Grande experiência na área · 23/06/2022 - 21h00

Em “Defesa do SUS”, DrVinicius é ovacionado pelo público da saúde


Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (23/06), o Time do Povo promoveu um debate em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A reunião, que ocorreu no centro da cidade de Teresina, contou com a presença do DrVinicius (pré-candidato a deputado estadual) e um grande número de seus apoiadores, em maioria da área da saúde, neste importante evento realizado com o objetivo de discutir políticas públicas ainda mais inclusivas e igualitárias para o SUS. O auditório estava lotado de profissionais de saúde.

O pré-candidato é médico pediatra, experiente profissional em saúde pública e recentemente deixou a direção do HILP para candidatar-se, sendo calorosamente aplaudido pelo público em todos os momentos em que foi citado como referência na área, demonstrando sua forte liderança em saúde. Ele, que também atuou diretamente no COE durante o ápice da pandemia do Covid-19, dividiu com outros grandes profissionais presentes no evento o desafio de conduzir e proteger os piauienses do vírus em todo o Piauí durante aquele difícil processo pandêmico.

Rafael Fonteles, pré-candidato a governador do Estado, apresentou para cerca de 800 pessoas o plano de governo e destacou os principais objetivos previstos para a saúde pública, ressaltando a importância de reestruturar e aprimorar o sistema estadual de vigilância em saúde, fortalecer a assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, implantar os serviços integrados de regulação do acesso a procedimentos especializados, implementar ações integradas de promoção da saúde mental, implantar novas maternidades, além de modernizar os hospitais de referência do estado e utilizar ao máximo a telemedicina em todos os territórios em desenvolvimento.

Para DrVinicius, um dos grandes defensores do SUS, disponibilizar recursos públicos a favor da saúde é fundamental para a gestão hospitalar viabilizar melhores estruturas, tecnologia e qualidade no atendimento aos pacientes. Ele, que por muitos anos atuou na linha de frente como médico plantonista, relembra os obstáculos enfrentados, mas também destaca a vitória em ter contribuído significativamente, como Diretor-geral, com a modernização do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), que se tornou uma referência ainda maior no atendimento de crianças em todo o estado do Piauí.

Assim como Rafael Fonteles, DrVinicius ressalta a luta pela modernização hospitalar e a descentralização através da telessaúde. Como exemplo, ele destaca o projeto piloto iniciado na cidade de Capitão Gervásio Oliveira, sul do estado, onde foi implementada uma modalidade de atendimento da telessaúde que aproxima gestante, clínico geral e obstetra com o objetivo maior de controlar condições de risco como a pressão arterial, diabetes, obesidade e até mesmo a desnutrição durante o período gestacional.

DrVinicius explica como estas políticas públicas integradas podem reduzir fortemente os números atuais de mortalidade materno-infantil: “Hoje, 90% dos casos de mortalidade materno-infantil podem ser evitados com o fortalecimento da atenção básica nas pequenas cidades. É preciso ter uma política firme entre o estado e município para fortalecer o atendimento na base, próxima a gestante, utilizando da telessaúde para cuidar mais do pré-natal nas comunidades, então é evidente que apenas com a gratuidade do SUS é possível que programas como esses sejam executados com sucesso”.

O pré-candidato ao Senado Federal pelo PT, Wellington Dias, participou da pauta da noite reforçando a temática do evento, defendendo o SUS como o maior sistema de saúde pública do mundo e a política social mais inclusiva de todas. A atuação nacional de Wellington no Consórcio Nordeste pela vacinação contra Covid 19 foi destaque na noite, em reconhecimento ao trabalho que beneficiou todo o país.

Ao final, o professor Paulo Henrique Pinheiro leu uma carta em defesa do SUS, produzida por muitos profissionais de saúde e representando toda a classe, que foi assinada por Rafael Fonteles em sinal de compromisso com o Sistema Único de Saúde.

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO:

 

Comentários