriano), com estrutura para atender com qualidade, em média, 200 famílias da região.

Construído com recursos próprios do município, o Ponto de Atendimento conta com uma equipe multiprofissional, formada por médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e agentes comunitários de saúde, que desenvolvem ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde dos moradores.

 

Comentar

O Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado, 14, em Oeiras. Serão distribuídos postos por toda a cidade para imunização dos animais – UBS Hailton Alves (Rosário), UBS Gerardo Magela (Várzea), UBS Paulo de Tarso (Rodagem de Floriano), UBS Jureminha, UBS Oeiras Nova, UBS Rodagem de Picos, Praça Costa Alvarenga, Praça Parque Leste, Praça João XXIII(Quartel), Praça da Juventude, Terminal Rodoviário, CAIC, Escola M. Girassol, CETI Pedro Sá, Escola José Coelho Reis, Escola M. Agrotécnica e Pedreira.

O atendimento acontece das 8h às 17h, para cães e gatos a partir de 03 meses de vida. Os responsáveis pelos animais devem levar o cartão de imunização do bicho, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação.

 

Comentar

Cerca de 100 professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) da rede municipal de Oeiras participaram, entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro, da 2ª edição da Caminhada Pedagógica – qualificação profissional promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Intitulada “Aprendendo com as belezas do Piauí”, a formação de professores percorreu quatro cidades piauienses, com um roteiro que contemplou visitas ao Museu do Piauí e Parque Ambiental Encontro dos Rios, em Teresina; Ecomuseu Tartarugas do Delta e Museu da Vila, em Luís Correia; Memorial da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior; e Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, em Parnaíba.

A iniciativa integra os projetos Fortalecer para Crescer e Educação em Contextos, desenvolvidos pela SEMED em toda a rede de ensino, com o propósito de sistematizar as ações estratégicas relacionadas ao programa de ensino do município

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Oeiras está na zona com maior exposição solar do país. De acordo com o último levantamento da normal climatológica de insolação, o Piauí possui as zonas mais intensas de exposição a luz solar do Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e alertam para a forte intensidade dos raios do Sol prevista para o mês de setembro.

O climatologista e pesquisador Werton Santos explica que a concentração se dá principalmente em duas áreas. “Observe [imagem abaixo] que temos manchas muito escuras no Piauí, que são as manchas mais concentradas em todo o território nacional, que indicam o maior número de horas sob exposição solar do país. Uma próxima a região do Vale do Longá e outra projetada entre Picos, Oeiras e Floriano”. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O uso de fontes renováveis de energia está fazendo a diferença na vida dos agricultores e impulsionando a produção rural na comunidade Morro do Claro, região do Morro Redondo, na zona rural de Oeiras. Os produtores rurais Valderi e Adriano comemoram a produção de milho e melancia, com a utilização de kit de irrigação abastecido através de placas de energia solar.

O kit de irrigação por sistema de gotejamento foi doado pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMA). Já as placas de energia solar foram doadas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

“Esta unidade produtiva recebe assessoria do técnico em agropecuária Djair Marques, comprovando assim, que o acompanhamento profissional faz a diferença, gerando produtos de melhor qualidade”, comenta o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza.

 

Comentar

O prefeito José Raimundo recebeu nesta quarta-feira, 21, um importante incremento para o acervo da Biblioteca Municipal Escritor José Expedito Rêgo. Os livros foram doados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e são publicações de autoria de escritores piauienses, editadas pela Academia Piauiense de Letras (APL). A doação foi feita em solenidade na sede da Secult, em Teresina, com a presença do secretário Fábio Novo; do presidente da APL, Nelson Nery; e do prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos.

No início deste mês, a Prefeitura inaugurou as novas instalações da Biblioteca Municipal de Oeiras, no edifício onde funcionava a antiga sede do Fórum, no Centro Histórico da cidade. A Biblioteca conta com um vasto acervo, centro de leitura público com cabines individuais, sala para leitura infantil e sala multiuso, destinada para trabalhos, pesquisas, estudos e leituras em grupos. Todos os ambientes são climatizados.

 

Comentar

Sete alunos da rede municipal de ensino de Oeiras, medalhistas na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), participam durante toda esta semana do projeto ‘Multiplicando Talentos’, em Teresina.

O evento é uma iniciativa da Rede Pense Piauí e consiste em proporcionar uma imersão em matemática, na qual os estudantes participarão, até a próxima sexta-feira (23), de aulas em regime de tempo integral, dispondo de alimentação, estadia, lazer, palestras e materiais, gratuitamente. A solenidade de abertura foi realizada neste domingo, 18, no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI).

