148 propostas foram eleitas -

Fábio Novo defende retorno e ampliação do Orçamento Popular (OPA) de Teresina

Na manhã desta quinta-feira (27/06), no Palácio de Karnak, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Fábio Novo, participou da divulgação do resultado do Orçamento Participativo (OPA). Ao todo, 838 concorreram, sendo que 148 propostas foram eleitas com o voto popular para compor o orçamento do Governo do Piauí para o próximo ano. 

“Andei por toda a cidade de Teresina e posso dizer que esse projeto deve ser copiado para outros estados do Brasil e para o mundo. Não conheço nenhum outro com tanta participação popular. Todo poder emana do povo e por ele deve ser exercido”, comemorou o deputado.

Foto: Moisés SabaFábio Novo na divulgação dos resultados do OPA

Outro detalhe apontado por Fábio Novo foi a participação da população no sistema de votação via o aplicativo WhatsApp. Foram 84.436 votos pela ferramenta, o que corresponde a 51,1% da totalidade de votos. “Esse Estado é digital. Mais da metade dos votos foi pelo WhatsApp. Então, isso vai ao encontro da bandeira que o governo vem defendendo”, comentou Fábio.

Pré-candidato a prefeito de Teresina, Novo defendeu que esse é o momento ideal para o retorno do Orçamento Popular, da Prefeitura de Teresina, que não acontece há alguns anos. Para ele, o OPA deve ser modelo para a retomada e a ampliação do programa municipal. 

O governador, Rafael Fonteles, por sua vez, destacou o trabalho de divulgação do programa desde o ano passado, o que refletiu no aumento dos votos. “Foram 52 mil votos. Obviamente, tivemos mais divulgação e, por isso, a população, vendo as obras acontecendo e aumentando a credibilidade do programa, se engajou mais. Aumentamos também a infraestrutura para a captação dos votos. A meta é de ampliação do programa para as próximas edições”, concluiu Fonteles.

Foto: Moisés Saba

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco