O município de Oeiras realiza nos dias 22 e 23 de agosto, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef e a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizados de maneira integrada, os eventos são organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão Intersetorial do Selo Unicef e Secretaria Municipal de Assistência Social.

O 1º Fórum Comunitário é o momento em que os cidadãos e cidadãs participam efetivamente e em conjunto das definições de quais são as prioridades que seu município irá considerar nas políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. É neste momento que a comunidade sugere e discute as melhores soluções para os principais problemas de seu município e garante que estas propostas façam parte da estratégia de implementação das ações do Selo UNICEF. 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo movimentou as unidades de saúde de Oeiras, no último sábado, 18. Centenas de pais aproveitaram a data para vacinar e proteger os filhos contra o retorno dessas doenças.

Os postos de saúde do município abriram das 8h às 17h para imunizar a população. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, acompanharam a vacinação.

A campanha começou no dia 06 de agosto e segue até o dia 31, em todo o país. Em Oeiras, além da programação especial do Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde. Na zona rural do município, as ações da campanha também acontecem desde o dia 06, dentro de um cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

As ações de imunização contaram com o apoio do Rotary Club, que realiza mundialmente atividades de combate à poliomielite.

 

Comentar

Depois de onze dias fechada, a agência do Banco do Nordeste localizada no município de Oeiras, voltou a funcionar nesta segunda feira (13). Na madrugada do dia 02 de agosto 2018, assaltantes fortemente armados invadiram o local e explodiram parte da agência.Cerca de quinze homens participaram ação que culminou em nove reféns como forma de neutralizar ação da policia, ambos foram soltos após fuga pela  BR 230 sentido Picos.

A reestruturação da agência levou onze dias para ser concluída, “depois do susto vem à alegria” foi o que disse a rádio Cristo Rei Francisco de Assis, gerente da agência de Oeiras “nós estávamos com uma estrutura muito antiga e já que foi danificada parte dela, decidimos mudar algumas coisas para proporcionar um atendimento melhor aos nossos clientes, com área toda segmentada” afirmou o gerente.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os estudantes da Escola Municipal Visconde da Parnaíba ganharam novos aliados no desenvolvimento das práticas esportivas e das atividades de leitura. O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, inauguraram na manhã desta segunda-feira, 13, uma quadra poliesportiva e uma sala de leitura e multimídia na escola.

A quadra poliesportiva recebe o nome de Tatiana Lopes, professora da rede municipal, atleta e grande incentivadora do esporte, falecida em maio deste ano. Já a sala de leitura e multimídia, homenageia o escritor oeirense, José Expedito Rêgo, autor de diversos livros, entre eles, a biografia romanceada do Visconde da Parnaíba.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Bandidos fortemente armados explodiram, simultaneamente, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste da cidade de Oeiras, no interior do Piauí. Para evitar a aproximação da Polícia Militar, os criminosos levaram oito clientes de um bar como reféns que seriam usados como “escudos” em um possível confronto.

O ataque as agências bancárias ocorreu por volta de 1h30, desta quinta-feira (02/08). O comandante da PM de Oeiras, coronel Jorge Neto, conta que pelo menos 12 bandidos praticaram o crime e só conseguiram explodir o cofre de uma das agências. Os caixas eletrônicos não foram danificados.

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma senhora foi atropelada na tarde desta sexta-feira, 03, no Anel Viário de Oeiras.

A senhora de 72 anos, identificada por Maria do Carmo dos Santos Siqueira foi atropelada por um veículo quando atravessava a pista e foi colhida pelo carro modelo Corolla, conduzido por Leonardo César Santos Chaves, que seguia de Teresina para Simplício Mendes.

Ao perceber a idosa cruzando a pista, o condutor do veículo tentou reduzir a velocidade, mas não conseguiu evitar o atropelamento, atingindo a idosa com o retrovisor, que ao cair bateu a cabeça tendo também algumas escoriações. O motorista prestou socorro acionando o SAMU e permanecendo no local.

A vítima em estado consciente foi socorrida pela equipe do SAMU e encaminhada a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Oeiras.

 


Fonte: Mural da Vila
Comentar
Explodem bancos · 02/08/2018 - 06h38 | Última atualização em 02/08/2018 - 06h55

Bandidos explodem dois bancos e fazem reféns em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



Bandidos explodiram na madrugada desta quinta-feira, 02, as agências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, no Centro de Oeiras. O ataque aconteceu por volta das 1h30min e, segundo relatos, os criminosos teriam feito disparos de arma de fogo e cerca de cinco explosões. Os disparos acordaram os moradores, que ficaram em pânico dentro de casa.