Cerca de 120 alunos de escolas públicas do Piauí participam do projeto. De Oeiras, participam três alunos da Escola Municipal Visconde da Parnaíba e quatro estudantes da Escola Municipal Juarez Tapety. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



As inscrições para o programa Garantia-Safra 2019/2020 foram iniciadas nesta terça-feira, 20, em Oeiras. A ação, operacionalizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e instituições parceiras, garante um auxílio financeiro aos agricultores familiares que sofrem com a perda da produção devido à seca.

O cronograma de inscrições começou no povoado Briona, zona rural do município, e segue até 24 de outubro, atendendo 28 comunidades rurais. No ato da inscrição é necessário apresentar o extrato atual da declaração de aptidão ao Pronaf; CPF; RG; título eleitoral, comprovante de residência.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Juvenal Souza, o objetivo é realizar o cadastro de todos os agricultores que se enquadrem nos critérios do programa. Em 2018, foram cadastrados 2.504 agricultores familiares em Oeiras.

 

Comentar
Momentos de reflexão · 14/08/2019 - 17h02 | Última atualização em 14/08/2019 - 17h10

IFPI - Campus Oeiras, realiza encontro pedagógico marcando início do ano letivo


Compartilhar Tweet 1



O IFPI - Campus Oeiras realizou, nos dias 07 e 08 de agosto, o seu Encontro Pedagógico, que marcou o início do período letivo de 2019.2.

A programação do evento envolveu momentos de reflexão sobre às práticas pedagógicas, construção de metas e estratégias escolares para atingir melhores resultados acadêmicos e reduzir os índices de evasão e reprovação escolar. Com informações de ifpi.edu.

    IFPI
    IFPI
    IFPI
    IFPI

 

Comentar
Próximo ao portal da cidade · 12/08/2019 - 15h50 | Última atualização em 12/08/2019 - 15h59

Homem morre ao colidir com traseira de carreta na Br-230 em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Homem morre na BR-230, em Oeiras, devido acidente próximo ao Portal de entrada da cidade, no sentido Oeiras-Picos. Com informações do Mural da Vila.

A vítima identificada por Francisco de Assis José dos Santos, de 38 anos, bateu a moto que conduzia, modelo CG Titan 125, contra a traseira de uma carreta que seguia em mesmo sentido.

O SAMU ainda foi acionado para socorro da vítima, que teve uma forte pancada na cabeça e foi conduzida a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras, mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo permaneceu na UPA aguardando os familiares para a liberação.
 

    Foto: Portal Mural da Vila

 

 


Fonte: Portal Mural da Vila
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Começam nesta segunda-feira, 12, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Santaninha, os Jogos Estudantis de Oeiras 2019, competição que reúne centenas de estudantes de escolas públicas municipais e estaduais e da rede privada.

Organizados pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Educação e Juventude, os Jogos Estudantis contemplam competições de futebol, futebol de areia, futsal, vôlei, vôlei de areia, handebol, atletismo, karatê, jiu jitsu e capoeira.

Além do Ginásio Santaninha, as competições as competições também acontecem na Praça da Juventude até o dia 23 de agosto.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) informa que estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Técnica Vocal. Para participar, os interessados devem ter disponibilidade para comparecer às aulas/ ensaios e às apresentações artísticas pré-agendadas.

O curso oferece 20 vagas. Os ensaios acontecem toda terça das 18h30min às 20h30min. Os alunos inscritos devem receber orientações sobre respiração, afinação, apoio, interpretação e percepção musical.

O público-alvo são cantores profissionais e amadores. As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente após o preenchimento de um formulário online, no período de 06 de agosto a 11 de agosto de 2019, através do link: www.abre.ai/cursotecnicavocal. O início das aulas acontece dia 13 de agosto.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O homem identificado por Alexandre de Sousa Lopes, de 31 anos, natural de Juazeiro-BA, morreu na manhã desse domingo (04/08), em um acidente na BR 230.
O acidente aconteceu próximo ao povoado Tamboril Salinas, zona rural de Oeiras, e segundo informações, ele colidiu a moto que pilotava contra uma carreta. Caminhoneiros que passavam pela BR, ligaram para a PRF, que acionou a Polícia de Oeiras, que foi até o local para remover o corpo.
Ao chegar ao local, a polícia ao averiguar a documentação da motocicleta que era conduzida por Alexandre de Sousa Lopes, percebeu que se tratava de uma moto com registro de roubo. Com ele, ainda foram encontrados vários aparelhos celulares e dinheiro que desconfiam ser produto de roubo.
O corpo de Alexandre foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras e a direção busca encontrar a família do mesmo, para a liberação do corpo. 

