Esportes radicais · 05/06/2017 - 14h40 | Última atualização em 05/06/2017 - 14h58

Praias do Piauí são umas das melhores para a prática do Kitesurf no mundo

Praias do Piauí são umas das melhores para a prática do Kitesurf no mundo


Compartilhar Tweet 1



Com ventos fortes e constantes, sol o ano todo, as praias do estado do Piauí tornaram-se referência na prática do KiteSurf, recebendo inclusive, competições de nível internacional, reunindo assim os melhores atletas do mundo.

Com a explosão do kitesurf no Brasil nos últimos anos e a crescente infraestrutura turística que vem sendo montada em toda a costa do vento (entre os estados do Rio Grande do Norte e o Maranhão), hoje o litoral nordestino é um dos preferidos dos praticantes da modalidade. Longas temporadas de vento (em alguns lugares venta constantemente até 8 meses do ano), paisagens ainda intocadas e lugares charmosos trazem cada vez mais turistas focados no esporte.

O litoral do Piauí já havia sido descoberto pelos amantes dos ventos antes da virada do milênio. Os pioneiros, em sua maioria europeus e windsurfistas, começaram a desbravar a costa desde Fortaleza, no Ceará, por volta dos anos 80. No início, eram poucos os que chegavam até aqui, principalmente pela dificuldade de acesso e falta de estrutura. Com a chegada do kitesurf ao Brasil por volta do ano 2000, mais estrangeiros vieram desbravar estas áreas, chegando cada vez mais próximos do Piauí, já que o local é mais indicado para o kitesurf do que para o windsurf. O estado do Piauí estava finalmente incluído no roteiro de aventureiros em busca de fortes ventos, locais desconhecidos, sol e águas quentes.

Um dos maiores responsáveis pela prática do kitesurf no litoral, o vento que sopra na maioria das praias é o mais indicado para um velejo seguro: side onshore. Este tipo de vento faz com que a maioria dos spots seja navegável, sem a necessidade de barcos de resgate de prontidão na praia. Qualquer problema que você venha a ter com o kite, ele sempre te trará de volta à costa.

Pode-se dizer que o Piauí tem vento praticamente durante o ano todo, com grandes variações. A temporada de ventos fortes no litoral é longa: os primeiros dias com ventos acima de 20 nós iniciam em Julho e vão se intensificando até Janeiro. Os meses de Setembro a Novembro geralmente são os de vento mais forte, quando chegam acima de 35 nós no final da tarde. Geralmente se vê kites pequenos nesta época, entre 5 e 9 m2.

Não raro, é possível ainda velejar com boas condições de vento nos meses de Fevereiro e Junho. Entre Março e Maio, a época de maior concentração das chuvas, os ventos tendem a cair, mas em dias de sol ou antes da passagem de chuvas ainda dá pra velejar com kites maiores, entre 12 e 16 m2.

O vento também tem uma relação com o horário do dia. Normalmente é mais fraco pela manhã e vai aumentando a intensidade com o decorrer do dia. Não raro os kitesurfistas aproveitam para tomar o café da manhã mais tarde e deixam pra curtir o velejo após as 11 horas da manhã. Os horários de pico do vento também sofrem alteração com as marés.