Segundo informações da Polícia, a ação durou cerca de 10 minutos. Sete pessoas que estavam em um bar situado às margens da BR-230 foram feitas reféns pelo bando. Após a ação criminosa, os reféns foram liberados próximo ao Posto Beira Rio, na saída da cidade.

No Banco do Brasil nenhum caixa eletrônico foi explodido. Informações preliminares apontam que o alvo dos bandidos foi o cofre central da agência. Já no Banco do Nordeste, todo o térreo da agência foi alvo de explosivos. Os estilhaços puderam ser vistos a metros de distância da agência.

Os valores levados ainda não foram contabilizados.

 


Fonte: MaisOeiras
Comentar
Panificadora São Francisco · 01/08/2018 - 20h37 | Última atualização em 01/08/2018 - 21h18

Panificadora São Francisco comemora 35 anos com sorteio de prêmios


Compartilhar Tweet 1



Com um bolo de aniversário e um café da manhã aberto ao público, a panificadora São Francisco, localizada no centro de Oeiras, comemorou seu aniversário de 35 anos nesta terça-feira, 31. Familiares, empresários e clientes participaram da celebração com sorteio de prêmios, que vão durar durante todo o mês de agosto. Comprometida com a qualidade de seus produtos, a panificadora cultiva a tradição da cidade e é conhecida por sua excelência e bom atendimento. Feliz aniversário, panificadora São Francisco!

 

Confira fotos:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os jovens oeirenses Letícia Miranda, de 17 anos, e Israel Messias, de 18 anos, participam neste sábado, dia 04, em Parnaíba, do concurso Miss e Mister Teen Piauí 2018. Eles foram aclamados em desfile realizado em Oeiras no mês de junho, numa cerimônia contou com a presença da atual Miss Teen Continente Piauí, Hanna Rocha.

O concurso reúne participantes de 18 cidades piauienses e escolherá os representantes do Estado no Miss Teen Brasil. Letícia e Israel passaram por uma intensa preparação para o concurso estadual, coordenada pelo maquiador Jhordann Smith. “A preparação envolveu desde os cuidados com a alimentação dos candidatos, com a orientação de uma nutricionista; passando por treinos esportivos, aulas de oratória e passarela e composição do figurino, confeccionado por uma costureira oeirense. Optamos por não comprar pronto para valorizar o trabalho dos profissionais da terra”, comenta Jhordann Smith.

 

Comentar

Foi realizada em Oeiras entre dias 26 e 28 de julho a 36ª edição do Congresso de Lavradores e Jovens da Roça. A grande novidade desta edição foi a Feira de Produtos Agroecológicos, que contou com a participação de dezenas de comunidades. A iniciativa da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg, comandada pelo padre João de Deus é responsável pela apresentação e desenvolvimento de ações e projetos exitosos no campo.

A abertura do Congresso, dia 26, foi marcada pelo debate sobre o tema central do evento: “Agricultura familiar sustentável e a viabilidade do uso de energias renováveis”. A mesa expositiva teve a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade, num momento de interação e troca de conhecimentos.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O cantora e compositora Fernanda Takai é a atração do projeto Seis e Meia, no próximo dia 15 de agosto, em Oeiras. Ela faz show no Cine Teatro, cantando seus maiores sucessos. A entrada para a apresentação custa R$ 30. Os ingressos serão vendidos no dia 08 de agosto, na bilheteria do Cine Teatro, a partir das 7h da manhã.

Cantora, compositora e cronista, Fernanda Takai é vocalista da banda mineira Pato Fu há 25 anos, há 10 lançou-se numa carreira solo com repercussão nacional e internacional, chegando a gravar um CD de inéditas com o guitarrista Andy Summers (The Police) em 2012. Lançou 18 álbuns e 7 DVDs. 

 

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura. Em Oeiras, a iniciativa conta com apoio cultural da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O radialista oeirense Josafá Torres estreará como apresentador na TV Meio Norte, na próxima quarta-feira, 25.

Com quase 30 anos de rádio em Oeiras e líder de audiência no horário em que apresenta seu programa, Josafá Torres chamou a atenção dos diretores da Rede Meio Norte, da qual já é funcionário em Oeiras, e foi convidado a fazer um teste em Teresina, para ser um dos seus apresentadores.

Nesta sexta-feira, 20, o teste aconteceu em Teresina e Josafá Torres foi aprovado, sendo efetivado como apresentador substituto da emissora. "Sempre que um apresentador estiver de folga, doente, férias ou outro motivo que o impeça de apresentar o seu programa eu serei o substituto oficial", disse Josafá.

