Cultura local em Declive -

Shopping Rio Poty e construtora Sá Cavalcante podem vir a destruir o histórico Sanatório Meduna

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

________________

- “Nós temos que manter o MEDUNA em pé”, diz presidente do CAU/PI

________________________________________

NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE HÁ LOUCURA PARA TUDO

A superintendência do Shopping Rio Poty e a Construtora Sá Cavalcante não quiseram firmar acordo se comprometendo a manter de pé e até a revitalizar o histórico Sanatório Meduna, diz o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI).

Uma reunião para buscar esse comprometimento junto à iniciativa privada ocorreu na manhã desta terça-feira (02).

O encontrou contou com representantes do shopping e construtora e representantes do CAU/PI, IPHAN, Secult, Conselho Municipal de Cultura e OAB.

O presidente do CAU Piauí Wellington Camarço afirmou que “infelizmente saímos de lá sem qualquer compromisso de que aquele prédio do Meduna não será demolido”. 

“Então a partir de agora, vamos buscar a justiça e os meios legais para manutenção do edifício, mas paralelo a isso, nós precisamos da mobilização da sociedade, daqueles que entendem a importância do patrimônio histórico cultural do nosso estado. Aquele prédio não pode ser demolido. Ele faz parte da nossa história de Teresina, da história do Piauí e também da história nacional da psiquiatria. Nós temos que manter o Meduna em pé", disse. 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROPSIQUITRIA SE MANIFESTA

O presidente da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria (ABNP) Douglas Godol Sucar declarou apoio à causa. Eles também fizeram um apelo à Construtora Sá Cavalcante e ao Shopping Rio Poty e defenderam o uso cultural do espaço. 

“Sugerimos que o local seja preservado na forma de um centro cultural, capaz de oferecer cursos, desenvolvimento artístico dos jovens piauienses e, acima de tudo, oferecer um espaço de convivência intelectual, onde a História e os novos saberes possam através das lições do passado construir um futuro melhor para todos”, disse. 

Ele também sustenta que o espaço tem vocação para ser transformar “em um espaço de florescimento do conhecimento e da arte comprometido com a sociedade e de caráter humanista. Um núcleo de estudo sobre política de saúde mental e uma psiquiatria contemporânea cientificamente bem orientada”, pontuou.

ABANDONADO E SEM REVITALIZAÇÃO

O Meduna está abandonado e sem revitalização, como mostram fotos recentes obtidas pelo Blog Bastidores, do Portal 180graus.com.

Mas com uma reforma pode ser restaurado por completo, segundo técnicos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

 

Comentários

Trabalhe Conosco