Disputa presidencial -

TSE homologa 13 candidaturas à Presidência, e Pablo Marçal concorre sub judice

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou, nesta sexta-feira (4/9), o registro de 13 candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026, incluindo Pablo Marçal (PRTB). Apesar da homologação, o empresário concorre sub judice e ainda tenta reverter uma condenação que o tornou inelegível até 2032. Com a situação, Marçal poderá fazer campanha e aparecer nas urnas enquanto não houver uma decisão definitiva sobre seu registro.

A lista homologada pelo TSE também inclui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo), além de Augusto Cury (Avante), Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Renan Santos (Missão), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara Martins (UP) e Wilson Grassi (Partido Democrata). Marçal terá o número 28 na urna eletrônica e poderá pedir votos, participar da propaganda eleitoral e manter os compromissos de campanha durante a análise judicial. As Informações são do Metrópoles.

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografoPablo Marçal

A inelegibilidade de Marçal decorre de uma condenação relacionada à eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2024. Naquele pleito, a Justiça Eleitoral considerou irregular a estratégia conhecida como “concurso de cortes”, em que seguidores recebiam pagamentos para produzir e divulgar trechos de vídeos do então candidato. Em dezembro de 2025, o TRE-SP manteve a inelegibilidade por oito anos e aplicou multa de R$ 420 mil. Recursos posteriores foram rejeitados, mas Marçal ainda busca reverter a decisão no TSE. A candidatura também passou por uma questão de filiação partidária, regularizada provisoriamente por decisão judicial.

Instagram

Comentários

Canal Zap