A estreia de Josafá Torres acontece na próxima quarta-feira, 25, apresentando um programa das 18h às 19h e segue apresentando seu programa na rádio Meio Norte Oeiras todas as manhãs.

 

Comentar

O município de Oeiras iniciou nesta quarta-feira, 18, o ciclo de capacitação e mobilização para a Campanha Nacional contra Poliomielite e Sarampo. Segundo Katharine Dantas, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, o momento é destinado à orientar os profissionais de saúde envolvidos na campanha.

Foram capacitados enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e profissionais da Vigilância Epidemiológica. “O processo de qualificação profissional terá continuidade no dia 19 de Julho com os Agente Comunitários de Saúde, uma vez que estes são importantes na mobilização da população e dia 27 de Julho, onde acontecerá um momento exclusivo para técnicos de enfermagem”, explica Katharine Dantas.

A campanha acontece de 06 a 31 de agosto, com a finalidade de imunizar as crianças de 12 meses a menores de 05 anos, contra as doenças Sarampo e Poliomielite.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza nos dias 22 e 29 de julho, no Mirante do Morro da Cruz, o projeto ‘Temporada de Férias – Música no Mirante’. A iniciativa tem o intuito de movimentar a cena cultural oeirense, aliando o trabalho de artistas locais a um dos espaços mais belos e visitados da cidade.

Neste domingo, 22, as atrações do projeto são a cantora Nayara Sá e o Forró Indo e Voltando. No próximo domingo, 29, as atrações do ‘Música no Mirante’ são o Grupo Puro Kaso e David Ostentação e banda. As apresentações musicais começam às 18h.

O mirante natural e ponto de visitação turística foi reaberto em março deste ano, completamente revitalizado, com restaurante, lanchonete, banheiros, balcão de informações turísticas e uma concha acústica, reservada a shows e apresentações culturais.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Visando facilitar o acesso à 2ª via da fatura, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está disponibilizando a emissão do boleto através da internet.

O procedimento é simples. Basta acessar o site da Prefeitura de Oeiras – oeiras.pi.gov.br – e clicar no ícone do SAAE. Feito isso, basta informar os dados necessários e imprimir a segunda via da fatura.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Oeiras iniciou a construção da sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Na obra serão investidos cerca de R$ 442 mil, oriundos do erário municipal. A base do SAMU ficará situada em frente ao Hospital Regional. De acordo com o prefeito José Raimundo, a localização estratégica permitirá maior eficácia assistencial, facilitando o acesso das equipes aos locais das ocorrências e dando mais celeridade ao atendimento do SAMU.

“A sede que está sendo construída possibilita um bom acesso para qualquer eixo da cidade, facilitando o descolamento quando o SAMU é solicitado”, pontua o prefeito, que na manhã desta segunda-feira, 09, inspecionou o andamento da obra, que deve ser inaugurada no final deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, comenta que o prédio está sendo edificado dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

 

Comentar
Perigo em casa · 09/07/2018 - 09h04 | Última atualização em 09/07/2018 - 09h13

Incêndio causado por explosão de carregador destrói parte de residência em Oeiras


Compartilhar Tweet 1



 No município de Oeiras, uma família teve parte de sua casa destruída por um incêndio, no bairro Soizão. A suspeita é que a origem do fogo tenha sido um carregador de celular que estava ligado na tomada.

O adolescente dono do celular, contou que ao chegar em casa colocou o celular para carregar. Logo depois, ao receber uma ligação, saiu do quarto para atender e esqueceu o carregador conectado na tomada. Já fora da casa, percebeu que as luzes se apagaram e ascenderam novamente. Nesse instante entrou em casa viu que as chamas tomavam conta do seu quarto, provocando a destruição de todos os objetos e moveis que estavam no cômodo.

Deixar o carregador de celular ligado na tomada é perigoso. E se estiver próximo de material inflamável pode gerar incêndio de grandes proporções. Portanto, essa prática não é recomendada.

 

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Tem início nesta segunda-feira, 09, o Projeto Brincando nas férias que acontece no SESC OEIRAS até o dia 20 de julho, e atenderá crianças de 05 a 12 anos.

Serão duas semanas de atividades com jogos e brincadeiras de salão, artes plásticas, leituras, teatro, cineminha e atividades diárias no parque aquático. As oficinas também desenvolvem a criatividades das crianças, além de promover habilidades de pintura e confecção de peças artesanais.

