Para amenizar os transtornos -

SDU Leste pede apoio da população para evitar descarte incorreto de lixo

O período chuvoso chegou e com ele os transtornos causados pelos alagamentos em decorrência do descarte incorreto do lixo que obstrui as passagens das galerias e bueiros. Pensando nisso, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), por meio da Gerência de Serviços Urbanos, alerta a população sobre os cuidados com o acondicionamento do lixo.

“Atualmente, a cidade de Teresina tem uma cobertura dos serviços de coleta domiciliar de forma eficiente. Ainda assim, solicitamos também o apoio da população no sentindo de fazer o acondicionamento do lixo da maneira correta e também em evitar despejar materiais em praças e no meio de ruas e avenidas”, afirmou João Pádua, superintendente da SDU, ressaltando que os serviços de limpeza têm sido um ponto importante da gestão municipal.

    Créditos: Ascom

A equipe de limpeza do órgão municipal destina frentes de trabalho que realizam a manutenção de viveiros, serviços de poda de árvores, capina e também o processo de transplantio em alguns pontos considerados áreas verdes.

Sobre os serviços desempenhados pela Gerência de Serviços de Urbanos, o gerente Renato Lopes explica que a ação é feita por etapas para garantir a manutenção de todos os espaços públicos da região. “Nossa equipe atua de forma programada para cobrir toda a extensão da zona Leste, mas intensificamos os trabalhos no período de chuvas para desobstruir os canais das galerias e boca de lobo. Estamos atuando com ações intensas para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores da região”, declarou.

Ação preventiva

A região conta ainda com um trabalho concentrado com serviços que visam garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas cause maiores transtornos como, por exemplo, a limpeza das galerias dos bairros São Cristóvão (Maloca), Recanto das Palmeiras e São João, onde estão localizadas as partes consideradas mais baixas da região.

As galerias e os canais do Riacho Mandacaru também estão sendo limpos e alargados por uma retroescavadeira para aprofundar o local com a finalidade de facilitar a passagem das águas das chuvas, consequentemente, evitando o transbordo da água.

Monitoramento

Além desses trabalhos, equipes da Gerência de Obras, em parceria com a Gerência de Limpeza, fazem um monitoramento eficiente, percorrendo pontos na cidade e tomando todas as providências necessárias. “Quando a chuva acaba, geralmente uma equipe da limpeza ou um técnico da Gerência de Obras percorre os pontos que tiveram alagamentos ou, por exemplo, uma árvore que caiu e prejudica o trânsito no local. Nosso principal objetivo é diminuir os transtornos”, contou o superintende executivo e engenheiro Ângelo Cavalcante.

Fonte: Com informações da PMT

Comentários

Trabalhe Conosco