 

 

 

 


Fonte: Portal Mural da Vila
Comentar
Pelo Governo do Estado · 01/08/2019 - 14h29

Casas do Semeando Moradia serão entregues em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



 governador Wellington Dias vai entregar 95 casas para famílias de baixa renda da cidade de Oeiras. As unidades formam o conjunto habitacional Wellington Gonzaga, construído pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), com recursos do programa Semeando Moradia. Na solenidade, prevista para o próximo dia 15 de agosto, haverá a entrega das escrituras dos imóveis e inauguração do calçamento das ruas do empreendimento.

Na tarde dessa quarta-feira (31/07), o governador Wellington Dias autorizou a retomada da obra de pavimentação do conjunto habitacional Joaquim Lopes, em São João do Piauí. Composto de 100 casas, o empreendimento também teve recursos federais do programa Semeando Moradia, com contrapartida do governo estadual. O calçamento restante do empreendimento será construído imediatamente, com conclusão prevista para dezembro.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: CCOM
Comentar
Nota piauiense · 01/08/2019 - 11h03

Consumidor de Oeiras ganha prêmio da Nota Piauiense


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) realizou nesta quarta-feira (31), o 47º sorteio da Nota Piauiense. Adamantino Aguiar Silva Sousa ganhou o prêmio máximo de R$ 25 mil. Já Joaquim Giovanni Marques de Lima levou R$ 10 mil. Os dois ganhadores são de Teresina e Oeiras, respectivamente.

A lista com o nome de todos os ganhadores será divulgada na sexta-feira, 2 de agosto. O sorteio foi realizado no estúdio instalado na Escola Fazendária às 10h30. A transmissão é sempre ao vivo pelas páginas da Sefaz e da Nota Piauiense no Facebook.

O programa Nota Piauiense possui mais de 230 mil pessoas cadastradas. Quem quiser participar deve realizar o cadastro do CPF no site (www.sefaz.pi.gov.br/notapiauiense). Com o cadastro feito, o consumidor pode acompanhar as notas já existentes no sistema, visualizar os bilhetes de sorteio e conferir os créditos gerados de ICMS.

Comentar

“Sua tarefa é descobrir o trabalho e, então, com todo coração, dedicar-se a ele”. Motivada por esse pensamento, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) promoveu, entre os dias 22 e 27 de julho, o V Ciclo de Formação de Gestores, em Oeiras. Trabalhando a temática ‘Educação em Contextos’, a formação foi destinada a todos os diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

Com a formação, a gestão municipal visa dar continuidade às ações de ensino e aprendizagem, na expectativa de formar pessoas para além de gestores, mas também líderes capazes de gerenciar pessoas e motivá-las numa perspectiva de transformação social através da valorização da vida.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O estudante oeirense, Leomar Sousa, 19 anos, vai representar Oeiras, o Piauí e o Nordeste no Mister Continente Brasil Teen 2019, maior concurso de beleza jovem do Brasil, que acontece de 30 de julho a 04 de agosto, em João Pessoa-PB.

Leo Sousa, como é conhecido, foi eleito por votação aberta o Mister Nordeste Continente 2019. Durante esses dias, ele os demais candidatos passarão por várias provas antes da grande final, tais como: Cultura Show, Talento, Melhor Corpo e Traje Típico. Para conseguir atingir êxito em todas etapas do concurso e chegar à grande final, o oeirense passou por uma intensa preparação, conduzida pelo coordenador de modelos, Jhordann Smith.

 

Comentar
Inscrições abertas · 25/07/2019 - 14h52 | Última atualização em 25/07/2019 - 16h11

Projeto Boca da Noite está com inscrições abertas para a temporada de shows 2019 e estará em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



O Projeto Boca da Noite está com inscrições abertas para a temporada de shows 2019. As inscrições serão realizadas até 26 de julho, na DAC (Diretoria de Ação Cultural), localizada na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), de 8h às 13h. As audições dos inscritos serão nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

O resultado preliminar será divulgado no dia 2 de agosto e o resultado final, no dia 12 de agosto. A abertura oficial do projeto deve ocorrer no dia 21 de agosto e Oeiras será uma das cidades que o projeto estará presente.