Maiores informações podem ser obtidas nos telefones (89) 3462-5700

Confira a programação do Projeto Brincando nas Férias:

Data da matrícula: Até 09/07/2018
Data da realização do projeto: 09 a 20/07/2018
Preços:
Dependente de comerciário - R$ 30,00
Dependente de conveniado - R$ 40,00
Público em Geral - R$ 50,00 confecção da carteira de Usuário
 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, inauguraram na tarde desta quinta-feira, 28, no Bairro Rosário, mais uma Academia da Saúde na cidade de Oeiras. A área multiuso, dotada de equipamentos de ginástica, está localizada na praça em frente à Escola Municipal Francisco Quirino.

O Bairro Rosário é a quinta comunidade contemplada com a Academia da Saúde. Rodagem de Floriano, Conjunto Parque Leste, Jureminha e o povoado Buriti do Rei também receberam o equipamento. No próximo dia 09 de julho, a Prefeitura de Oeiras inaugura a Academia da Saúde na Praça João XXIII (Praça do BEC), no Bairro Jurani.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta quinta-feira, 28, mais uma reunião do seu projeto itinerante, em Oeiras. Desta vez, o encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jureminha.

A reunião foi iniciada com uma homenagem à conselheira Maria Reijane Barbosa, falecida no último domingo, dia 24. Na ocasião, também foram discutidas demandas da comunidade e apresentados planos de ação da Secretaria Municipal de Saúde para a Coordenação de Vigilância Municipal e Nutricional, apresentado pela nutricionista Jardeline de Oliveira e para o Plano de Assistência Farmacêutica, explanado pela enfermeira Katharine Dantas.

 

Comentar

A cidade de Oeiras sediou nesta terça-feira, (26/06), a 3ª Conferência Intermunicipal de Educação, evento que faz parte das atividades de preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE – 2018). Tem como propósito trabalhar os indicadores, políticas públicas e deliberar propostas que subsidiem o Plano Nacional de Educação (PNE).

Realizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento reuniu representantes de 15 municípios do Território Vale do Canindé. A Conferência contou com apresentações artísticas da Banda Geração Jovem e do Coral Boa Sementes, formados por alunos das escolas municipais Juarez Tapety e Girassol, respectivamente. Em seguida, aconteceu a abertura oficial do evento, com a palestra ‘A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE’, proferida pela professora Tiana Tapety, secretária de Educação do município de Oeiras.

    Foto:Portal Cidades em Foco

 

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Pré-candidato ao Governo do Piauí, o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) reuniu neste sábado, 23, na Câmara Municipal de Oeiras, lideranças políticas de 15 municípios, no seminário “O Piauí pode dar certo: ideias para transformação”.

Segundo o deputado, o evento é uma oportunidade de discutir propostas e alternativas para o desenvolvimento do Estado com cidadãos e lideranças políticas, com o objetivo de construir as bases do seu Plano de Governo.

“O seminário foi muito produtivo e bastante participativo, com mais de 15 municípios aqui representados, cada um trazendo a sua visão, a sua demanda, a situação de seu município e também propostas, encaminhamentos, para nós aproveitarmos no nosso Plano de Governo. Saio daqui muito feliz, revigorado, com muitas manifestações de apoio, o que só fortalece nossa caminhada nesta pré-candidatura ao Governo do Estado”, avalia Luciano Nunes.

 

Comentar

O trabalho do município de Oeiras no desenvolvimento do projeto Educanvisa ganhou destaque nacional. A convite da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, e a fiscal sanitária, Albina Neres, participaram nos dias 21 e 22 de junho, do Encontro do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – Práticas de Gestão e Responsabilidades Federativas, realizado em Brasília.

O encontro contou com a participação de cerca de 80 convidados, representantes das Vigilâncias Sanitárias Estaduais, dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde, da Anvisa e do Ministério da Saúde. O propósito da reunião foi propiciar um momento de integração e identificar oportunidades para a melhoria da atuação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

 

Comentar
Em Oeiras · 25/06/2018 - 07h57

Oeiras entra na lista de visita do TCE


Compartilhar Tweet 1



O município de Oeiras e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

 

 


Fonte: Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A edição 2018 do projeto Boca da Noite chega a Oeiras, neste sábado (16/06), a entrada de todos os shows é gratuita. O Sobrado Major Selemérico recebe o show da banda Vozes da Noite, que promete fazer uma apresentação levando grandes clássicos da MPB, além de músicas atuais. A banda conta com a experiência do saxofonista Maurício Damasceno, do pianista e cantor Erivan Fontes e da cantora Sandra Dias.

    Foto:CCOM

 

 


Fonte: CCOM
Comentar