
Pesquisas eleitorais: prazo acaba e Quaest e Datafolha divulgam novos números
Terminou nesta segunda-feira (19/10) o prazo para que institutos registrem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pesquisas de intenção de voto para o segundo turno, marcado para domingo (25). A partir de agora, nenhum novo levantamento pode entrar no sistema da Justiça Eleitoral. O prazo existe porque a lei exige que toda pesquisa seja registrada pelo menos cinco dias antes de ser divulgada. As que já estão no sistema podem ser publicadas a qualquer momento, inclusive no próprio dia da eleição.
Na disputa presidencial entre Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Quaest deve divulgar novo levantamento nesta quarta-feira (21/10). O Datafolha publica sua próxima rodada na quinta (22/10). No sábado (24/10), véspera da votação, os dois institutos devem divulgar as últimas pesquisas antes do pleito, conforme informações do portal Frances News. Nas rodadas anteriores, divulgadas na semana passada, os dois institutos apontaram empate técnico. Na Quaest, Flávio tinha 46% e Lula, 44%. No Datafolha, o senador marcou 47%, contra 45% do presidente.
Ao divulgar uma pesquisa eleitoral, veículos e candidatos são obrigados a informar o período da coleta, a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistas, o nome do instituto e de quem contratou, além do número de registro no TSE. O registro não obriga a divulgação dos resultados, e a Justiça Eleitoral não faz controle prévio dos dados. Neste segundo turno, os institutos passaram a seguir exigências mais detalhadas, adotadas pelo presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, após discussão com representantes do setor. As mudanças valem desde o dia seguinte ao primeiro turno, e cada pesquisa precisa preencher um questionário de nove páginas, com informações como os municípios onde as entrevistas foram feitas, data e horário exatos de início e fim da coleta, descrição da amostra, método usado para chegar ao eleitor e a ordem em que as perguntas foram apresentadas.