Os músicos escolhidos receberão um cachê de R$ 2.000,00. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar histórico musical, CD ou DVD com no mínimo três músicas que serão analisadas pela comissão, cópias dos documentos descritos no edital.

    Foto: Reprodução / Facebook

 


Fonte: CCOM
Comentar

Produtores rurais do povoado Contentamento, zona rural de Oeiras, participaram no último sábado, 20, de duas oficinas de empreendedorismo. Ministradas através de uma parceria entre a Secretaria Municipal Indústria e Comércio (Semic) e Sebrae, as oficinas visam despertar o espírito empreendedor dos participantes para a prática sustentável e rentável da atividade agrícola.

Nas oficinas “Controlar meu dinheiro no campo” e “Custos para produzir no campo”, os moradores do Contentamento e localidades vizinhas aprenderam um pouco mais sobre a composição dos custos e das despesas que envolvem o trabalho no campo.

A capacitação foi conduzida pelo facilitador do Sebrae, Domerval, das 8h às 18h, com participação de membros da Associação de Produtores Rurais do Povoado Contentamento e outros agricultores da região.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A gravidez na adolescência tornou-se um grande problema de saúde pública, apresentando implicações de ordem biológica, familiar e econômica, que afetam a sociedade como um todo. Encarando a necessidade de ampliação das políticas públicas voltadas para a temática, a Prefeitura de Oeiras lançou nesta quarta-feira, 17, o Projeto ‘Florescer’ – Prevenção da Gravidez na Adolescência. Encabeçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem o objetivo de contribuir para a prevenção e redução dos casos de gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis, no município.

 

Comentar
10 dias de festa religiosa · 20/07/2019 - 06h35

Festejo de Nossa Sra do Livramento se inicia dia 5 de agosto em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



"Venha trabalhar na minha vinha", este é o tema do festejo de Nossa Senhora do Livramento, em Oeiras.

As festividades da padroeira se iniciam no dia 5 de agosto e terminam dia 15, com procissão pela cidade e missa.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após um período em reforma, o Cine Teatro Oeiras foi reaberto ao público, na última sexta-feira, 12. Principal casa de cultura oeirense, o teatro foi reformado com recursos próprios da Prefeitura de Oeiras. “Nosso trabalho é voltado para a preservação e o cuidado com o nosso patrimônio cultural. Quem gosta de Oeiras, cuida de Oeiras. E nós fazemos isso com muita responsabilidade e zelo”, argumenta o prefeito José Raimundo.

Além dele, a solenidade de reinauguração do Cine Teatro teve a participação de secretários da gestão municipal, vereadores, do secretário de Estado da Cultura, deputado Fábio Novo, e de um grande público. “Temos uma parceria extremamente exitosa com a Prefeitura de Oeiras.Oeiras está de parabéns por manter o seu Cine Teatro”, ressalta Fábio Novo, informando que no próximo dia 29 o Cine receberá o show do cantor Silva, na abertura da temporada 2019 do Projeto Seis e Meia.

 

Comentar

Mais de 100 famílias serão contempladas com a expansão da rede coletora de esgoto no Bairro Oeiras Nova. Nesta segunda-feira, 15, o prefeito José Raimundo acompanhou a equipe de técnicos e engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no início das obras, na Avenida Cônego Cardoso. No trecho, serão construídos 665 metros de rede de esgoto, ampliando da cobertura sanitária na comunidade.

Segundo o diretor do SAAE, Assuéro Rêgo, ao garantir acesso à água tratada e à rede de coleta de esgoto, o órgão contribui com a melhoria da saúde da população, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico. Os benefícios compreendem ainda a preservação hídrica e ambiental, além do desenvolvimento de setores importantes da economia, como a valorização imobiliária.
 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O cantor Silva abre, no dia 29 de julho, a temporada 2019 do Projeto Seis e Meia, no Cine Teatro Oeiras. A venda de ingressos para o show acontece na próxima terça-feira, 23. As entradas são limitadas e serão vendidas ao preço de R$ 30 na bilheteria do Cine Teatro, que ficará aberta das 7h às 12h.

 O músico capixaba é considerado um dos grandes destaques da MPB da sua geração e lançou recentemente um novo álbum, “Brasileiro”, que, como sugere o título, aproxima o trabalho do artista do universo da música brasileira. O artista também tem no repertório grandes sucessos da cantora Marisa Monte, para quem ele dedicou um álbum inteiro.

O Projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult). Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

Comentar